Tá faltando movimento: Só 37,1% dos baianos praticam algum tipo de atividade física

Os baianos, inclusive, estão mais sedentários que a média nacional, onde 37,9% afirmam que praticam algum tipo de esporte, aponta Pnud

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2017 às 04:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Rodrigo Piscini/Divulgação

Em média, seis em cada dez baianos em idade adulta não praticam nenhum tipo de atividade física e esportiva. Entre aqueles que tem menor renda, a situação é ainda mais crítica. Entre os de maior renda, que vivem com mais de cinco salários mínimos, quase 70% se exercitam. Já entre os que ganham menos de um salário mínimo apenas 28,7% afirmam praticar atividades físicas, segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional 2017, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).  

Os baianos (37,1%), inclusive, estão mais sedentários que a média nacional, onde 37,9% afirmam que praticam algum tipo de esporte. Os dados foram levantados com base no suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e mostram ainda que, em média,  os homens praticam atividade física 28% a mais do que as mulheres. Características além da renda e do gênero também interferem no perfil do brasileiro, entre eles questões de raça e escolaridade. 

“Os dados analisados reforçam a compreensão de que realizar atividade física e esportiva não se restringe somente a uma decisão individual, mas é também produto de como a sociedade pauta a vida coletiva. Isso significa que aconselhar os indivíduos a praticar mais exercícios, sem criar oportunidades efetivas para as pessoas se engajarem com as práticas, nem enfrentar os condicionantes sociais que limitam o envolvimento, dificilmente mudará o cenário”, diz o relatório.

O Distrito Federal (50,4%) é a unidade da Federação em que as pessoas mais praticam atividade física, enquanto Alagoas (29,4%) tem o menor percentual. 

Segundo o estudo, ser homem, jovem, branco, sem deficiência e de alto nível socioeconômico e educativo significa praticar muito mais atividades físicas e esportivas do que o restante da população. Em contrapartida, as mulheres de baixo nível socioeconômico e educativo, as pessoas idosas, as pessoas negras e as pessoas com deficiência são a maioria entre os não praticantes. “É necessária uma nova visão para o Sistema Nacional do Esporte que invista na melhora das condições para que todas as pessoas possam praticar, sempre e quando essa seja a sua escolha”, recomenda a Organização das Nações Unidas (Onu). 

Saúde  A preocupação com o sedentarismo tem um bom motivo. Segundo o educador físico Renato Figueiredo, os benefícios da atividade física estão conjugados com a prevenção e tratamento de doenças. Logo, não se trata apenas uma questão “estética”, mas um problema de saúde pública. 

“Cada vez mais temos uma sociedade obesa e hipertensa e vários estudos científicos comprovam o papel da atividade física e esportiva como um grande aliado para reduzir, prevenir e tratar estes casos que tem o sedentarismo como grande fator de risco”, destaca o especialista.

De acordo com ele, muitos exercícios podem ser feitos em casa e sem comprometer muito a rotina, por mais corrida que ela seja: “Não é mais necessário passar 1h em uma academia fazendo uma atividade física. Hoje com 10 a 15 min diários já é possível aproveitar estes benefícios. Alongamento, caminhada, agachamento, exercícios de panturrilha e abdominais não exigem equipamentos e aliados a uma alimentação balanceada conseguem promover uma melhor qualidade de vida”.

Essa é a estratégia que o aposentado Alcyr Sampaio, de 82 anos, tem utilizado para manter o pique. Ainda que não se tenha notícia sobre qual é a fórmula da longevidade, a dica de seu Alcyr é uma só: não ficar parado. “Dou minhas caminhadas, deixo de pegar Ônibus para andar um pouco e tudo isso acaba contribuindo para que a gente tenha qualidade de vida. Sem dúvida, o exercício prolonga a vida”, defende.

Desde os 17 anos, o aposentado pratica atividade física. “Na juventude, eu praticava boxe na Vila Militar, mas também fui goleiro de praia. Não é por nada não, mas até hoje eu ainda agarro muito. Se manter ativo com uma boa alimentação dá uma esperança de uma vida mais saudável”, garante. 

A estudante de Farmácia, Samara Primo deu um tempo na academia nos últimos meses, mas reconhece que precisa voltar a praticar exercícios. “A falta de tempo me obrigou a dar uma parada. Ficou difícil encaixar no bolso e na rotina. Mas coloquei como meta voltar a malhar no próximo mês. Além de você se sentir melhor, com mais disposição, praticar exercícios acaba sendo uma válvula de escape para todo esse stress diário que a gente vive”, conta.

Samara acorda às 5h da manhã, chega ao trabalho às 7h onde permanece até às 17h. A aula na faculdade começa às 18h50 e vai até às 22h. “Tenho grande probabilidade a ficar com o colesterol alto quando estou sedentária, por isso minha pressa em retornar. A atividade física também me ajuda muito nisso”, explica.  

DEZ PASSOS PARA SAIR DO SEDENTARISMO

Check-up Antes de iniciar qualquer atividade, procure um médico para identificar se há alguma restrição na prática de exercícios e conferir também se há riscos, sobretudo, cardíacos.

Orientação  É importante também buscar ajuda de um educacdor físico para que ele possa prescrever corretamente os exercícios mais adequados e tornar o treinamento mais eficaz. 

Alimentação  Dê preferência a uma alimentação balanceada composta por alimentos com baixo índice glicêmico  como batata doce, inhame e aimpim. Também aposte nas proteínas.  

Caminhada  Uma boa forma de  sair do sedentarismo é com a prática de caminhadas. Inicialmente, um trajeto leve de 30 minutos é o ideal. 

Repouso  Uma boa noite de sono é outra prática fundamental para quem quer se exercitar. Isto por que é o descanso que vai permitir que o corpo se recupere para  a atividade do dia seguinte.

Rotina  Organize-se e planeje seu dia da melhor forma para que a prática de atividade física não deixe de ser prioridade. 

Alongamento  O exercício pode ser feito até mesmo em casa. É importante para melhorar a flexibilidade. Não deixe de alongar a parte superior da coxa e a lombar.

Agachamento  Outro exercício que dá para fazer sem problemas. Com ajuda de uma cadeira, faça o movimento em 2  séries, com 10 repetições em cada. 

Panturrilha  É só ficar na ponta do pé e depois voltar para a posição inicial. Faça duas séries com 10 repetições em cada. 

Abdominais  Mais um exercício para compor o treino: duas  séries de 10 repetições é o suficiente.