Toneladas de carne e até jacaré: churrascadas chegam a Salvador

Dois eventos resgatam o churrasco rústico com a participação de chefs renomados

  • Foto do(a) author(a) Rafaela Fleur
  • Rafaela Fleur

Publicado em 5 de outubro de 2017 às 11:51

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/Instagram
Varal da chef Paula Labaki, na Churrascada, em São Paulo por Reprodução/Instagram

Porcos inteiros pendurados no varal, carneiros cortados ao vivo, costelas enormes sendo assadas na sua frente, carnes nobres preparadas por grandes chefs. Para assar, muito carvão e lenha. Nada de espetinhos: tudo é feito em tamanho gigante. Assim funcionam as churrascadas, mega festivais da carne que buscam resgatar a essência do churrasco rústico. Salvador receberá dois eventos nessa linha, um em outubro e outro em novembro. Com mais de uma tonelada de carne cada, Barbeercue e Fogo inauguram a experiência na capital baiana. Eventos similares são consolidados pelo país: é o caso do paulista Churrascada já teve seis edições e soma mais de 190 mil seguidores no Instagram. A chef-assadora Paula Labaki em ação: uma das convidadas do Barbeercue (Foto: Reprodução/Instagram) Para quem está acostumado com o churrasco tradicional, os eventos revelam surpresas. Além das carnes que, desde a apresentação até a preparação fogem do comum - a exemplo dos animais assados inteiros e da gordura derretida na hora - os equipamentos e a estrutura dos eventos chamam atenção. "Será algo parecido com um shopping, onde várias barraquinhas, que são chamadas de estações, estarão preparando coisas. Algumas irão servir carne sem parar, outras terão apresentações dos chefs, que serão mais elaboradas. Não vai faltar comida hora nenhuma", explica Guilherme Pauperio, organizador do Barbeercue - primeira churrascada de Salvador.

Fogo Com 8 horas de duração, o Fogo, que acontece dia 11 de novembro, a partir de 13h, é open food e open bar, ou seja: boca livre total. Reunindo mais de 15 chefs noTrapiche Barnabé, localizado no Comércio, vai ter até jacaré assado - feito pelo chef Helvécio Maciel, lá de Goiás. Para beber, cerveja à vontade das marcas Serramalte e Budweiser, além de refrigerante e água. “O Fogo, além de gastronômico, é cultural. 95% dos nossos chefs são locais. Temos gente de Goiânia, São Paulo, Brasília, vários cantos, mas a maioria é daqui. Conseguimos parar de nos olhar internamente como concorrentes e, com isso, fomentar o cenário gastronomico local", analisa o chef Caco Marinho, um dos idealizadores do Fogo e dono do restaurante DOC - Casual Dinning (Pituba), que é especializado em pratos americanos.É o caso de Fabrício Lemos, chef do Origem (Pituba), que em 2015 ganhou o título de chef revelação do Brasil no Prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa.  "O Fogo é isso, diálogo e cooperação", completa Caco. Varal de churrasco do chef Caco Marinho, um dos idealizadores do Fogo (Foto: André Fofano/Diulgação) Sobre o nome do evento, a inspiração vem do assador argentino Francis Mallmann, protagonista da série "Chef's Table", da Netflix, e autor do livro 'Siete Fuegos'. “A relação com o fogo, que leva o nome do evento, é bem mais do que a essência do preparo do alimento, é uma relação de integração com a natureza”, explica Caco.

O evento vai unir 15 chefs no preparo dos alimentos. Dentre eles, Fabricio Lemos (Origem), Eduardo Prado (Lafayette), Ricardo Brito (Al Mare), Caco Marinho (DOC), José Morchon (La Tapearia), Ricardo Silva (Carvão), Bruna Moreira (Assador), Sandro Borges (Varanda), Jorge Mendes (The Beef), Ícaro Rosa - Giló (Itacaré) e Edd Campos - BBQ Club (Espírito Santo). Edd Campos, do BBQ Club, é um dos chefs convidados do Fogo (Foto: Reprodução/Instagram) Barbeercue O gaúcho Claudio Sander é um dos chefs convidados do Barbeercue (Foto: Reprodução/Instagram) Pioneiro em Salvador, o Barbeercue é um projeto desenvolvido pela Lojinha Gourmet e Rhoncus Pub. Dividido em, aproximadamente, 15 estações, o Barbeercue acontece dia 29 de outubro, às 13h, no Terminal Náutico, que fica no Comércio. Quem comparecer ao evento vai poder aproveitar muito mais do que boa comida. "Teremos atrações musicais, DJ internacional e o pôr do sol mais lindo da cidade", garante Guilherme, que vai trazer chefs-assadores como Paula Labaki (SP) e Claudio Sander (RS).

Com áreas de convivência compartilhadas, uma ambientação e cenografia especialmente criada, a festa será ao som de Faustão e Os Mongas no animado Bailinho do Faustão e da banda Barbeercue Band by Máquinas, além do DJ uruguaio Ignacio Stalla.

VÁ LÁ

Fogo BBQ Premium Onde: Trapiche Barnabé (Av. Jequitaia, n°5, Comércio)Quando: 11 novembro, das 13h às 20hValor: R$ 150 -  Ingressos no SymplaInformações: No Instagram @fogobbq

BarbeercueOnde: Terminal Naútico de Salvador (Porto de Salvador, Comércio)Quando: 29 de outubro, das 13h às 20hValor: R$150,00 (2º lote) - Ingressos no Sympla, no Rhoncus Pub (Rio Vermelho) e na Lojinha GourmetInformações: No Instagram @barbeercue_salvador

Veja fotos das churrascadas que já rolaram pelo Brasil [[galeria]]