Táxis devem fazer verificação anual do taxímetro na Getax

Serviço começa a partir da segunda-feira (14), seguindo até 5 de dezembro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2017 às 22:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Proprietários de táxis de Salvador devem comparecer à Getax, na avenida Vale dos Rios, para verificação anual obrigatória do taxímetro, seguindo convocação do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro). Atualmente, Salvador tem frota de táxi com 7,3 mil veículos.

O serviço acontece a partir da segunda-feira (14), seguindo até 5 de dezembro, de 7h30 às 11h30 e de 13h às 16h30. Tabela divulgada no Diário Oficial do Estado determina data de comparecimento de cada veículo tendo como base o número do alvará em questão.

O atendimento só acontece com agendamento prévio. "Tal procedimento visa garantir que todos sejam atendidos de modo organizado e com agilidade", explica o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal. É possível fazer a marcação diretamente pelo site do Ibametro (clique aqui).

O funcionamento correto do taxímetro permite o controle preciso da relação entre a distância percorrida e o custo da corrida feita pelo consumidor usuário do táxi. 

Candeias O procedimento de verificação vai acontecer também em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador. Neste caso, o período vai de 21 de agosto a 05 de setembro, e aproximadamente 450 veículos deverão ser verificados. O procedimento é o mesmo: agendamento via portal do Ibametro. O local para comparecimento é a rua Niterói, n 40, bairro Pitanga. 

Documentos O Ibametro ressalta que os taxistas deverão apresentar o último certificado de verificação do taxímetro e o selo de gás natural veicular, que deverá estar devidamente preenchido. O não cumprimento ou falta de justificativa até a data marcada, causará em aplicação de penalidades previstas na legislação em vigor.

O Ibametro ressalta que os taxistas deverão apresentar o último certificado de verificação do taxímetro, GRU quitada e o selo de gás natural veicular, que deverá estar devidamente preenchido, para os que utilizam esse tipo de combustível. 

O não cumprimento ou falta de justificativa até a data marcada vai resultar em penalidades previstas na legislação em vigor. Caso o usuário do serviço desconfie de alguma irregularidade em veículos táxis, deve denunciar ao Disque Ibametro pelo telefone 0800-0711888.