Uma camisa de peso que já não pesa tanto

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 16 de novembro de 2017 às 05:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Escrevi, há pouco mais de um mês neste mesmo espaço, que o futebol tem hierarquia. Era uma crítica ao ranking da Fifa, que deu a seleções pouco relevantes mundialmente o status de cabeça de chave na Copa do Mundo da Rússia-2018. Este mesmo ranking também influenciou no cenário surpreendente desta semana: a Itália está fora da Copa, o que não acontecia desde 1958.

Esta é a terceira vez que os italianos ficarão fora do Mundial: além de 1958, a outra foi em 1930, quando apenas quatro seleções europeias participaram, por causa da viagem de navio até o Uruguai, sede daquele Mundial. Para a Rússia-2018, dois fatores pesaram: a falta de capacidade da geração italiana e o ranking da Fifa, que deixou a Itália no pote 2 no sorteio das Eliminatórias, realizado em julho de 2015. Na época, pelos critérios da Fifa, a poderosa Romênia e o tradicional País de Gales - que só jogou uma Copa na história (1958) - foram cabeças de chave do sorteio, enquanto a tetracampeã mundial Itália e a campeã França não. E assim a Itália caiu no grupo da Espanha e a França ficou na mesma chave da Holanda, outra potência fora da próxima Copa.

O ranking é absurdo, mas reclamar agora não adianta. A Itália, apesar de ter somado 23 pontos dos 30 possíveis nas Eliminatórias, jogou a repescagem porque ficou atrás da Espanha no grupo. Teve uma segunda chance e, em 180 minutos, não conseguiu fazer um gol na Suécia. O futebol italiano chegou ao fundo do poço.

Conhecendo a paixão do povo italiano pelo futebol, imagino que o sentimento por lá seja próximo ao que se sentiu por aqui após o 7x1 para a Alemanha. Vergonha, frustração, desesperança. Depois do seu último título mundial, em 2006, a Itália só fez descer a ladeira. Na Copa de 2010, foi eliminada na primeira fase como lanterna de um grupo com Paraguai, Eslováquia e Nova Zelândia. Em 2014, no Brasil, outra queda na fase de grupos, dessa vez em uma chave forte, que tinha também Uruguai, Inglaterra e Costa Rica (a Costa Rica avançou ao lado dos uruguaios). E embora a Juventus se mantenha forte nas competições continentais, a liga italiana perdeu o peso de outrora. Se antes só ficava atrás do Campeonato Espanhol em importância, já há alguns anos ficou para trás na comparação com o Inglês e o Alemão.

Talento individual ofensivo nunca foi o forte da seleção italiana. Os meias Roberto Baggio e Totti são raros ídolos em um país que tem a maior escola defensiva do futebol mundial, recheado de craques do meio para trás, como Dino Zoff, Buffon, Baresi, Maldini e Cannavaro. Mas a mudança promovida pelo técnico Gian Piero Ventura para a repescagem, tirando o meia Insigne, que é o jogador de maior capacidade criativa da equipe, deixou até o italiano mais tradicionalista e defensor da retranca sem entender. 

O futebol continua tendo hierarquia, mas ela sozinha não resolve – ainda mais com esse ranking da Fifa criando parâmetros fora da lógica. A Itália não vai à Copa porque não teve força, justamente o que nunca havia faltado à “squadra azzurra” mesmo em seus piores momentos. Uma ausência de peso na Rússia, ainda que, pelo visto, o peso da camisa já não seja o mesmo.

Herbem Gramacho é editor de Esporte e escreve às quintas-feiras