UE proíbe 20 frigoríficos brasileiros de exportar frango

Países do bloco europeu alegam deficiências detectadas no sistema brasileiro oficial de controle sanitário

Publicado em 19 de abril de 2018 às 12:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A União Europeia (UE) anunciou nesta quinta-feira (19) a decisão de proibir 20 frigoríficos brasileiros de exportar frango para a região. A medida foi aprovada de maneira quase unânime. O bloco econômico alega que existem "deficiências detectadas no sistema brasileiro oficial de controle sanitário".

De acordo com o G1, o embargo entrará em vigor 15 dias após a decisão ser oficialmente publicada.

"Nós confirmamos que os representantes dos países votaram por unanimidade a favor de deslistar 20 estabelecimentos brasileiros de exportar carne e seus derivados (especialmente frango)", disse a UE, em comunicado.

A lista com as 20 unidades não foi divulgada pela UE "por razões comerciais". Ainda conforme o G1, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa os produtores nacionais de aves, informou que 12 seriam da BRF, líder mundial de produção de frango e dona das marcas Sadia e Perdigão, e 8 de outras empresas brasileiras.

UE é maior importador de frango brasileiro

O Brasil é o maior exportador de frango do mundo e a União Europeia é seu principal comprador. O bloco é responsável por 7,5% do frango vendido pelo país ao exterior, em toneladas, e 11% em receita, segundo dados da ABPA.