Um turno depois, em quem você confia?

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 17 de agosto de 2017 às 11:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O segundo turno do Brasileirão começou no último final de semana e, com isso, veio a ideia de revisitar um texto escrito no dia 11 de maio, dois dias antes da Série A ter início. Lá, este mesmo que agora vos escreve novamente tinha dissecado os times de Bahia e Vitória às vésperas do maior desafio do ano. 

Três meses atrás, o time–base do Vitória tinha Fernando Miguel, Patric, Kanu, Alan Costa ou Fred e Geferson ou Euller; Willian Farias, Uillian Correia ou Bruno Ramires e Cleiton Xavier; David, André Lima e Kieza. O técnico seria Petkovic a partir daquele dia. Opinei que o torcedor rubro-negro só podia confiar em cinco jogadores do seu time: Fernando Miguel, Patric, Willian Farias, André Lima e, numa licença poética, o quinto elemento ficou dividido entre David e Kieza, já que ambos são de lua. 

Três meses e um turno depois, peço licença a Mancini para considerar que o Vitória titular terá, assim que possível, Fernando Miguel, Caíque Sá, Kanu, Wallace e Juninho; Willian Farias, Uillian Correia e Yago; Neilton, Tréllez e David (Kieza quando voltar de lesão). 

Caíque Sá e Uillian Correia são os melhores do Leão no momento. Fernando Miguel, Wallace, Willian Farias, Neilton e Tréllez têm bom nível e seriam úteis para qualquer um dos outros 19 times do Brasileirão. David, apesar do talento, continua alternando boas e más atuações, assim como era Kieza antes da lesão no ombro.

O time–base mudou, a qualidade até melhorou, mas o nível de confiança na equipe não aumentou. Falta o quê? Falta justamente força coletiva, virtude fundamental que o Vitória ainda não conseguiu formar numa temporada tão cheia de solavancos, trocas de técnico, demissões em massa na diretoria e contratações de jogadores a toda hora. Ou o Leão forma um time rapidamente com o que tem ou então vai ficar até 8 de setembro (quando fecha o período de inscrições na Série A) no mercado enquanto as rodadas passam e a Série B se aproxima. Se a coletividade crescer, as individualidades tendem a aparecer. Este é o grande desafio rubro-negro no momento.

No Bahia, o time-base que iniciou a Série A tinha Jean, Eduardo, Tiago, Jackson e Armero; Renê Júnior ou Juninho, Edson e Régis; Allione, Edigar Junio e Zé Rafael. Na verdade, Lucas Fonseca já era titular, mas, na época, não se sabia que a nova lesão de Jackson seria tão grave a ponto dele ainda não ter voltado a jogar.

Apontei seis jogadores como confiáveis: “Eduardo, Tiago, Jackson, Edson, o outro volante que Guto Ferreira escolher e Régis”.  Três meses e um turno depois, algumas conclusões. A primeira, como se pode notar, é que mereço tomates e pedradas: errei feio em relação a Eduardo. Particularmente, ele é a maior decepção do Bahia no campeonato, tamanha foi a queda de rendimento registrada do início da Série A para cá. Hoje, Eduardo só é titular por falta de concorrência, pois não há outro lateral-direito disponível. 

A segunda mudança é que Jean ganhou o rótulo de confiável. O goleiro de 21 anos cresceu muito nesta temporada, merece a titularidade e tem sido um dos destaques do tricolor.

Falando em destaque, eis a terceira observação: se Edson era o melhor volante do Bahia no início do ano, agora Renê Júnior é não só o melhor da posição, como de todo o time.

As mudanças naquele time-base foram poucas e concentradas no ataque, onde Edigar Junio, por lesão, e Allione, por queda técnica, perderam a posição. O ponto positivo é Rodrigão, centroavante que caiu como uma luva e teria garantido uns pontinhos a mais se tivesse chegado antes.  

Herbem Gramacho é editor de Esporte e escreve às quintas-feiras.