Série realiza o velho sonho da imortalidade; assista ao trailer

Altered Carbon encorpa a lista das novas séries de ficção científica da Netflix

  • Foto do(a) author(a) Laura Fernades
  • Laura Fernades

Publicado em 20 de dezembro de 2017 às 09:21

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Katie Yu/Netflix/Divulgação

Já imaginou guardar sua personalidade e memória em um chip que pode ser carregado em qualquer corpo? Como seria viver para sempre? É esse o universo abordado na série de ficção científica Altered Carbon, lançada pela Netflix durante a Comic Con São Paulo, na semana passada, e com estreia prevista para 2 de fevereiro de 2018.

Ambientada no século XXV, a série futurística de dez episódios é baseada na obra do escritor inglês Richard K. Morgan e protagonizada pelo ator sueco Joel Kinnaman, o candidato à presidência de House of Cards e o Robocop de 2015. Na trama, a morte aparece como algo obsoleto, já que a tecnologia avançou a ponto de permitir a transferência de almas e o upload da mente.

“Todos nós somos atraídos pela ideia de viver para sempre, mas o que a série mostra é que nossa humanidade está diretamente conectada com nossa mortalidade. Ao buscarmos a imortalidade, perdemos a humanidade. Acho que essa é uma valiosa lição”, defendeu Joel Kinnaman, 38 anos, durante o lançamento de Altered Carbon que, no Brasil, foi publicado em livro pela editora Bertrand Brasil, com o título Carbono Alterado.

Corpo Sexo, violência e doses de vida real marcam a superprodução que conta a história de uma sociedade na qual apenas os ricos conquistaram a imortalidade. Tudo tem início quando um aristocrata renomado é assassinato e o ex-soldado Takeshi Kovacs (Joel Kinnaman) recebe a missão de encontrar o responsável pelo crime. A vítima sobrevive, mas não conserva memória alguma de quem o matou e o porquê.

“Estamos mostrando essa história exatamente como ela deve ser mostrada, contando com a verdade necessária. Tem violência, tem sexo... O conceito da série é que o significado do corpo mudou e se você não pudesse explorar isso completamente, seria um desserviço com o público”, defendeu a atriz americana Renée Elise (The Good Wife), 46 anos, que interpreta uma líder revolucionária em Altered Carbon.

Mãe de duas crianças, Renée confessa que tem medo dos efeitos da tecnologia no futuro. “Estou sempre preocupada com nossa responsabilidade e com as decisões que estamos tomando. Então, o que amo em Altered Carbon é que a série nos dá oportunidade de projetar o que poderiam tornar-se algumas das coisas tecnológicas que produzimos. Devemos nos perguntar: basta apenas criar ou precisamos ser responsáveis sobre o que criamos?”, provocou.

*A jornalista viajou a convite da Netflix