Veja seis dicas para tornar o espaço de coworking mais sustentável

Especialista explica como é possível ter um negócio rentável e também ecológico

  • Foto do(a) author(a) Murilo Gitel
  • Murilo Gitel

Publicado em 3 de fevereiro de 2018 às 07:00

- Atualizado há um ano

Uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho, com foco no compartilhamento de espaços e ideias, na economia e sustentabilidade. Assim é o coworking, que ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo. Para a especialista em coworking Bruna Lofego, CEO e Founder da CWK, é possível ter um negócio rentável e que contribua para a redução do impacto ambiental.

"A sustentabilidade está muito ligada ao modelo de negócio do coworking, já que o compartilhamento de serviços em um ambiente comum proporciona a redução de recursos que, muitas vezes, são desperdiçados nos modelos convencionais. Além disso, pessoas que buscam por esses espaços já são, em sua maioria, engajadas a favor do equilíbrio e sustentabilidade nos negócios", comenta Lofego.

Segundo pesquisa de 2015 da consultoria PwC, o Brasil está no topo do ranking de países com consumidores que se preocupam em saber se os produtos e serviços de interesse são oferecidos por empresas sustentáveis. Um levantamento mais recente, do Instituto Akatu, ONG que atua em prol da mobilização da sociedade em relação à sustentabilidade, indica que 25% das pessoas são a favor do envolvimento das organizações em ações sociais e ambientais.

"Constantes transformações no modo de consumir mostram que as pessoas estão em busca de uma economia cada vez mais colaborativa e sustentável. Os coworkings fazem parte disso, e há formas de torná-lo um negócio ainda mais alinhado à questão da sustentabilidade", avalia a especialista.

Parque da Cidade Em Salvador, um novo espaço de coworking será criado em abril deste ano, no Parque da Cidade, que contará com a instalação de 16 contêineres sustentáveis para abrigar empresas que tenham impacto social. “Vai ser um espaço público, para que as pessoas possam trabalhar, com acesso à internet, espaço de reunião”, explica André Fraga, secretário municipal de Cidade Sustentável e Inovação (Secis). Parque da Cidade: instalação de 16 contêineres sustentáveis para abrigar empresas (Foto: Mauro Akin Nassor) A estrutura faz parte do eixo Cidade Inteligente, do programa Salvador 360, anunciado em 20 de outubro de 2017. As empresas que se enquadram nesse perfil são aquelas que pensam em soluções para o ambiente, mas que não deixam de ter o viés empresarial, com objetivo de lucrar, de manter funcionários com salários.

O espaço também vai ter apoio do Parque Social, que também funciona no Parque da Cidade, e já trabalha com empreendedorismo social. A prefeitura vai fazer uma licitação para contratar uma empresa especializada para montar os contêineres que vão ser adaptados para oferecer conforto a quem for utilizá-los. 

A especialista em coworking Bruna Lofego dá sugestões para tornar o coworking mais sustentável:1)    Monte um bicicletário Incentive o uso de transportes alternativos entre seus frequentadores com uma infraestrutura que os ampare da forma adequada. "Muitas pessoas buscam ter hábitos mais saudáveis e sustentáveis, mas deixam de colocá-los em prática por falta de incentivo ou problemas na logística", explica a especialista.

"Um bicicletário é simples de ser implantado, e vai fazer toda a diferença na vida dos clientes e frequentadores que optarem por se deslocar até o escritório compartilhado pedalando", sugere Bruna.

2)    Aposte no verde na área externa Plante! Além de criar um local arejado em que todos possam relaxar, as árvores também melhoram a qualidade do ar. "Percebo que quanto mais verde e aconchegante é a área externa de um coworking, mais frequentada ela é, e torna-se um ótimo ambiente para renovar a energia nas horas do cansaço", destaca a especialista.

3) Poupe recursos Reduza ao máximo o desperdício de papel e itens descartáveis. Ofereça aos frequentadores opções para substituir o copo plástico do cafezinho, além de papéis reciclados para serem usados como rascunhos, por exemplo. "Isso pode ser feito até de forma personalizada, em canecas para o café ou em garrafas para água, aproveitando para fazer a divulgação da sua marca".

4)    Implante coleta seletiva de lixo Promova a coleta seletiva e incentive os frequentadores a participarem dela. "Essa prática facilita muito o trabalho de recolhimento, e permite que tudo o que for consumido no ambiente receba o destino correto para sua reciclagem".

5)     Evite o desperdício Coworkings são repletos de áreas comuns, mas nem sempre todas são utilizadas ao mesmo tempo. "Todo escritório tem seu horário e seus dias de maior funcionamento, por isso é bom estar atento a fim de evitar gastos desnecessários nos horários de menor movimento", ensina a especialista. Uma das formas de fazer isso é instalar sensores de presença em cada espaço, que evitam o desperdício de energia elétrica quando não há ninguém no local.

6)    Prefira equipamentos econômicos Levar em conta a etiqueta de eficiência dos equipamentos, além de promover a sustentabilidade, também pode ser um diferencial nas contas do final do mês. "Optar por equipamentos desse tipo evita o desperdício de energia e resulta na redução de gastos que podem ser investidos em outras melhorias para o ambiente compartilhado", finaliza a especialista.