Veja o funcionamento de shoppings e mercados no feriado desta sexta

Confira o que muda no dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia

  • Foto do(a) author(a) Raquel Saraiva
  • Raquel Saraiva

Publicado em 7 de dezembro de 2017 às 03:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

O dia 8 de dezembro é dia de folga para muitos trabalhadores de Salvador. Quem vai aproveitar o feriadão de louvor à Nossa Senhora da Conceição da Praia para curtir um cinema, fazer mercado ou mesmo para participar da celebração deve ficar atento - shoppings, supermercados e o trânsito serão alterados no feriado municipal.

A prefeitura montou um esquema especial para o feriado. O trânsito será alterado na região da festa entre as 5h de sexta (8) e 0h de sábado (9). Neste período, será proibido trafegar e estacionar nas seguintes vias: Avenida Lafayette Coutinho (Contorno), Rua Conceição da Praia, Rua Dom Macedo Costa, Rua Dr. Manoel Vitorino, Rua Dionísio Martins, Praça Visconde de Cairu, Rua da Bélgica, Rua Corpo Santo e Rua Santos Dumont.

Os ônibus que operam na região do evento terão o itinerário modificado, de acordo com as alterações de trânsito realizadas pela Transalvador. Todos os veículos provenientes da Avenida da França, com destino à Cidade Alta, terão como opção de tráfego a Rua da Bélgica, em seguida a Avenida Estados Unidos, a Praça da Inglaterra, a Rua Pinto Martins e a Ladeira da Montanha. Aqueles provenientes da Avenida Contorno, com destino à Cidade Alta, terão como opção de tráfego a Ladeira do Gabriel e a Ladeira dos Aflitos.

Os bairros de Itapuã e Valéria também recebem procissão de Nossa Senhora da Conceição. A interdição progressiva do trânsito nas ruas de Itapuã começa às 16h na Avenida Octávio Mangabeira. No bairro, o fluxo será interrompido nas proximidades da Cruz de São Thomé e na Rua Aristides Milton até a Praça Dorival Caymmi.

Já em Valéria a interdição tem início às 15h, também progressivamente, a partir do Colégio Nossa Senhora Aparecida, na Rua do Bronze, seguindo pela Rua José Guimarães, Rua da Matriz, Rua Bico Doce, Rua Direta de Palestina, Rua Tânia Duran, entrada do Derba, Rua da Matriz, Rua Boca da Mata, Rua Petronília Dércia, Rua Luzimar, Rua das Andorinhas, Rua das Araras, Rua dos Canários, até a Rua Nova Brasília.

A iluminação do local também foi reforçada. Para atender à carga extra de energia requerida durante a festa, a Coelba instalou a rede provisória, com 1 km de extensão, dois transformadores e 14 postes, que serão retirados ao final da festa.

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) disponibilizará três veículos extras da frota reguladora na Estação da Lapa, das 16h às 23h, que terão roteiros distribuídos em três áreas da cidade (Orla, Centro e Subúrbio), de acordo com a demanda. A Semob também reforçará o atendimento de quatro linhas de ônibus que atendem aos principais corredores da capital.

Os ambulantes começam a se instalar a partir das 20h desta quinta-feira (7) no local. Até o momento, 88 ambulantes se cadastraram para a festa. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuará das 7h às 19h, no ordenamento dos vendedores ambulantes que foram licenciados pelo órgão. Duas ambulâncias estarão disponíveis ao lado da igreja.

Confira abaixo as alterações na rotina de funcionamento: Repartições municipais Fechadas SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) Fechado Correios Todas as agências próprias e terceirizadas dos Correios localizadas em Salvador e Simões Filho estarão fechadas. SUPERMERCADOS Walmart, Bompreço e Hiper Bompreço Abertos das 7h às 22h Sam’s Club Aberto das 8h às 18h Todo Dia Aberto das 8h às 16h Maxxi Atacado Aberto das 7h às 18h Perini As unidades da Graça, Vasco da Gama e Barra funcionam das 6h30 às 20h. A unidade da Pituba abre às 6h30 e fecha às 21h. Os demais espaços da rede seguem os horários dos respectivos shoppings. SHOPPINGS Shopping Salvador Norte Funcionamento normal Aberto das 9h às 22h Shopping Paseo Funcionamento alterado Lojas e serviços: funcionamento opcional das 13h às 19h Praça de alimentação: funcionamento opcional a partir das 12h Cinema: funcionamento normal Shopping Cajazeiras Funcionamento alterado Lojas: das 13 às 21h Praça de alimentação: das 12h às 21h Shopping Itaigara Funcionamento normal Praça de alimentação a partir das 11h Outlet Premium Funcionamento ampliado Aberto das 9h às 22h Shopping Bela Vista Funcionamento normal de lojas e praça de alimentação Lojas, praça de alimentação e espaços de lazer: das 9 às 22h Academia Alpha Fitness: das 9h às 13h Cinema: horário independente - pode ser verificado no site www.belavistashopping.com.br Shopping da Bahia Funcionamento das lojas normal Lojas: das 9h às 22h Academia Bodytech: 9h às 14h Noelândia: 10h às 20h30 Museu da Misericórdia: 13h às 17h Shopping Center Lapa Funcionamento alterado Aberto das 9h às 20h na sexta (08) e no sábado (09) No domingo, as lojas e quiosques funcionam das 12h às 18h e a Praça de Alimentação das 12h às 20h Shopping Piedade Funcionamento alterado Aberto das 9h às 18h Shopping Salvador Funcionamento normal Aberto das 9h às 22h programação do Natal das Luzes disponível no site www.salvadorshopping.com.br Shopping Paralela Funcionamento normal Lojas e praças de alimentação abertos das 9h às 22h Cinema: horário normal; programação no site: www.shoppingparalela.com.br/Cinema As princesas Ariel, Bela e Cinderela, originais da Disney, estarão presentes do dia 07 ao dia 10, das 16h às 19h, para encontros abertos ao público Programação religiosa O tema central da festa este ano é “Com Nossa Senhora da Conceição da Praia somos Igreja: Comunidade dos que crêem, dos que promovem a paz, a vida e a missão”. A celebração é a mais antiga festa religiosa do Brasil, comemorada desde 1550. A igreja atual começou a ser construída em 1739.

Veja a programação das celebrações para Nossa Senhora da Conceição da Praia:Novenário preparatório Quando: 7 de dezembro (quinta-feira) Horário: 19h Apresentação musicais 7 de dezembro (quinta-feira) Horário: 18h Missa Solene Quando: 8 de dezembro (sexta-feira) Horário: 8h Missas da amizade Quando: 8 de dezembro (sexta-feira) Horário: 5h, 6h, 12h, 14h30, 15h30 e 17h