TV Bahia é finalista no Prêmio Veículos de Comunicação

Premiação oferecida pela Editora Referência e pela Revista Propaganda contemplará 29 categorias, referente ao trabalho realizado em 2017

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 16 de novembro de 2017 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Evandro Veiga

A TV Bahia concorre, hoje, ao 31º Prêmio Veículos de Comunicação, na Categoria TV Aberta Regional.  Ao todo, a premiação – oferecida pela Editora Referência e pela Revista Propaganda – contemplará 29 categorias, referente ao trabalho realizado em 2017. As indicações foram feitas pelos principais profissionais de mídia do país, que avaliaram as ações comerciais, de marketing e de audiência que geraram resultados, garantindo o sucesso dos veículos de comunicação.

Hoje, o júri formado pela Academia Brasileira de Marketing vai escolher os vencedores, que serão premiados em uma cerimônia realizada no final de novembro, em Recife.

De acordo com o diretor executivo da TV Bahia, João Gomes, a indicação é um reflexo do trabalho realizado pela emissora nesse ano. “Não deixamos que a crise ditasse nossos passos e mantivemos diversas iniciativas importantes, que já são muito aguardadas pelo público, como o quadro semanal Desaparecidos, do Bahia Meio Dia, existente há 16 anos e que já ajudou a localizar milhares de pessoas, além de outros quadros populares como Repórter Cidadão, Minha Vida no Buzú, Empregos e o popular concurso de culinária Panela de Bairro”, cita. 

O representante da Rede Bahia lembra ainda de outros eventos importantes de apoio à população, tais como a Corrida SESC-TV Bahia, que circula por todas as emissoras, o Ação Global e o Bem Estar Global, que levam saúde e prestação de serviços gratuitos e essenciais à população aconteceram em espaços públicos de Salvador, reunindo milhares de pessoas. Para Gomes, o fato de ser uma filiada à Globo e conseguir estruturar uma programação local com o mesmo padrão de qualidade da nacional também ajuda a ter esse reconhecimento no Brasil. O Conexão Digital foi realizado na Concha Acústica e ofereceu um mix de informação, cultura e responsabilidade social, reunindo todo o elenco da emissora (Foto: Betto Jr) “Entramos nas comunidades, ouvimos as pessoas, fizemos diversas ações de saúde e capacitação profissional”, completa, ressaltando que com a proximidade do desligamento do sinal analógico, foi intensificada a comunicação com o público, além de realizar o evento Conexão Digital, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. “Conseguimos reunir um grande público e lotar o espaço, além de oferecer um mix de informação, cultura e responsabilidade social, reunindo todo o nosso elenco de jornalismo e entretenimento, dando um grande impulso para fazermos com sucesso, em setembro, o desligamento do sinal analógico da TV Bahia para Salvador e mais 19 cidades”, completa. Vale salientar que a adesão do público foi tão significativa que, até hoje, a cidade com maior índice de adesão em todo o país e até mesmo no exterior.

Comemorando a indicação e os resultados, o diretor de Jornalismo da TV, Roberto Appel fez questão de ressaltar que durante o ano, a TV Bahia se destacou através das campanhas de conscientização. “Alertamos a população sobre os riscos das doenças provocadas pelo mosquito aedes aegypt, abordamos a segurança nas estradas com a campanha ‘Minha vida vale ouro’, visando conscientizar os telespectadores, especialmente nas viagens de férias e feriados sobre os perigos nas rodovias”, enumera, sem esquecer de outras iniciativas como ‘Todos pela Vida’, feita em parceria com o Hemoba, conscientizando sobre a importância do cadastro voluntário de doação de medula óssea. “No dia Internacional da Mulher, lançamos a importante campanha de conscientização Sou Mulher, Quero Respeito, abraçada pela população e encabeçada pela equipe de jornalismo da emissora, que vem abordando o delicado assunto em diversas reportagens, ajudando a dar voz a tantas mulheres vítimas de agressão”, ressalta, lembrando que a campanha recebeu tanta adesão e visibilidade que o assunto começou a ser discutido nas escolas e a TV Bahia vem sendo homenageada por comunidades, casas legislativas de diversas regiões do Estado, além de entidades e associações. “Continuaremos firmes, abordando os temas mais importantes, que impactam diretamente nas vidas das pessoas”, garante. A campanha  Sou Mulher, Quero Respeito foi abraçada pela população e encabeçada pela equipe de jornalismo da emissora. (Foto: Betto Jr) Appel destaca ainda a produção de dois programas Globo Repórter: um sobre a Baía de Todos os Santos e outro sobre as riquezas da Mata Atlântica, com exibição para todo o país. “Porque levar a Bahia para o restante do país, através da Globo, é uma das nossas missões diárias. Através das nossas seis emissoras de TV, cobrimos toda a Bahia e levamos nossas notícias e principais acontecimentos para o Brasil e também para o mundo, através dos nossos sites G1 Bahia e Globoesporte.com”, completa.

Vale salientar ainda que a TV Bahia transmitiu com exclusividade os principais jogos do Campeonato Baiano de Futebol. As torcidas têm ainda a exibição diária das novidades dos seus times no Globo Esporte Bahia e o carinho através do humor e a irreverência dos personagens Jair e Vicentino.

O programa Bahia Rural, que vai ao ar todos os domingos pela manhã, em 2017 foi mais uma vez reconhecido por sua qualidade e contribuição para a agricultura no Estado. Em maio, recebeu o Prêmio Internacional Alltech de Jornalismo, uma das mais importantes premiações jornalísticas sobre agricultura, produção animal e agronegócio. Além disso, é finalista do Prêmio Massey Ferguson de agricultura e tecnologia com a série Empreendedores Rurais. Mais duas importantes conquistas para essa equipe premiada. A TV Bahia foi indicada também para receber o 50º Prêmio Colunistas Norte Nordeste 2017 como Veículo Eletrônico do Ano.

Outro destaque importante diz respeito a realização, nos dias 16 e 17 de dezembro, do Festival de Verão Salvador, na Arena Fonte Nova. A realização da Rede Bahia marcará o início da cobertura dos eventos de verão, o Reveillon, das principais festas populares e eventos do calendário baiano, culminando com o projeto Bahia Folia e a transmissão ao vivo do carnaval de Salvador, mobilizando uma grande estrutura de profissionais e os equipamentos mais modernos para mais um show de imagens.