'Variável que não controlamos', diz Tite sobre alemães no Grupo F

Há possibilidade do Brasil enfrentar os atuais campeões mundiais e carrascos de 2014 já nas oitavas, ou só numa hipotética decisão

  • Foto do(a) author(a) Bruno Queiroz
  • Bruno Queiroz

Publicado em 1 de dezembro de 2017 às 13:44

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Foto: AFP

Há quem diga que "o inimigo mora ao lado" e o sorteio da Copa do Mundo da Rússia mostrou isso à seleção brasileira. A Alemanha, algoz de 2014 e atual campeã mundial, está logo ali, no Grupo F e um novo confronto com o Brasil, cabeça de chave do grupo E, pode acontecer já nas oitavas de final. 

No entanto, considerando o favoritismo de ambos, a tendência é que brasileiros e alemães se encontrem somente numa hipotética final. Para isso, basta que sejam os primeiros colocados nos seus respectivos grupos. 

"A grandeza da competição exige, são variáveis que não controlamos. Vou gastar minha energia no que posso controlar, no que posso fazer. No treinamento de qualidade, logística, grau de confiança, isso eu posso controlar. As outras são circunstancias da competição", disse Tite, sobre a possibilidade de enfrentar os alemães. 

O Brasil está no Grupo E, junto com Suíça, adversário da estreia no dia 17 de junho, em Rostov; Costa Rica, rival do dia 22, em São Petersburgo; e Sérvia, dia 27, em Moscou. O grupo da Alemanha, de onde virá o adversário das oitavas de final (caso a Seleção avance) tem México, Suécia e Coreia do Sul.

O treinador ainda ressaltou a qualidade e dificuldade do torneio. Para ele, o Brasil tem que estar preparado diante de qualquer adversário. 

"Nós nos remetemos a uma Copa do Mundo onde o terceiro campeão atrás está fora (Itália), o terceiro colocado, fora (Holanda), o Chile fora, os Estados Unidos fora. A preparação tem que ser total com todos os adversários, independente deles", pontuou Tite.