Temer busca votos para aprovar Reforma; cargos e recursos estão na mesa

por Jairo Costa Jr, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2017 às 13:37

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Angeluci Figueiredo

Em busca dos 88 votos restantes para aprovar a reforma da Previdência, o presidente Michel Temer (PMDB) participará, hoje, de dois encontros com líderes partidários no Congresso e presidentes de legendas para negociar apoio à matéria. Parlamentares baianos que participam das conversas garantem que o governo já conta com 220 votos, mas precisa de 308 para conseguir a vitória na Câmara. A primeira reunião acontece no Palácio do Planalto, onde Temer oferecerá um almoço aos aliados. À noite, eles voltam a conversar em jantar na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM). O principal objetivo de Temer é conseguir o apoio do PP, PR e PSD, que ainda não chegaram a um consenso. Cargos e recursos estarão na mesa. 

Aviso Na última semana, Maia chegou a afirmar que a votação, marcada para a próxima quarta-feira, seria adiada, como forma de pressionar Temer. “Rodrigo acha que o governo está jogando para o Congresso a responsabilidade pela aprovação. Agora, devolveu a bola para Temer”, avalia um deputado que participa das negociações.

Sob análise Considerado por Rodrigo Maia fundamental para a aprovação da reforma, o PSDB ainda não fechou questão sobre a matéria. O deputado federal João Gualberto, presidente estadual da sigla, diz que o tema ainda é debatido internamente. “Eu entendo que é necessária, mas temos que cortar privilégios também. Não dá para cortar benefícios da classe trabalhadora e não cortar na própria carne”, avalia. Maia disse ser impossível aprovar a reforma sem os tucanos. 

Olho na oportunidade Além de parlamentares governistas, o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) conversa  com três deputados estaduais da oposição para fortalecer o grupo que deve marchar com ele na disputa pela vaga na chapa majoritária. Preocupados com o desgaste do PMDB, os deputados Luciano Simões e David Rios abriram diálogo com Carletto, assim como Targino Machado (PPS), que pode deixar a legenda em busca de melhores condições para a reeleição.  Targino, contudo, avisou que não se aliará ao governo. As conversas foram  confirmadas pelo deputado Robinho (PP), líder da tropa de choque de Carletto, que deve  migrar para o PR de olho no Senado. A senadora tem a cadeira, é bem avaliada não apenas no cenário estadual, mas também no nacional. Ela merece essa vaga, diz Marquinho Viana, deputado estadual, do PSB, ao Bocão News, ao defender a candidatura à reeleição da senadora Lídice da Mata na chapa majoritária do governador Rui Costa (PT) na disputa eleitoral do próximo anoFlexível Dentre as 70 contas de prefeituras de 2016 aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), pelo menos dez ultrapassaram o limite de gastos com pessoal, de 54% da receita. A irregularidade é apontada pelos prefeitos como principal causa de rejeição. A Corte tem sido flexível com despesas de até 60% com a folha e só reprova se os gestores tiverem cometido outras infrações, como deixar restos a pagar sem recursos em caixa. 

Na berlinda Os prefeitos não veem flexibilidade. A queixa deles ganhou o apoio do  presidente da Assembleia, Ângelo Coronel (PSD), que planeja, nos próximos dias, levar à frente a proposta de extinguir o TCM. O caso já é analisado pelo jurídico da Casa. Das 165 contas analisadas até agora, 95 foram rejeitadas. Metade ultrapassou os 54%.

Pílula Na Justiça  A empresa MSM Consultorias e Projetos, vencedora da licitação para realizar o concurso da  Câmara Municipal de Feira de Santana, entrou com uma ação contra a Casa para garantir a  realização do certame. O presidente do Legislativo, José Carneiro (PSDB), havia cancelado  o contrato com a MSM por ter encontrado suspeitas de fraudes em provas  realizadas pela  empresa.