Silviano Santiago vence Jabuti com romance sobre Machado de Assis

Obra recria ficcionalmente os últimos dias do escritor brasileiro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2017 às 19:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O escritor e crítico literário Silviano Santiago é o grande vencedor do 59º  Prêmio Jabuti, o mais tradicional troféu literário do Brasil. Machado (Companhia das Letras), que recria  ficcionalmente os últimos dias de Machado de Assis, foi eleito o melhor Romance. Na categoria Poesia, Simone Brantes foi contemplada por Quase Todas as Noites (7Letras). 

O Jabuti pode ser apenas o primeiro prêmio para o livro Machado. Na próxima segunda-feira (6), serão anunciados os vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura e, na terça (7), os ganhadores do Oceanos - e Santiago é finalista dos dois. No Jabuti, ele ficou na frente de A Tradutora, de Cristovão Tezza, e de Outros Cantos, de Maria Valéria Rezende.

Mais tradicional e abrangente premiação do mercado editorial brasileiro, o Jabuti tem 29 categorias e apresentou novidades este ano, como a inclusão de histórias em quadrinhos como uma categoria e o reconhecimento do esforço de editoras estrangeiras em publicar obras brasileiras.

No primeiro caso, o vencedor foi Gidalti Oliveira Júnior, que, com apoio de leitores e amigos que ajudaram no financiamento coletivo, autopublicou Castanha do Pará, HQ sobre a vida de um menino na periferia de Belém. No caso do livro brasileiro publicado no exterior, o prêmio foi para a Penguin Random House, que editou Um Copo de Cólera (A Cup of Range), de Raduan Nassar, no Reino Unido. Esta é a única categoria que não prevê prêmio em dinheiro - o vencedor de todas as outras ganha R$ 3.500 -, mas o editor será convidado a vir ao Brasil para conhecer outros autores e obras e para fazer uma rodada de negócios com editoras nacionais.

Outra novidade este ano diz respeito à curadoria - agora, sob responsabilidade de Luiz Armando Bagolin. Ele destaca a renovação de cerca de 80% do corpo de jurados como uma das principais mudanças desta edição. O regulamento também passou por revisão e os critérios de avaliação de cada categoria foram reescritos em busca de clareza.

Para o curador, essas pequenas mudanças trouxeram uma maior diversidade para a lista final dos vencedores. Pequenas mudanças porque as grandes ainda estão por vir. Ele não revela os planos para o ano que vem, mas garante que há muitas novidades previstas para a 60.ª edição do prêmio.

A cerimônia de entrega será no dia 30 de novembro, no Auditório do Ibirapuera, onde serão conhecidos os vencedores do Livro do Ano de Ficção e do Livro do Ano de Não Ficção - os dois autores vão ganhar mais R$ 35 mil cada um. Também na cerimônia, Ruth Rocha será homenageada pelo conjunto da obra. 

PREMIADOS Romance 1º Machado, de Silviano Santiago 2º A Tradutora, de Cristóvão Tezza º Outros Cantos, de MariaValéria Rezende ContosCrônicas 1º Sul, de Veronica Stigger 2º Se For Pra Chorar Que Seja de Alegria, de Ignácio de Loyola Brandão 3º Caixa Rubem Braga - Crônicas, org. André Seffrin, Bernardo Buarque de Hollanda e Carlos DidierPoesia 1º Quase Todas as Noites, de Simone Brantes 2º A Palavra Algo, de Luci Collin 3º Identidade, de Daniel FrancoyInfantil 1º Drufs, de Eva Furnari 2º Se Eu Fosse. Um bicho, Uma Planta ou Até um Objeto, Minha Vida Seria Muito Diferente, de Luisa Massarani 3º A Boca da Noite, de Cristino WapichanaJuvenil 1º Dentro de Mim Ninguém Entra, de José Castello 2º Vozes Ancestrais, de Daniel Munduruku 3º O Caderno da Avó Clara, de Susana Ventura

Biografia 1º Caio Prado Júnior: Uma Biografia Política, de Luiz Bernardo Pericás 2º Xica da Silva: A Cinderela Negra, de Ana Miranda 3º Enquanto Houver Champanhe, Há Esperança: Uma Biografia de Zózimo Barrozo do Amaral, de Joaquim Ferreira dos Santos