Vai fazer a prova do TRE-BA amanhã (20)? Veja tudo que precisa fazer hoje

Visite local de prova, cheque se eventos interferem no seu roteiro, documentos e material

  • Foto do(a) author(a) Maryanna Nascimento
  • Maryanna Nascimento

Publicado em 19 de agosto de 2017 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Pixabay

Os mais de 61 mil candidatos que se inscreveram para o concurso do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) farão amanhã (20/8), exclusivamente na capital, as prova objetivas e discursivas do certame. Serão 32 locais de prova, em escolas e faculdades, nos bairros de Ondina, Doron, Stiep, Imbuí, Barris, Federação, Avenida Paralela, Garcia, Rio Vermelho, Barbalho, Pituba, Calçada, Itaigara, Nazaré, Lapinha, Comércio, Pituaçu e Costa Azul.

Para evitar imprevistos, é bom visitar o seu local de prova hoje. Depois de consultar o endereço no site da banca organizadora, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), vá até o lugar neste sábado. Se for de transporte público, pesquise as linhas de ônibus e saia com bastante antecedência.

É recomendado que o candidato chegue pelo menos uma hora antes ao endereço.  Quem prestará o concurso para cargos de nível médio fará a avaliação pela manhã, a partir de 8h. Para nível superior o início das provas será às 14h. Ambas terão duração de 4h. 

A organização do concurso chama a atenção para seis eventos que serão realizados na cidade neste domingo. Veja se o lugar onde eles serão realizados interfere no seu roteiro até o local de prova. Veja lista abaixo e programe-se:

Confira os eventos que serão realizados em Salvador neste domingo e programa-se:

Expo Rural Local: Parque de Exposições de Salvador – Avenida Paralela - Não haverá interdição do trânsito.  Horário: a partir das 8h

Jogo Bahia x Vasco Local: Itaipava Arena Fonte Nova - Não haverá interdição do trânsito.  Horário: 16h

Corrida Duque de Caxias - A Transalvador informa interdição progressiva do tráfego a partir das 6h30, no bairro da Pituba, em uma faixa de tráfego da Rua Território do Amapá, com saída dos participantes do cruzamento com a Avenida Paulo VI, seguindo pela Av. Paulo VI, Praça Marconi, Rua Bahia, Av. Manoel Dias da Silva, Rua Espírito Santo até a Av. Octávio Mangabeira, passando pelo Jardim dos Namorados, Jardim de Alah e Armação. O retorno dos participantes da corrida será próximo ao antigo Aeroclube, seguindo por Armação, Costa Azul, e Rua Fernando Menezes de Góes (próxima ao Colégio Integral). Os corredores devem seguir pela Rua Amazonas, Av. Paulo VI, até alcançarem novamente a Rua Território do Amapá, com chegada no segundo portão da EsAEx / CMS.

Procissão da Padroeira – No Centro, o trânsito vai sofrer bloqueio progressivo para a Procissão da Padroeira, a partir das 9h, em uma faixa das seguintes vias: Largo dos Aflitos, Rua Carlos Gomes, Av. Sete de Setembro (Largo do Campo Grande/ Corredor da Vitoria) e Largo da Vitoria.

5ª Parada LGBT do São Gonçalo do Retiro - Para realização da 5ª Parada LGBT do São Gonçalo do Retiro, a Transalvador informa interdição progressiva no tráfego, a partir das 14h, na faixa à direita da Rua Direta de São Gonçalo do Retiro, com saída das imediações da Embasa, até o fim de linha.

Festa da Comunidade Graça Divina - Alteração no tráfego, das 8h às 18h, no Cabula, para a realização da Festa da Comunidade Graça Divina. O trânsito será interditado na Rua Antônio Cândido de Lima, no trecho compreendido entre a Rua Chácara União e a Alameda Uberaba. Como opção de tráfego, os veículos provenientes da Rua Silveira Martins, sentido Alameda Uberaba, deverão seguir pela Travessa da Tesoura e Rua Parque Flamengo. O acesso para moradores nas vias interditadas é assegurado mediante comprovação de endereço.

Lembre-se: 

O concurseiro deve levar somente caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, comprovante de inscrição ou comprovante de pagamento da taxa de inscrição e documento de identidade original. 

Para efeito de documento de identificação, não serão aceitos certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo sem foto), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade ou documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados. Também não será permitido, de acordo com o edital, o uso de lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e/ou borracha durante a realização das provas. 

Nas salas, os candidatos estarão impossibilitados de utilizar aparelhos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, iPod, gravadores, pendrive, mp3 player ou similar, qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens, bipe, notebook, palmtop, Walkman, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc. 

Fica a dica 

A maior concorrência é para o cargo de técnico judiciário, que conta com 1.521 inscritos para 1 vaga. A remuneração em jogo chega a R$ 10 mil. Hoje deve ser o dia para a revisão do edital. É preciso levar apenas caneta esferográfica transparente de tinta preta, comprovante de inscrição ou de pagamento da taxa e documento de identidade original. Água e lanches são bem-vindos e ajudam no desempenho, mas devem ser guardados em embalagem transparente. Será eliminado quem utilizar itens como aparelhos eletrônicos, relógio e óculos escuros.

Preparação final 

Se alguns especialistas indicam aos concurseiros que nos momentos finais diminuam o ritmo, Edmundo Garcia, professor de Direito Administrativo, segue o oposto. “Na reta final, eu oriento a revisar, resolver questões de provas anteriores de forma intensiva e participar de aulões”, aconselha. Por outro lado, nos dois últimos dias antes da prova, o professor dá uma brecha e sugere que o aluno desacelere para diminuir a tensão. “Vejo alunos preparados no conteúdo, mas nervosos. É preciso preparar o emocional, se distrair, fazer algo que goste, mas sem badalações”.

Aproveite as últimas horas antes da prova para fazer o simulado com 30 questões que o CORREIO preparou e entender o raciocinio por trás das questões através de questões comentadas por professores especializados.