Treinos do Brasil na pré-Copa do Mundo serão em três etapas

Preparação vai começar na Granja Comary e passar por um país da Europa antes de chegar à Rússia

Publicado em 11 de outubro de 2017 às 08:06

- Atualizado há um ano

. Crédito: Nelson Almeida/AFP

Com o término das Eliminatórias, todo o planejamento da comissão técnica da Seleção Brasileira a partir de agora passa a ser voltado exclusivamente para a Copa do Mundo. Já está definido que os 23 jogadores que forem convocados por Tite vão se apresentar no fim de maio na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), onde o grupo permanecerá de dois a cinco dias para a realização de testes físicos e exames médicos. A segunda parte da preparação para o Mundial será feita na Europa, possivelmente na Inglaterra, onde o coordenador de seleções da CBF, Edu Gaspar, e o supervisor da seleção, Luis Vagner Vivian, já avaliaram centros de treinamento que tenham condições de receber o Brasil.

A última parte dos treinamentos será já em território russo. A CBF ainda não anunciou oficialmente o local, mas está acertado que a base da equipe nacional será montada em Sochi, cidade-sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 e banhada pelo Mar Negro. A comissão técnica do Brasil planeja ter entre 18 e 23 dias de preparação antes do Mundial. A variação de datas depende do jogo de estreia na Copa - o sorteio dos grupos será realizado no dia 1º de dezembro, no Kremlin, em Moscou. A Copa do Mundo começa dia 14 de junho. A Rússia faz a abertura. A final será no dia 15 de julho. Daqui para frente, os integrantes da comissão técnica de Tite vão intensificar os contatos com os clubes onde jogam os atletas que estão no radar do chefe. O objetivo é estreitar a ligação com os departamentos médicos para ter informações detalhadas dos jogadores e mapear dados como número de lesões e carga de treinamentos. Como os atletas que atuam na Europa não terão férias até a Copa do Mundo, o preparador físico da seleção, Fábio Mahseredijan, ligou para todos os jogadores que vinham sendo convocados por Tite e provavelmente estarão na Rússia no próximo ano para pedir que eles se dedicassem com mais afinco aos exercícios físicos durante a pré-temporada deste ano (que foi nos meses de junho e julho), já visando o Mundial de 2018.Amistosos Até a Copa, a Seleção já confirmou três amistosos. No dia 10 de novembro, o rival será o Japão, em Lille, na França. O jogo contará com a tecnologia do árbitro de vídeo.

No dia 14 do mesmo mês, o Brasil jogará com a Inglaterra, no lendário estádio de Wembley, em Londres. Depois, no dia 27 de março de 2018, no estádio Olímpico de Berlim, a seleção enfrentará a Alemanha. Será o primeiro jogo entre as duas equipes desde o 7x1 da semifinal da Copa do Mundo de 2014.

Duelos com seleções da Europa são um pedido de Tite aos organizadores dos amistosos da Seleção. Desde que assumiu o time, o treinador enfrentou apenas equipes da América do Sul e houve um confronto com a Austrália.

Também está nos planos da comissão técnica um amistoso contra a Rússia, no próximo ano. A partida faz parte da lista de itens de preparação estabelecidos por Tite a serem cumpridos antes da convocação final para o Mundial. 

O objetivo do treinador é que os jogadores tenham o primeiro contato com o clima, o público e o idioma do país anfitrião. Os integrantes da comissão técnica brasileira estão tendo aulas de russo.