Show de Roberto e João Mendes faz um passeio pelos ritmos do recôncavo

Artistas apresentam o show Chulas, um Canto de Pai para Filho nesta sexta (24) e sábado (25) no Café Teatro Rubi

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 24 de novembro de 2017 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Matheus Leite/Divulgação

Quando o batuque feito nos campos de cana de açúcar encontrou as violas europeias no recôncavo baiano nasceu a chula, que, tempos depois  daria origem ao samba, levado por Tia Ciata para o Rio de Janeiro. As raízes dessa música brasileira será o fio condutor do show  Chulas, um Canto de Pai para Filho, dos músicos santoamarenses Roberto Mendes e seu filho mais novo João Mendes. O espetáculo será apresentado nesta sexta e sábado (24 e 25) no Café Teatro-Rubi, no Sheraton Hotel, a partir das 20h30.

Durante uma hora e vinte minutos, Roberto revisita suas composições, cuidadosamente elaboradas com base em muita pesquisa sobre as tradições e costumes do recôncavo, além de apresentar ao público músicas inéditas , resultado de suas experiências e criações com o filho João. “Esperei 27 anos para poder me reunir com ele e apresentar essa mescla de oralidade e razão”, completa o pai, salientando que as composições fogem do lugar comum e atiçam o imaginário do público com as chulas e os xaréus, ritmos tradicionais do Recôncavo que unem canções aos sotaques. Os xaréus, cantos de puxada de rede, foram criados em parceria com Nizaldo Costa, Capinan e Jorge Portugal.

 Roberto Mendes assina a direção musical do espetáculo. O show conta, ainda, com a participação do baterista Tedy Santana. “Tocar em família é unir a tradição à modernidade, é preservar a história e o comportamento traduzido em canção”, finaliza Roberto, lembrando que esse espetáculo será apresentado em São Paulo e sairá em turnê pelo país. “Em São Paulo, encontraremos com Leonardo e formaremos a tríade para mostrar como o samba de caboclo usou as cordas e o violão é usado como percussão ferida”, diz, ressaltando que em março de 2018, o trio deve lançar um álbum dessa turnê.

Show

Onde: Café Teatro-Rubi do Sheraton Hotel (Campo Grande).

Quando: Sexta (24) e sábado (25), às 20h30.

Couvert artístico: R$ 60