Tiago Iorc leva o Grammy Latino de melhor álbum pop

Despacito domina prêmio; confira lista de vencedores da 8ª edição do Grammy Latino

Publicado em 17 de novembro de 2017 às 16:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: David Becker/AFP

A música Despacito, sucesso global de Luis Fonsi e Daddy Yankee, levou quatro prêmios do Grammy Latino, em sua 18ª edição, nesta quinta-feira (16), em Las Vegas (EUA). A canção obteve os prêmios de melhor música do ano, melhor gravação, melhor fusão por sua versão com Justin Bieber, que alcançou o topo do ranking Hot 100 da Billboard, e melhor vídeo em versão curta. Enquanto isso, Tiago Iorc venceu o prêmio de melhor álbum pop contemporâneo em língua portuguesa, com Troco likes ao vivo: um filme de Tiago Iorc. Confira a lista de vencedores completa abaixo.

"Este prêmio é trabalho em equipe, há muita gente envolvida. (.. ) Daddy Yankee, obrigada por se juntar", disse Fonsi ao receber o prêmio de melhor gravação, que dedicou, entre lágrimas, à sua família e a Porto Rico, onde nasceu, que se recupera da devastação causada pelo furacão Maria. Relembre a versão da música com Bieber.

Álbum do ano O Grammy Latino de álbum do ano foi para Salsa Big Band, de Rubén Blades, com Roberto Delgado e sua orquestra. O trabalho do veterano panamenho, o segundo gravado com seu compatriota Delgado e banda, levou também o prêmio de melhor álbum de salsa (Foto: Reprodução) O rapper porto-riquenho Residente, que chegou com nove indicações ao Grammy, acumula duas estatuetas: melhor álbum de música urbana por Residente, seu ambicioso projeto baseado em um estudo de seu genoma, e pela canção Somos anormales. "A arte não tem a ver com números", então "parem de falar de quantidade de seguidores, quantidade de views, e comecem a falar de música", disse.

O dominicano Vicente García, de 34 anos, levou o prêmio de melhor artista revelação, acumulando três Grammy, após seu A la mar, produzido por Eduardo Cabra, conquistar melhor álbum cantor/autor e melhor canção tropical, com "Bachata en Kingston". A maioria dos prêmios foi entregue na Première, uma cerimônia que antecede à grande festa transmitida pela TV, à qual nem Luis Fonsi, nem Daddy Yankee compareceram.E os brasileiros? Entre os brasileiros premiados estão Tiago Iorc, que levou o Grammy Latino de melhor álbum pop contemporâneo em língua portuguesa, com Troco likes ao vivo. Nando Reis levou a estatueta do melhor álbum de rock ou música alternativa em língua portuguesa, com Jardim - Pomar. (Foto: AFP) O cantor Daniel levou o prêmio de melhor álbum de música sertaneja, com Daniel, enquanto Aline Barros venceu na categoria de melhor álbum de música cristã (língua portuguesa), com Acenda a Sua Luz, e Mart'nália ganhou o prêmio de melhor álbum de samba/pagode, com + Misturado. O prêmio de melhor álbum de Música Popular Brasileira foi para Edu Lobo, Romero Lubambo e Mauro Senise, por "Dos Navegantes", e o de melhor canção em língua portuguesa para Ana Vitória com Tiago Iorc, por Trevo (Tu).

Na categoria álbum de música de raízes brasileiras a vencedora foi Bruna Viola, por Ao Vivo - Melodias do Sertão.

Conheça os vencedores do Grammy Latino 2017

Personalidade do Ano / Persona del Año Alejandro SanzÁlbum do Ano Salsa Big Band — Rubén Blades com Roberto Delgado & OrquestaGravação do Ano Despacito — Luis Fonsi feat. Daddy YankeeCanção do Ano (Prêmio aos Compositores) Despacito — Daddy Yankee, Erika Ender e Luis Fonsi, compositores (Luis Fonsi feat. Daddy Yankee)Melhor Fusão/Interpretação Urbana Despacito (Remix) — Luis Fonsi e Daddy Yankee feat. Justin Bieber

Artista Revelação Vicente GarciaMelhor álbum de música alternativa Jei Beibi – Café Tacvba

Melhor canção alternativa Amárrame — Mon Laferte feat. Juanes

Melhor álbum vocal pop contemporâneo El Dorado – ShakiraMelhor Álbum Vocal Pop Tradicional Salón, Lágrimas y Deseo – Lila Downs

Melhor Álbum de Música Urbana Residente – ResidenteMejor Canção Urbana Somos Anormales – Residente

Melhor Álbum Pop/Rock Mis Planes Son Amarte – JuanesMelhor álbum de rock La Gran Oscilación – Diamante Eléctrico

Melhor videoclipe Despacito – Luis Fonsi feat. Daddy Yankee (Direção: Carlos R. Perez)