Veja mitos e verdades sobre gasolina aditivada

Por Antônio Meira Jr

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Publicado em 18 de novembro de 2017 às 04:24

- Atualizado há um ano

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Durante o recente processo de lançamento da nova gasolina aditivada Shell V-Power, pesquisas com clientes mostraram muitas dúvidas sobre os reais benefícios desse tipo de combustível. O Gilberto Pose, engenheiro de combustíveis da Raízen, que comercializa a marca Shell no Brasil, esclarece alguns pontos.

Atestado de segurança O resultado ruim do Kwid produzido na Índia fez com que a Renault reforçasse a estrutura do modelo feito no Brasil e equipasse o compacto com airbags laterais de série. Mesmo assim ainda faltava um atestado de segurança para o carro. Essa semana o Latin NCap, instituto independente que avalia a segurança de automóveis, divulgou o resultado dos teste de impacto para o veículo nacional. De acordo com o instituto "o Kwid mostrou uma proteção frontal adequada e proteção marginal contra impactos laterais com uma proteção fraca no peito do adulto, porém suficiente para alcançar as três estrelas sólidas na proteção deste ocupante. No impacto lateral, a estrutura do Kwid evitou atravessar, de forma excessiva, a barreira de impacto lateral que, combinado com o airbag do tórax lateral, conseguiu manter as lesões dos adultos por baixo da alta probabilidade de risco de vida. Os ocupantes crianças mostraram uma proteção adequada e boa nos testes de impacto frontal e lateral". Renault Kwid nacional vai bem em testes de segurança (Foto: Divulgação) PARCERIA ENEGÉTICA O BMW Group juntou-se aos conglomerados Daimler AG, Ford Motor Company e Volkswagen Group – incluindo as marcas Audi e Porsche – para o lançamento da Ionity, um empreendimento conjunto para a implantação de uma rede de estações de carregamento de alta potência em vários países europeus. Em princípio, serão erguidos cerca de 400 High-Power-Charging (HPC), ou estações de alta potência de carregamento até 2020, e que tornarão os deslocamentos de longa distância mais acessíveis, além de marcar um passo importante para a mobilidade elétrica. Ainda este 20 estações de carregamento estarão disponíveis. Elas serão instaladas nas principais estradas da Alemanha, Noruega e Áustria, em trechos com intervalos de 120 quilômetros de distância, uma da outra. Essa estratégia vai viabilizar viagens mais longas a bordo de carros elétricos, que antes ficavam restritos às zonas urbanas. Com projeto solo, a americana Tesla segue implantando sua rede de recarga na Europa.

MAIS EQUIPADO Depois de estrear no Equinox, SUV que substitui o Captiva, a configuração Premier já compõe a linha de outro modelo da Chevrolet, o Tracker. Essa versão é a mais completa da marca e resolve uma das principais críticas ao utilitário esportivo compacto, a falta de controle de estabilidade - item que não é oferecido nas versões comercializadas até então. Além deste equipamento, o Tracker Premier tem como destaques o acabamento premium, alerta de ponto cego e rodas de 18 polegadas.  O modelo está sendo oferecido em duas configurações, a LT, que custa R$ 85.890 e a Premier, que chega por R$ 96.790. A primeira não tem opcionais, já a Premier oferece um pacote de segurança que custa R$ 3.200 e inclui ao SUV alertas de colisão frontal e de mudança de faixa e airbags laterais e de cortina. A motorização é sempre a mesma, a 1.4 turbo. Chevrolet lança versão mais equipada do Tracker (Foto: Divulgação)