Transplante de coração uniu contador baiano e técnica de enfermagem cearense

Jonatas e Elys Brandão são hoje os pais de Davi, de 7 meses

  • Foto do(a) author(a) Mario Bitencourt
  • Mario Bitencourt

Publicado em 24 de setembro de 2017 às 06:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: acervo pessoal

Quem vê hoje o casal Jonatas Brandão, 35 anos, e Elys Brandão, 26, andando por aí com o filho Davi, 7 meses, não imagina que a relação de amor que originou a família teve início em um dos momentos mais difíceis da vida de Jonatas.

Baiano de Salvador, ele estava internado numa UTI em Fortaleza (CE) à espera de um coração para ser transplantado. O dele tinha uma miocardiopatia hipertrófica, doença que deixa o coração mais rígido e espesso, o que dificulta os batimentos.

Hoje enfermeira, Elys era técnica de enfermagem no hospital particular para onde inicialmente foi levado o contador Jonatas, em 5 de janeiro de 2015. O Hospital de Messegena, onde ocorreu o transplante, não tinha vaga na UTI. Ela chegou a largar o emprego de técnica do hospital só para cuidar de Jonatas. Foto: Acervo Pessoal E desse cuidado nasceu uma relação de amizade que foi se aprofundando e resultou em casamento em 10 de outubro de 2015. Eles ainda vivem em Fortaleza, onde Jonatas tem de fazer acompanhamentos periódicos – o contador está afastado do emprego que tinha em uma empresa de alimentos em Salvador.

O casal que vive feliz hoje lembra dos momentos difíceis como um aprendizado para a vida, sobretudo Jonatas, que entre 1997 e 2012 perdeu o pai, dois irmãos e uma irmã por causa da mesma doença que ele tinha.

CONFIRA O ESPECIAL 'FILA DA VIDA' E SAIBA MAIS SOBRE TRANSPLANTES NA BAHIA

A mãe dele vive também em Fortaleza. Jonatas teve uma boa recuperação do transplante e atualmente toma cuidado apenas com ambientes muito fechados e o consumo de alimentos - é preciso ficar atento para não causar infecções.

Jonatas diz que sente muita gratidão por ter recebido um coração novo e que gostaria de fazer esse agradecimento pessoalmente à família do doador, o que é praticamente impossível, já que identidade de quem doa e da sua família são mantidos sob sigilo.

“Minha mulher foi um anjo que apareceu na minha vida. Cuidou e ainda cuida de mim com muito cuidado, me dá todo o amor do mundo e procuro retribuir isto da melhor forma”, diz Jonatas.