Veja opções para evitar filas nos bancos após fim da greve dos vigilantes

Como muita gente ficou sem atendimento durante a greve, é provável que os bancos fiquem cheios nos próximos dias. O CORREIO listou alguns canais alternativos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2017 às 19:26

- Atualizado há um ano

Após o fim da greve dos vigilantes, o funcionamento das agências bancárias voltou ao normal nesta quinta-feira (8) depois de 15 dias de paralisação. Como muita gente ficou sem atendimento durante esse período, é provável que os bancos fiquem cheios nos próximos dias. O CORREIO listou algumas alternativas que você pode recorrer para não gastar tempo nas filas ou ter que se locomover até as unidades.

Os bancos oferecem uma série de canais como caixas eletrônicos, internet banking, aplicativo para celular, operações por telefone e também em correspondentes como casas lotéricas, agências dos Correios, supermercados e outros estabelecimentos credenciados. Se você é cliente habilitado a usar os serviços via internet e aplicativo, por exemplo, pode resolver muitas coisas com apenas alguns cliques. Confira quais operações podem ser feitas em cada canal:Internet Banking

Através do internet banking, nos sites dos bancos, é possível realizar movimentações como consultas de saldo, extrato, lançamentos futuros, investimento, poupança, aplicações e transações agendadas. Também é possível fazer agendamento, pagamentos de boletos bancários e faturas, transferências de valores entre outros bancos, TED e DOC eletrônico, além de solicitação e desbloqueio de talão de cheques, consulta e cancelamento de débito automático, empréstimos e outros.Aplicativo

Outra opção online é o aplicativo para celular/tablet do seu banco. Pela plataforma, dá para consultar saldo, extrato, contas de investimentos, compra e venda de ações, pagar contas, inclusive via Débito Direto Autorizado (DDA), entre outros. Para ter acesso, o cliente deve baixar o app do banco e verificar a necessidade de cadastramento de senha no banco para realizar as transações.Caixas eletrônicos

Os caixas eletrônicos são terminais multifuncionais que realizam operações como saque, pagamento e agendamento de contas, transferência, depósitos, consulta de salto e extrato, retirada de folha de cheque, transferências, saque de benefícios sociais, bloqueio e desbloqueio de cartão, empréstimo pessoal, solicitação de débito automático, entre outras opções. É importante lembrar que os saques noturnos são limitados a R$ 300 e o valor para saque diurno varia dependendo da instituição financeira.Correspondentes

Nos estabelecimentos correspondentes é possível pagar contas, sacar dinheiro e benefícios sociais, depositar, consultar saldo e extrato de contas corrente e poupança, entrega de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados/pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.Banco por telefone

Todos os bancos oferecem um serviço telefônico pelo qual o cliente pode tirar dúvidas sobre serviços e realizar operações, como consultas a saldo e extrato, transferências, pagamentos de contas e tributos, aplicação e resgate de investimentos, pedidos de talões de cheque etc.