Um Lamborghini de laboratório

Por Antônio Meira Jr

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Publicado em 11 de novembro de 2017 às 03:38

- Atualizado há um ano

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Para o Massachusetts Institute of Technology (MIT) essa é a leitura de um Lamborghini do futuro: os superesportivos da marca serão elétricos e com motores nas rodas. Chamado de Terzo Millennio, terceiro milênio, em italiano, o conceito foi desenvolvido a pedido do próprio fabricante para repensar as tecnologias e imaginar os carros de 2040. A construção é em fibra de carbono, mas uma série de sensores é capaz de identificar pequenas rachaduras e danos estruturais, que se recuperam sozinhos graças a compostos químicos. Para substituir os atuais motores a com bustão V12, o conceito recebeu propulsores elétricos capazes de distribuir torque e tração individualmente em cada roda. Um sistema de recuperação de energia garante força extra, enquanto as baterias deram lugar a um capacitor. Superesportivo conceitual foi desenvolvido pelo MIT para a Lamborghini  (Foto: Divulgação) BALANÇO DE OUTUBRO As vendas de automóveis e comerciais leves cresceram no último mês. Foram emplacadas 196.635 unidades em outubro contra 193.570 unidades de setembro, um aumento pequeno, de 1,58%. No entanto, em relação a outubro do ano anterior o crescimento foi de 26,98%. O mercado de caminhões e ônibus também teve alta em emplacamentos: 10,24% em relação a setembro e 49,07% no comparativo com outubro de 2016. No setor de duas rodas as vendas também evoluíram. Foram emplacadas 68.235 motos em outubro, montante 3% superior em relação a setembro e 5,37% comparado a outubro do ano anterior.

PARTICIPAÇÃO POR MARCA Entre os automóveis e comerciais leves a General Motors, que atual no país com a marca Chevrolet, manteve a liderança. A GM teve 18,57% de participação e foi seguida pela Fiat (13,07%) e Volkswagen (12,03%). A Ford (10,34%) ficou com a quarta posição e a Hyundai (8,96%) com a quinta. Da sexta até a décima ficaram: Toyota (8,34%), Renault (8,09%), Honda (6,06%), Jeep (4,06%) e Nissan (3,91%). As demais somadas chegam a 7% de participação nas vendas.

MAIS VENDIDOS O Chevrolet Onix segue disparado em primeiro lugar e em outubro teve 18.322 unidades emplacadas. É quase o dobro do que o Ford Ka conseguiu: 9.689 carros. Em terceiro lugar veio o Hyundai HB20 com 8.878, o VW Gol em quarto com 6.280 e o Chevrolet Prisma com 6.203 ficou em quinto. Da sexta a décima posição ficaram: Toyota Corolla (5.934), Fiat Mobi (5.407), Fiat Strada (5.392), Jeep Compass (4.963) e Honda HR-V (4.488). O Renault Kwid, sensação de vendas em setembro, enfrentou problemas na produção e caiu para a 14º posição com 3.926 unidades. (Foto: Divulgação)  NOVA OPÇÃO A Nissan Frontier, que era  produzida no Paraná, será feita na Argentina. Mas enquanto a produção por lá não começa, a Nissan está importando a picape do México.  Este mês iniciou a oferta da versão intermediária, a SE. A mecânica é a mesma, mas a picape perdeu itens como com ar-condicionado digital de duas zonas, acendimento automático dos faróis, bancos de couro, banco o motorista com regulagem elétrica, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro. Custa R$ 150.990, a LE é tabelada por R$ 166.700. (Foto: Divulgação)