Universo/Vitória apresenta elenco e uniforme para nova temporada

Basquete rubro-negra terá pela frente a Liga Sul-Americana e o NBB

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 10 de outubro de 2017 às 15:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Akin Nassor / CORREIO

O basquete do Universo/Vitória está prestes a disputar a sua maior temporada – pelo menos até agora. Depois de superar expectativas e ficar em terceiro lugar na última edição do NBB, o rubro-negro disputará em 2017/2018 a Liga Sul-Americana, tornando-se a primeira equipe nordestina a alcançar tal feito. Tudo isso em três anos de existência.

Para completar, o Leão conseguiu fazer do Ginásio de Cajazeiras a sede de todas as partidas pelo Grupo C da competição internacional, nos dias 17, 18 e 19 de outubro. O rubro-negro vai estrear contra o Malvin (URU), às 21h. Nos dois dias seguintes, enfrenta o Estudiantes (ARG) e o Guaros de Lara (VEN), no mesmo horário.

O Universo/Vitória está longe de ser o favorito. O Guaros de Lara é o atual bicampeão da Liga das Américas, principal competição do continente. Já o Estudiantes tem o peso do basquete argentino, febre no país vizinho desde o ouro olímpico em Atenas-2004.

O investimento no elenco do técnico Régis Marrelli – em seu terceiro ano em Salvador – teve que crescer 20%, segundo o coordenador técnico Marcelo Falcão. O maior reforço é o pivô Murilo Becker, 34 anos, campeão da própria Liga Sul-Americana em 2014 e da Liga das Américas em 2015 pelo Bauru.

Jogador da seleção brasileira, ele voltará a trabalhar com Marrelli, seu técnico no vice-campeonato do NBB em 2011/2012 pelo São José. “Foi um dos motivos da minha vinda para cá. Encaixo bem no perfil dele, de um cara que gosta de trabalhar e treinar”, diz.

“Acho que estamos à frente na Liga Sul-Americana por terem trazido os jogos para cá. De repente, esse não-favoritismo funcione a favor da gente. Da mesma forma como na temporada passada o Vitória não era favorito e fez uma campanha incrível no NBB”, comenta Murilo.

O campeonato mais longo, o NBB, começa apenas em novembro. Antes disso, o Universo/Vitória vai disputar um torneio de pré-temporada, a Copa Avianca, em Belo Horizonte, entre os dias 25 e 31 de outubro.

Elenco e uniforme

A base do time terceiro colocado do NBB foi mantida. Destaques da última temporada, o armador Kenny Dawkins, os alas Arthur Belchor, André Góes e Edu Mariano e os pivôs Renato Scholz e Douglas Kurtz renovaram contrato.

As baixas mais significativas foram as saídas do ala Keyron Jamier, que não teve o seu contrato renovado, e a do ala-pivô Chris Hayes, que foi para o Vasco da Gama. Para as suas vagas, foram trazidos os também norte-americanos Nick Okorie, ala que estava no basquete canadense, e o pivô Matt Shaw, que veio da Argentina.

A apresentação do elenco aconteceu nesta terça-feira (10), no auditório da Universo. Na ocasião foram apresentados também os novos uniformes mandante e visitante da equipe, agora fabricado pela marca sergipana Onza.