Trade turístico reage à mudança do Centro de Convenções para o Parque de Exposições

Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2017 às 14:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Lideranças de diversos segmentos que compõem o trade turístico em Salvador decidiram reagir aos planos do governo do estado de construir o novo Centro de Convenções no Parque de Exposições. Dos 19 integrantes do Conselho Baiano de Turismo (CBTur), apenas dois compareceram ontem à reunião convocada pelo secretário estadual na área, José Alves, para discutir detalhes do projeto. Um deles foi Sérgio Gomes, aliado de Alves que assumiu o Convention Bureau após a derrota da entidade para o Salvador Destination na disputa pelo ramo de eventos.  Já o presidente da CBTur, Roberto Durán, só compareceu para informar a Alves a posição contrária ao local escolhido para abrigar o equipamento, defendida de maneira quase unânime no conselho.

Contra-ataque O boicote de grande parte do CBTur ao encontro confirma as insatisfações do grupo com a transferência do Centro de Convenções da orla para o trecho final da Paralela. Internamente, representantes da entidade acham que o turismo será o menos beneficiado com a troca.

Impressão digital O AirBnB vê sinais de lobby da indústria  hoteleira na proposta para regulamentar em Salvador os serviços de hospedagem residencial oferecidos em plataformas digitais. “Em outras cidades, empresários pressionaram pela apresentação de propostas inconstitucionais, que buscam restringir o mercado de acomodação, prejudicando consumidores”, avalia Leila Suwwan, gerente de Comunicação do AirBnB para a América Latina, em referência ao projeto apresentado pelo vereador Felipe Lucas (PMDB). A executiva defende o parecer do relator da matéria na Câmara Municipal, vereador Alexandre Aleluia (DEM), que considerou inconstitucional o texto, similar aos de Fortaleza e Vitória.Não que ele não mereça, mas seria justo quando tivesse sem mandato, Cesar Leite Vereador do PSDB, sobre projeto que restringe honrarias na Casa a políticos sem mandato, caso que não aplicaria ao prefeito de São Paulo, o tucano João DoriaÍntimo e pessoal A exoneração do advogado e auditor fiscal baiano Antonio Correia de Almeida da cúpula do Ministério do Trabalho, oficializada ontem, partiu de um pedido pessoal do então secretário-executivo da pasta. Nomeado na cota do deputado federal Benito Gama (PTB), Almeida havia comunicado ao padrinho o desejo de deixar Brasília. “Não há qualquer outro fator. Ele  me avisou muito antes que queria voltar para a Bahia”, afirmou Benito.

Novo aperto Mal retornou da China, o governador Rui Costa (PT) terá que encarar o assédio de líderes do PR dispostos a retomar o comando da Bahiatursa para a sigla. Às vésperas de anunciar mudanças no primeiro e segundo escalões do Palácio de Ondina, o petista  sofre forte pressão para colocar um indicado do partido no lugar do superintendente do órgão, Diogo Medrado, filho do ex-deputado federal e suplente da Câmara Marcos Medrado, que trocou o PR pelo Podemos. Contudo, os cardeais republicanos nem definiram nomes nem sabem se a ofensiva surtirá efeito.

Riso solto Rendeu piada na base aliada e na oposição a ideia de trocar a ponte Salvador-Itaparica por um túnel, cogitada por Rui Costa.  Do jeito que vai, dizem, acabará em passarela.

Pílula Pimenta Envolvido em uma polêmica milionária, o advogado baiano André Godinho toma posse hoje  no CNJ. Ele já foi secretário-geral adjunto da OAB Bahia e conselheiro federal da ordem. Recentemente, o escritório do qual é sócio foi acusado de sacar honorários de R$ 23 milhões supostamente sem  aval dos clientes.