Tiroteio no Nordeste de Amaralina termina com três mortos

Segundo a polícia, um dos mortos era braço direito de líder da facção CP

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de dezembro de 2017 às 19:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/SSP

Três homens foram mortos na tarde desta segunda-feira (25) após uma troca de tiros com a polícia na localidade do Areal, no bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), um deles, Claudemir Gomes Conceição, conhecido como Mizinho, era braço direito de Val Bandeira, fundador e líder da facção Comando da Paz (CP) no Nordeste de Amaralina, que está preso no Complexo da Mata Escura. Com o trio foram encontradas pistolas, rádio comunicador, maconha e cocaína. Material apreendido pela polícia com suspeitos mortos (Foto: Divulgação/SSP) De acordo com nota divulgada pela SSP, equipes das Rondas Especiais (Rondesp) foram até o local depois de serem informados sobre a presença de homens armados. Ao chegarem no Areal, os policiais foram recebidos com tiros e revidaram. Além de Mizinho, dois traficantes ainda não identificados foram mortos. Todos chegaram a ser encaminhados para Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiram.

Ainda conforme a assessoira da SSP, as pistolas encontradas com o grupo são de fabricação chinesa, modelo NP22, calibre 9mm. A arma é de uso exclusivo das Forças Armadas e Polícia Federal. Mizinho foi morto durante confronto com policiais, diz SSP (Foto: Divulgação/SSP) Chefão quase foi solto esta semana Líder e fundador do CP, Josevaldo Bandeira, o Val Bandeira, seria solto na última terça-feira (19). Mas, duas horas antes de ser liberado do sistema prisional, foi preso novamente dentro do Complexo da Mata Escura. De acordo com a SSP, ele receberia livramento condicional após 14 anos de detenção, mas continuava determinando a execução de crimes fora da cadeia. 

Val tem atuação no tráfico de drogas, roubos a bancos e homicídios. A saída do presidiário estava marcada para a terça, após uma audiência, mas o cumprimento do mandado de prisão manteve o chefão do tráfico na cadeia. Além da Unidade Especial Disciplinar (UED), na Mata Escura, ele também ficou preso nas unidades federais de Catanduvas (PR), e Serrinha, no Centro Norte baiano, devido ao seu elevadíssimo grau de periculosidade. Val Bandeira, líder e criador do CP (Foto: Divulgação/SSP) Com base em investigações, equipes do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) e da Coordenadoria de Operações Especiais (COE) cumpriram o mandado de prisão preventiva na UED, considerada de segurança máxima. "Chegamos lá às 6h, duas horas antes de Val Bandeira ir para uma audiência na Vara de Execuções Penais, onde o juiz leria a carta de livramento condicional", declarou o delegado Adailton Adan, do DCCP, na terça. 

Os agentes estavam também com mandados de busca e apreensão e, durante revista na cela de Val Bandeira, encontraram celulares, chips de operadoras de telefonia e drogas na cela do detento. Material encontrado na cela de Val Bandeira, que motivou a nova prisão (Foto: Divulgação/SSP)