Técnicos do Facebook capacitam comunidades de Salvador para impulsionar negócios

O curso que acontece no Pelourinho e em Sussuarana é gratuito

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2017 às 10:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Na próxima segunda-feira (18) quem for dono do seu próprio negócio ou quem estiver pensando em abrir um vai poder, gratuitamente, receber a capacitação de técnicos do Facebook para impulsionar as vendas e divulgar os seus serviços na rede social.  A capacitação acontece em uma kombi que estará estacionada em frente à sede da Central Única de Favela na Bahia (CUFA), na Rua Gregório de Matos, 39, às 9h.  

O curso oferecido no automóvel faz parte do projeto Maratona Nacional de Empreendedorismo, uma parceria entre o Facebook e a Central Única das Favelas (CUFA). Logo em seguida, às 14h, a Facekombi, como o veículo é apelidado estacionará na Rua Albino Fernandes, no Centro de Pastoral Afro Pe. Heitor Frisotti, em Sussuarana. No final do curso, os alunos receberão um certificado de participação.

O projeto começou há dois anos, visando a capacitação de empreendedores de favelas cariocas. Os baianos que estiverem interessados em participar devem confirmar presença pelo email do projeto ([email protected]) ou pelo whatsapp 21 9 6494-1318.

Conectados Segundo pesquisa do DataFavela, 52% dos moradores de comunidades carentes têm vontade de empreender, mais de 80% tem acesso à internet e 99% deles estão no Facebook. Dos que estão conectados à internet, 70% tem vontade de empreender e acreditam que a rede social seja uma das ferramentas com mais potencial para se comunicar com seus clientes.

Para Altair Martins, diretor da CUFA, o projeto será a continuação do que já funcionou no Rio. “Produzimos este projeto há dois anos em Madureira e em favelas cariocas. Agora levaremos os mesmo princípios e ensinamentos para todo o Brasil”, explicou Altair.

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de 20% da população de Salvador vive em favela, o que corresponde a 600 mil pessoas. A capital baiana será a primeira cidade além do Rio de Janeiro a receber a capacitação de empreendedores de favelas. O projeto também vai passar por Fortaleza (CE), Brasília (DF), Dourados (MS) e Curitiba (PR).