Universo/Vitória estreia hoje, em casa, na Liga Sul-Americana

Fase de grupos acontece desta terça a quinta, com todos os jogos em Salvador

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 17 de outubro de 2017 às 07:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Maurícia da Matta/EC Vitória

Chega de saudade. Nesta terça-feira (17) tem estreia do Universo/Vitória, contra o Malvín, do Uruguai, pela Liga Sul-Americana. O confronto começa às 20h, no Ginásio de Cajazeiras.

Esta é a primeira vez que um time do Nordeste consegue vaga na competição internacional. A participação foi confirmada após o 3º lugar na edição passada do NBB. Além de Vitória e Malvín, estão no Grupo C o Estudiantes, da Argentina, e o Guaros de Lara, da Venezuela. Todos os jogos da chave são em Salvador. O Leão enfrenta o Estudiantes na quarta-feira (18) e o Guaros na quinta (19).

Uma das novidades do time é a contratação de dois americanos, que chegaram a Salvador nesta semana e já estão à disposição: o pivô Matt Shaw e o ala Nick Okorie. No Leão desde a temporada passada, o ala Arthur analisou a chegada dos gringos e falou sobre sua permanência no time. 

“Eles acabaram de chegar, precisam se entrosar, mas estamos empolgados e confiantes na classificação. Jogar em casa, com o apoio da torcida, vai ser importante. Em relação à minha permanência, a energia da temporada passada foi ótima, minha família adora Salvador, eu também, então tudo isso conta para ficar pelo segundo ano aqui“, explicou.

Os outros reforços para a temporada são Murilo Becker (pivô), João Pedro (armador), Maique Tavares (pivô) e o ala-pivô soteropolitano Marcelo Rocha, 21 anos, aprovado em uma peneira no mês de agosto.

O técnico Régis Marrelli diz o que espera da equipe. “O grupo é realmente o da morte, mas a equipe está animada. Foi importante trazer para Salvador os jogos da primeira fase e precisamos de apoio. Estamos com pouco ritmo de jogo, podemos sentir o nervoso da estreia, mas dá pra vencer, mesmo o Malvín sendo um time perigoso, com jogadores de bons arremessos”, analisou.

O rubro-negro começa o jogo com Dawkins, Nick, Arthur, Matt e Murilo Becker em quadra.

Ingresso e rodada dupla O ingresso é 1kg de alimento não-perecível e a troca é feita no Ginásio de Cajazeiras, das 9h até o horário do jogo (20h). Uma novidade é a venda das cadeiras de quadra, por R$ 30. Porém, na compra conjunta para as três rodadas, o valor total sai por R$ 60.

Vale lembrar que as rodadas são duplas, com o primeiro jogo às 17h45 e o segundo às 20h. O Universo/Vitória fará sempre o jogo de fundo. Um ingresso vale para as duas partidas. Veja abaixo a tabela completa do grupo C: Fórmula de disputa A Liga Sul-Americana tem quatro grupos com quatro equipes cada. Os dois primeiros colocados dos grupos A, B e C, o melhor terceiro colocado desses três grupos e o líder do grupo D (formado por times do Paraguai, Equador, Bolívia e Peru, países com pouca tradição no basquete) avançam às semifinais.

Flamengo e o colombiano Cimarrones, pelo Grupo A, e Pinheiros e o argentino Quilmes, pelo Grupo B, classificaram em suas chaves, que já se encerraram. O uruguaio Aguada, com cinco pontos, é o melhor terceiro colocado por enquanto.

Os oito classificados às semifinais serão divididos em dois grupos com quatro equipes. O líder de cada um vai para a final.

[[publicidade]]