Veja tudo o que aconteceu neste último dia de Carnaval

carnaval
13.02.2018, 12:20:00
Atualizado: 14.02.2018, 00:57:56

Veja tudo o que aconteceu neste último dia de Carnaval

Enquanto Barra terá Bell e Claudia Leitte, Campo Grande teve pipocas de Harmonia e Daniela

Depois do último dia do Carnaval de Salvador só resta o Arrastão. No Campo Grande, teve as pipocas de Saulo, Daniela Mercury, Harmonia do Samba, Psirico, Baiana System, É o Tchan e Attoxxá nesta terça (13). E na Barra teve Bell, puxando o Camaleão, Claudia Leitte no Largadinho, e a drag Pabllo Vittar. 

Acabou. Agora só resta o Arrastão!

***

Quem disse que latinha, plástico e outros materiais encontrados no lixo não rendem uma boa fantasia? A cantora Rita Brás, 60, a artista plástica  Darcy Rolim, 58, e o designer gráfico argentino Lúcio Di Ruggvero, 34, provaram isso na pipoca de Brown com a fantasia "Lixúria", feita por Darcy. "Vivo da arte sustentável e sempre curti Brown. Essa fantasia é uma forma de homenagear ele, é um idolo", explicou Darcy. Não é que deu certo? Ao avistar o público fantasiado, o artista convidou os foliões para curtir a pipoca bem pertinho dele. "Pode entrar! Vamos juntar as belezas das fantasias aqui hoje!", convidou.

Fantasiados de Lixúria (Foto: Laura Fernandes/CORREIO)

Vestido com a fantasia do bloco comanche do Pelô, o gari Lismar de Souza, 45 anos, não conseguiu conter a emoção de ter sido convidado por Brown para curtir a pipoca bem pertinho do ídolo. "Ele é muito inteligente, criativo, não tem igual...!", disse chorando. Ao lembrar que Brown anunciou uma pausa do Carnaval, Lismar foi categórico: "Razão pra mim não tem mais no Carnaval".

Pipoca de Carlinhos Brown (Foto: Laura Fernandes/CORREIO)

Muito agradecido a vocês pelo carinho de sempre. O Carnaval junta pessoas, é essa criança que acaba, essa senhora que traz as flores, nos mostra como somos. A fantasia é apenas um modo de dizer que nós somos assim. Podemos ser o que a gente quiser. O Carnaval detém uma mensagem maior: o mundo tá muito confuso, estamos disputando besteira. Melhor forma de vencer o preconceito é conhecer a cultura do outro. Que o Carnaval seja amor, seja essa paz. Vamos em paz e que o senhor nos acompanhe", disse Brown minutos antes de dar início ao seu arrastão e última apresentação no Carnaval de Salvador.

Brown puxa no chão o que deve ser seu último dia de Carnaval (Foto: Elias Dantas/Ag. Haack)

Na Barra, Genard se apresentou no trio sem cordas.

Foto: Elias Dantas/Ag. Haack

Teve pedido de casamento no meio do circuito de Claudia Leitte (Foto: Reprodução)

"Linda!", gritou uma desconhecida. "Obrigada!", agradeceu o estudante Jonatas Andrade, 18, (esquerda) que estava fantasiado de Pabllo Vittar. "Ela é minha diva, minha inspiracao", justificou. Depois de curtir a pipoca de Pabllo, ele e os amigos foram ver as outras atrações da Barra. Sem sair do salto! "As fantasias resgatam os antigos carnavais, a diversidade de Salvador", explicou o jornalista Valber Assis, 21, vestido de anjo ao lado do costureiro Pedro Henrique, 20, que também estava de Pabllo.

"Atenção, percussão!", avisou o cantor Denny no Farol da Barra, tendo como resposta a força percussiva de sua banda. Ouvidos atentos percebiam que o ex-timbaleiro levou a marca da sua trajetória na Timbalada para a pipoca que pulsava na Barra. "Boa noite! Prazer grande!", disse Denny, enquanto emendas uma música na outra.

Exuberantes e chamando a atenção de todo mundo na pipoca de Denny estavam "as xicas", fantasia dos irmãos Juramir do Carmo, 55 anos, e Roque Fernando, 48. "Posso apertar?", perguntou uma vendedora apontando para o gigante bumbum de espuma. "Claro que não! Respeite as mina", sorriu Roque, que atua como orientador social. "Nossa fantasia tenta resgatar o lúdico e a criatividade do Carnaval. As crianças ficam loucas! Hoje em dia é tudo muito sexualizado demais. Salvador precisa incentivar a fantasia lúdica!", defendeu Roque.

Irreverência no desfile das Xicas (Foto: Laura Fernandes/CORREIO)

Cebruthius!

Escama só de peixe. Não entendeu nada? Veja aqui

Margareth entra no circuito Barra-Ondina

21h16 O nome é no diminutivo, mas Hiago Danadinho já tem pose de gigante. O cantor de 14 anos puxa trio agora na Barra e participa nesta quarta do arrastão com Daniel Vieira. Hiago ficou famoso por participar da música O Magnata Faz, da banda La Fúria, e partiu para carreira solo. Mas tirem as crianças do circuito! As letras de Hiago Danadinho fazem jus ao nome são cheias de duplo sentido.

Hiago Danadinho (Foto: Joilson César/Ag Haack)

21h02 Enquanto espera para fazer seu último dia de Carnaval 2018, Margareth faz seu balanço sobre a folia e exibe seu figurino assinado por Luciana Galeão. "Cada vez mais o Carnaval está ficando mais democrático. O Carnaval sem cordas é super importante, porque a rua é livre", disse Magá, que este ano comemora 30 anos de Carnaval e de Faraó.

A música é meu combustível. Se eu estou no Carnaval é por causa da música e ela é que me leva para todos os lugares que eu vou. Sempre procurei fazer uma representação de qualidade da música da Bahia, da música popular brasileira. E é isso que me faz o meu coração bater mais forte.

Margareth Menezes (Foto:Laura Fernandes/CORREIO)

20h31 Afrobapho!
Equipe lacradora do Afrobapho em cima do trio de Pabllo Vittar
O coletivo de dança já havia participado do show de Pabllo no Festival da Virada, aqui em Salvador.

20h07 Olha o Gandhy, aê!
Gerônimo marca presença no trio dos Filhos de Gandhy

(Foto: Sérgio Pedreira/ Ag. Haack)

20h02 Kannário cancela show no bairro de Periperi
Cantor foi diagnosticado com faringite bacteriana; a apresentação em Madre de Deus também foi suspensa. Saiba mais: https://glo.bo/2Buv85i

(Foto: Marina Silva/ CORREIO)

19h54 Close certo!
Pabllo Vittar ta se sentindo na Barra

(Fotos: Joilson César/ Ag. Haack)

19h50 Tradição
Gil acompanha o desfile dos Filhos de Gandhy no Carnaval. Dessa vez, ao lado de muitos amigos e familiares. O clique foi compartilhado pelo cantor no Instagram, com os versos “Oh, meu Deus do céu, na terra é carnaval/ Chama o pessoal/ Manda descer pra ver/ Filhos de Gandhi”.

(Foto: Reprodução/ Instagram)

19h44 Sente o fervo! 


19h38 Estourada!!
Pabllo Vittar enlouquece público que lota a Barra para vê-la. Ela está vestida com um body branco de pedrarias e usa ainda um chapéu de cowboy! Beeeemmm Lady Gaga...

(Foto: Joilson César/ Agência Haack)

19h31 Sem cordas
O cantor Jau inicia o desfile na Barra

(Foto: Joilson César/ Ag. Haack)

19h27 Esse é o tanto de gente que está aguardando a saída de Pabllo Vittar no Farol da Barra!

(Foto: Kelven Figueiredo/ CORREIO)

19h22 Depois da emoção, é hora da curtição!
Chiclete continua agitando a galera na Barra

(Fotos: Júnior Improta/ Ag. Haack)

19h17 E tem mais drag no trio de Pabllo Vittar! Ela convidou Gloria Groove e seu bumbum de ouro pro Carnaval de Salvador!

(Foto: Thiago Duran/ Divulgação)

19h08 Haja gás!
Mesmo depois da maratona de quase seis horas em cima do trio, Saulo ainda tem pique para posar com fãs no Corredor da Vitória. 

(Foto: Gilmar Castro/ Ag. Haack)

19h05 É daqui a pouco!
Pabllo Vittar estreia no Carnaval de Salvador puxando trio sem cordas na Barra. E ela falou com o CORREIO no camarim!

(Foto: Thiago Duran/ Divulgação)

É daqui a pouco! Pabllo Vittar vai comandar o trio sem cordas no circuito Barra-Ondina #SalvadorMeuCarnaval

Uma publicação compartilhada por Jornal Correio (@correio24horas) em



18h59 Estreia
Ex-integrante da banda Patchanka, o novo vocalista do Chiclete,  Khill se emociona ao ser apresentado ao público antes da saída do trio
(Foto: Joilson César/ Ag. Haack)

18h54 Chiclete mais vivo do que nunca!

A saída de uma das bandas mais tradicionais do Carnaval de Salvador foi marcada pelo coro: "Ôoo o chicletao voltou!" (Foto: Kelven Figueiredo/ CORREIO)

18h48 E a galera cola com o La Furia!

(Fotos: Tiago Caldas/ Ag. Haack)

18h46 O Magnata faz oooêêê!
La Furia já arrasta multidão pipoca na Barra

(Foto: Tiago Caldas/ Ag. Haack)

18h38 Uma multidão acompanha Armandinho nesse momento na Praça Castro Alves

(Foto: CORREIO)

18h36 QUE BELEZA!!

O fim de tarde também foi bonito no Centro da cidade!

(Fotos: Marcelo Guedes/ Agência Haack)

18h24 Olha a galera do BaianaSystem aí, gente! 

E tem convidado responsa em cima do trio: o cantor carioca BNegão

(Fotos: Márcio Reis/ Agência Haack)

18h23 Olha a pipoca da BaianaStystem passando pelo Campo Grande nesse início de noite!

(Foto: Márcio Reis/ Agência Haack)

18h15 Cartão postal
Olha que lindo o pôr do sol no Farol da Barra!

(Foto: Elias Dantas/ Ag. Haack)

(Foto: Júnior Improta/ Ag. Haack)



18h É pipoca bombada que você quer?
Então toma Baiana System no Campo Grande!

***

17h53 Olha o sertanejo aí! 
A dupla Maiara e Maraísa estão no trio com Claudia Leitte, no Bloco Largadinho, na Barra

***

17h45 À espera de Pabllo na Barra!
O estudante de geografia Lucas Cremoneze, 25, veio voando para concentração do trio de Pabllo Vittar. O que ele quer, além de um registro da cantora, é ver o preconceito sendo abafado pelo agudo da Pabllo. "Nós vemos muitos gays em blocos de abadás e eles, quando sobem à avenida, costumavam ouvir muitas coisas 'Hoje ali dois homens se pegando'. Hoje eu quero que os preconceituosos se calem durante a passagem dela", contou.

(Foto: Nilson Marinho/CORREIO)

***

17h42 Sem cordas é melhor!
Itamar Barros, 34, veio curtir a pipoca do Psi com a esposa Fernanda barros, 30, e ela disse que já não tem medo de usar bolsa no Carnaval. "O Carnaval sem cordas me encorajou. Tá super tranquilo. Um 'empurra, empurra' saudável, mas casais misturados com famílias e com todo mundo, a galera toma mais cuidado um com o outro".
 

(Foto: Vanessa Brunt/CORREIO)


***

17h41 Carnaval também tem que ter respeito!

"Respeita as mina!", brada Márcio Victor, depois de cantar Popa da Bunda 

Ele faz jus ao seu discurso de que a música fala sobre a liberdade de dançar e usar qualquer roupa e merecer respeito acima de tudo. "Não somos melhores nem piores que ninguém, isso é Bahia. Respeito", finaliza.

(Foto: Vanessa Brunt/CORREIO)

***

17h40 Também dá pra curtir trabalhando!
O ambulante Nerison Silva, 20, estava requebrando ao som de Popa da Bunda na pipoca de Márcio Victor e afirmou: "Tá bem melhor pra fazer vendas este ano, porque é muito mais pipoca, menos bloco, a galera acaba interagindo mais com a gente enquanto curte".

(Foto: Vanessa Brunt/CORREIO)


Especialitas do Carnaval
O casal Eraldo junior, 29, e Tailana Santos, 23, estão casados a mais de 5 anos e já são peritos em Carnaval. Mas, afirmam com gosto que 2018 está sendo o melhor. Por quê? Sem cordas! "Tem um 'empurra-empurra' sim, mas nada que não tenha em blocos também. Aqui estamos com todo mundo junto e como a galera sabe que não tem exclusão social, a violência é melhor", contou Tai.

(Foto: Vanessa Brunt/CORREIO)

***

17h38 Carnaval também tem reggae
Depois da música eletrônica é a vez do reggae ganhar a avenida. O trio Banana Reggae sai agora comandado por  Thomé Vianna e Banda Ragga. Carlos Alberto, 56, chegou bem cedo para não perder nem um minuto da folia que acompanha há exatos 20 anos.

(Foto: Kelven Figueiredo/CORREIO)

***

17h37 Beeeeemmm menininhas
Amigas curtem Alok na Barra neste fim de tarde de terça-feira de Carnaval

(Foto: Tiago Caldas/ Agência Haack)

17h35 Alok transforma o Circuito Dodô (Barra-Ondina) em uma pista de dança com muita música eletrônica

(Foto: Elias Dantas/ Ag. Haack)

17h32 Preparados pra atacar:Já tem fã de Pabllo Vittar na pixxxxtaaa!

É a primeira vez de Denilson dos Santos, 24 anos, (ao centro) em Salvador. Hoje, diferente dos outros de dia de folia, só um bloco lhe interessa: a da Pabllo Vittar. Aliás, a drag retorna à cidade para puxar um trio só seu. Ano passado, a cantora fez uma participação a convite de Daniela Mercury.  "É com lágrimas que vou vê-la passar. Pabllo representa todos nós. Ele deve mostrar para os que gostam ou não que nós existimos", disse. (Foto: Nilson Marinho/ CORREIO)

17h29 Tuntz, tuntz, tuntz!

A música eletrônica também teve seu espaço na avenida. Os primos Emmily manhãs, Taisla de Jesus e Harael Caian trouxeram a família para Curtir o som do DJ Alok. "A gente só veio mesmo por causa dele. os remixes de músicas mais antigas como as do Mamonas Assassinas são as melhors" (Foto: Kelven Figueiredo/ CORREIO)

17h26 Faz o L! Faz 2 L!
Lore Improta mostra os dedos em forma de L em cima do trio de Leo Santana

(Foto: André Carvalho/ Ag. Haack)

17h25 O DJ Alok faz todo mundo sair do chão agora com um remix da música Shape of You, do americano Ed Sheeran

17h20 Enquanto isso, na Barra...

Alguém ta vendo Claudia Leitte aí nessa foto? 

Olha ela dando close aqui! (Fotos: Elias Dantas/ Ag. Haack)

17h13 Se tem Psirico, tem Xenhenhém
Márcio Victor arrasta multidão no Campo Grande

(Foto: Gilmar Castro/ Ag. Haack)

17h10  "De pochete, de mochila"...e de abadá!
O avanço do folião pipoca não foi o suficiente para Gladson Uchoa, 30, deixar de sair em blocos. Principalmente, quando a maioria dos folioes é LGBT. "No Largadinho, por exemplo, a pegação é melhor", contar.  Em uma escala de 0 a 100, o saldo do carnaval está em 80, calcula. E até Ondina, ainda tem muita coisa para acontecer!

(Foto: Fernanda Lima/ CORREIO)

16h56 Pulando para o Campo Grande...
Alguém tem dúvida de que Carnaval é só amor? Olha Márcio Victor sendo fofo e mandando coração para o público ainda na concentração! <3

(Foto: Márcio Reis/Ag. Haack)

***

16h51 Eita! Cadê Claudinha?
Claudia Leitte apareceu dentro de uma bola de basquete para cantar Claudinha Bagunceira e confundiu os seguidores Do bloco Largadinho.

(Foto: Joilson César/Ag. Haack)

***

16h47 Na Barra, Claudia manda recado para foliões
"Pode ter cantada, mas aceite o meu não", é o recado de Claudia Leitte, no início de sua passagem pelo circuito Dodô

(Foto: Joilson César/Ag. Haack)

***

16h45 Lá na Barra...
Na concentração no Porto da Barra, as gêmeas sertanejas Maiara e Maraísa chegaram para o trio de Claudia Leitte, que puxa o bloco Largadinho

(Foto: Elias Dantas/Ag. Haack)
(Foto: Elias Dantas/Ag.Haack)

***

16h43 Atenção para mudança de horário!
A Saltur informou que, a pedido da produção de Igor Kannário, o show do cantor foi transferido para 1h, no palco do bairro de Periperi. De acordo com a produção, o cantor está com rouquidão e neste momento passa por avaliação médica.

***

16h41 Muquiranas também tem amor, viu?

(Foto: Renato Lima/Ag. Haack)

***

16h40 O Gigante desceu para ficar mais perto dos foliões! Loucura, heim?

***

16h36 Eu já tô váárias Muquiranas descendo...
O hit de Léo Santana faz os foliões descerem até o chão. 

(Foto: Márcio Reis/Ag. Haack)

***

16h31 Uma Carmem Miranda gigante
Léo Santana já comanda As Muquiranas pelo Campo Grande! Sai do chão, gente!

(Foto: Márcio Reis/Ag. Haack)

***

16h26 Prefeito de São Paulo chega em Salvador
Como já estava previsto, o prefeito de São Paulo, João Dória, chegou nesta tarde, junto com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para curtir o último dia de Carnaval em Salvador. Ele vai se encontrar com o prefeito ACM Neto

(Foto: André Carvalho/Ag. Haack)

***

16h22 Homenagem na avenida
Fazendo uma homenagem a Armadinho, Daniela Mercury se despede da passarela Nelson Maleiro, cantando 'Quero ver o som do trio elétrico de Osmar e de Dodô...' Só pulando com essa música, né?

Ainda antes de sair, ela mandou o recado:

"É uma delícia ser viado, esse é o bloco da diversidade. Contra a homofobia, usando camisinha todo mundo, para festejar", disse a rainha do axé

(Foto: Max Haack/Ag. Haack)

***

16h20 Muquirana mirim
Miguel Marques, de 2 anos, sai pela segunda vez nas Muquiranas este ano. Quem ele veio ver? "O 'titante'". Uma fofura, né?

(Foto: Raquel Saraiva/CORREIO)

***

16h17 Voltando ao Campo Grande... Muquiranas vem chegandoo!
Olha elas aí! Daqui a pouco, o bloco As Muquiranas, sob o comando de Léo Santana, vai invadir a passarela Nelson Maleiro. Preparem as pistolas de água!

(Foto: Enaldo Pinto/Ag. Haack)
(Foto: Enaldo Pinto/Ag. Haack)

***

16h14 Memórias guardadas
O psicólogo Antonio Augusto, 36, também quer guardar as lembranças nos carnavais. Ele junta em uma caixa todas as camisetas Do Camaleão. Se contar com todos os blocos em que já saiu, são mais de 300 abadás guardados, calcula ele.

(Foto: Fernanda Lima/CORREIO)

***

16h12 Olha Bell na concentração...
Daqui a pouco, ele puxa o trio lá no circuito Dodô, mas já está animando os foliões na concentração
 

(Foto: Tiago Caldas/Ag. Haack)

***

16h10 e na Barra...
Desde 1990, quando o Chiclete com Banana comecou a puxar o Bloco Camaleao, o contador Roberto Seixas, 64, guarda os abadas. "Quero que meus netos vejam essas memórias", falou ao CORREIO, antes de acompanhar Bell.

(Foto: Fernanda Lima/CORREIO)

***

16h08 Alguém duvida que esse é o Carnaval da pipoca?

(foto: Marina Silva/CORREIO)

***

16h06 O Canto dessa cidade é de quem?
Daniela canta um dos seus hinos e leva a avenida ao delírio
 

(foto: Sérgio Pedreira/Ag. Haack)

***

16h02 Pulando para a Barra...

Lá no circuito Dodô, Bell inicia sua passagem pelo circuito dodô. O cantor relembrou sua história com o Bloco Camaleão. "Nem parece que faz tanto tempo, né?", preguntou aos foliões

(Foto: Fernanda Lima/CORREIO)

***

16h Muquirana adora ser irreverente, né?
Olha essa muquirana se agarrando na parede. Carnaval pode tudo?!

(Foto: Renato Lima/Ag. Haack)

***

15h55 'Eu quero samba pra presidente!'
Daniela vem embalando em uma batida massa no Campo Grande

(foto: Márcio Reis/Ag. Haack)

***

15h49 Filho na banda!
João Lucas comanda a percussão no trio do pai, Saulo Fernandes

(Foto: André Carvalho/Ag. Haack)

***

15h46 O Gigante vem chegando
Antes de puxar o trio com As Muquiranas, Léo Santana posa com a namorada, Lore Improta

(Foto: Reprodução/Instagram)

***

15h44 Muita animação na passagem da pipoca de Daniela Mercury

(Foto: Marina Silva/CORREIO)

***

15h42 Olha o close!
Isabela Sodred está divando em cima do trio de Daniela, no Campo Grande

(Foto: Márcio Reis/Ag. Haack)

***

15h31 Banzeeeeiro, banzeiro, banzeiro!
Ela tá entrando no Campo Grande com toda energia. Rainha, né?

(Foto: Márcio Reis/Ag; Haack)

***

15h29 Olha as Muquiranas se organizando 

(Foto: Raquel Saraiva/CORREIO)

***

15h24 A Rainha vem chegandoo!
A pipoca de Daniela Mercury já está fervendo na entrada do Campo Grande

(Foto: Marina Silva/CORREIO)
(Foto: Márcio Reis/Ag. Haack)

***

15h22 'Meu coração tá mandando fazer sambaaaa de rodaaa'
Agora, é hora de samba de roda na Avenida, tudo isso ainda na pipoca de Saulo

(Foto: Gilmar Costa/Ag. Haack)

***

15h17 Olha o close de Daniela na concentração!
A rainha do Carnaval vai entrar na avenida com as drags Melanie Manson, Yanna Stefnnes, Isabela Sodred, que participaram do clipe da música 'Banzeiro', sua aposta para esse Carnaval

(Foto: Enaldo Pinto/Ag. Haack)

***

15h14 Vou dar a volta no mundo, eu vooou, vou ver o mundo giraaar...

(Foto: Sérgio Pedreira/Ag. Haack)

***

15h10 Daqui a pouco tem Banzeiro na avenida!
Daniela Mercury já está no trio no Campo Grande. Ela vai puxar um trio sem cordas. Preparados?

(Foto: Reprodução/Instagram)

***

15h08 'Minha pequena Evaaaa'
Vamos cantar esse clássico, né, gente?
 

(Foto: Márcio Reis/Ag. Haack)


***

15h04 Pipoca muuuito animada!
Todo mundo que vai atrás de Saulo curte essa boa energia. Olha a animação dos foliões!

(Foto: Márcio Reis/Ag. Haack)

***

15h Oba oba ê! 
Lucas de Souza, Patricia Andrade e Dart Araujo. "Já saí em bloco com Saulo e também na pipoca. Tenho certeza que a pipoca é muito mais tranquila. No bloco, os cordeiros apertam muito e o pessoal reage. Viemos todo ano desde 2012", disse.

(Foto: Roberto Midlej/CORREIO)


***

Em cima do trio, Saulo come pipoca doceee!

(Foto: Márcio Reis/Ag. Haack)

***

14h56 Pipocando no Campo Grande
Saulo vem arrastando uma multidão, olha que lindo!

(Foto: Sérgio Pedreira/Ag. Haack)

***

14h53 Pipoca doce!
Saulo já está na concentração para entrar no Campo Grande

(Foto: Sérgio Pedreira/Ag. Haack)



 

***

14h50  Foliã desde pequena!
Cecília Oliveira, 5, é veterana em carnaval. "Vim ver Léo Santana e Xanddy", conta a menina enquanto pula. Os pais a trazem para a avenida desde um ano. Mal terminou a entrevista e ela subiu no cangote do pai pra ver de perto o Harmonia passar.

(Foto: Raquel Saraiva/CORREIO)

***

14h46 Encontro de clássicos
Xanddy canta com Pierre Onassis, o clássico do Bom Balanço!
 

(Foto: MaX Haack/Ag. Haack)

***

Olha essa energiaaa! Quem também queria estar aí quebrando no meio do povo?


 

***

14h35 E vai jogando assim, empina, jogando o bumbum pra cima!
Harmonia agora levanta o Campo Grande com o hit Tic Nervoso, que gravou com Anitta

(Foto: Milena Teixeira/CORREIO)
 

***

14h31 O comando é dele!
Xanddy brinca com os foliões e ainda pede uma salva de palmas para o motorista do trio

'Aqui é pipoca. Liberdade total', diz Xanddy, antes de pedir para os foliões irem "de ré" no circuito. 

***

14h27 A paradinha dinha dinha dinha... eeita!
O Campo Grande agora vai descendo até o chão na quebradeira
 

(Foto: Renato Lima/Ag. Haack)

***

14h15 'É uma paixão intensa que move esse povo...'
Lá vem a quebradeira do Harmonia!
 

(Foto: Sérgio Pedreira/Ag. Haack)

***

14h14 A quebradeira verdadeira está chegaaaando!
Harmonia já está quase entrando na passarela Nelson Maleiro, no Campo Grande

(Foto: Sérgio Pedreira/Ag. Haack)


***

Amor e paixão
A "olodunica" Hildete Oliveira, 53 anos, já perdeu as contas de quantas vezes acompanhou o bloco afro. Ela sabe todas as músicas e, de quebra, ainda arrisca uma dança.

 "Eu e o Olodum temos um caso de amor e paixão. As letras das músicas são um ato de resistência e eu tenho muita identificação", disse.

(Foto: Milena Teixeira/CORREIO)

***

14h09 ÊÊÊÊÊ Faraóóóó!
Como é que não canta e não se entrega à essa energia massa do Olodum passando? Já tem aquele coral cantando Faraó
 

(Foto: Max Haack/Ag. Haack)

***

14h06 'E lááá vou eeeeeu!'
Há 25 anos, a diarista Lindinalva Santos, 60 anos acompanha o Olodum passar. Esse ano, ela se preparou antes. "Tô de folga da faxina desde ontem pra ver o Olodum. Eu venho todo ano porque não aguento ver o batuque. O chão treme quando o Olodum passa e todo mundo que é negro sabe disso. É  aqui que eu me encontro", falou.

(Foto: Milena Teixeira/CORREIO


***

14h03 Pipoca lotada!
A pipoca do Olodum está lotada, e como é que não se rende a essa batida maravilhosa? É de arrepiar!

(Foto: Bruno Concha/Secom)
(Foto: Max Haack/Ag. Haack)

***

13h59 'Os teus beijos são ardeeentes, quando você se aproxima, o meu corpo sentee'
Mais um clássico do Olodum, agora, a banda canta com Pierre Onassis, que está no praticável de uma emissora de televisão

(foto: Marina Silva/CORREIO)

***

13h56 Multidão acompanha reggae
Olha quanta gente está acompanhando a pipoca do Olodum, que tem a participação especial de Andrew Tosh. O reggae está tomando conta do circuito

(Foto: Marina Silva/CORREIO)

***

13h49 Olha Bell aí, ah, não, pera!
O empreendedor Bell Salomão é chicleteiro de carteirinha. Ele é tão fã do antigo vocalista da banda que optou por deixar o cabelo crescer. "A gente (ele e Bell) se parece mesmo. O pessoal fala, mas a diferença é que meu cabelo é original e o dele não é", disse orgulhoso.

(Foto: Milena Teixeira/CORREIO)

***

13h48 Beeem fantasiadas!
Nem o sol quente impediu que os foliões de Salvador começassem a aproveitar o último dia de festa. As irmãs Emília Azevedo, 53, e Beatriz Azevedo, 55, por exemplo, vieram cedo para curtir atrás do Alavontê. Para homenagear as crianças, Emília veio vestida de sereia e Beatriz veio de unicórnio. "A gente escolheu esdas fantasias pra homenagear as crianças e relembora a infância. Afinal, é  Carnaval", disse Beatriz. Ela está curtindo a festa pelo terceiro dia na pipoca. "A pipoca tá  muito tranquila esse ano. Tá muito seguro  e organizado", falou.

(Foto: Milena Teixeira/CORREIO)

***

13h43 Eitaaa, agora vai ter atração internacional com Olodum!
Quem faz o som com a banda baiana é Andrew Tosh, filho do cantor jamaicano Peter. É um reggae massa, viu? 
O Olodum e Andrew já haviam se encontrado em 2006, quando gravaram a faixa de um DVD do cantor jamaicano, como um tributo ao seu pai

(Foto: Reprodução/TVE)

***

13h36 'A deusa das águas mora no meu pensamento...'

A banda canta agora a música Sereia, campeã do Femadum 2018. A composição é de Alisson Lima. Os foliões já estão com a letra na ponta da língua!

(Foto: Sérgio Pedreira/Ag. Haack)

***

13h32 A percussão do Olodum já está animando o Campo Grande

Que beleza é essa, Olodum?

(foto: Sérgio Pedreira/Ag. Haack)


***

13h26 É muito amor pelo Olodum né, Mateus Vidal?
Daqui a pouco eles invadem a passarela Nelson Maleiro, no Campo Grande

(Foto: Sérgio Pedreira/Ag. Haack)

***

13h18 Pranchão veio com tudo heim?
Não tem como ficar parado no Campo Grande com a passagem do Alavontê... 

'A energia está tão forte que está tendo trovoada aqui em cima do trio, diz Ricardo Chaves
 

(Foto: Renato Lima/Ag. Haack)

***

13h10 'Por isso, chame, chame, chame genteeee!'
Alavontê canta um clássico do Carnaval, durante sua passagem pelo Campo Grande
 

(Foto: Renato Lima/Ag. Haack)


***

13h08 Tá rolando heim?
Os foliões já estão se organizando para curtir a pipoca do Olodum, que entra daqui a pouco na passarela Nelson Maleiro

(Foto: Enaldo Pinto/Ag. Haack)

***

13h05 Você sabe que beleza é essa? É o Olodum chegando no Campo Grande!
 

(Foto: Enaldo Pinto/Ag. Haack)

***

13h 'Vou ficaaar, com certeza, maluco belezaaa'
No Pranchão Alavontê, Ricardo Chaves agora faz homenagem ao baiano Raul Seixas

(Foto: Renato Lima/Ag. Haack)

***

12h55 'Eu me sinto massa... '
Magary Lord no comando do Alavontê anima os foliões já na passarela Nelson Maleiro, no Campo Grande
 

(Foto: Enaldo Pinto/Ag. Haack)

***

12h50 Alavontê aquecendo na concentração...
O Alavontê já está animando os foliões que estão na concentração...
 

(Foto: Renato Lima/Ag. Haack)

***

Muita fofura na avenida, gente!
O Bloco Vamos Nessa está espalhando fofura pelo Campo Grande nesta terça :)

(Foto: Renato Lima/Ag. Haack)

***

Para você, qual é a música do Carnaval 2018?
Vote na nossa enquete!

***

12h20 Começou!
O bloco infantil Vamos Nessa invade a passarela Nelson Maleiro, no Campo Grande, no início desta tarde... Olha a animação dos pequenos

(Foto: Renato Lima/Ag. Haack)

***

12h Foliões começam a chegar
A festa ainda não começou, mas os foliões já começaram a chegar no circuito Osmar, no Campo Grande, para acompanhar o último dia de festa
 

(Foto: Renato Lima/Ag. Haack)

***

Vai fugir da folia, mas não sabe o que abre e fecha nesse Carnaval? Confere aqui: Shoppings, supermercados... Veja o que abre e fecha no Carnaval

***

Veja os destaques desta terça!

Barra-Ondina
No circuito Dodô (Barra-Ondina), Bell Marques puxa o tradicional Camaleão, às 16h, e Claudia Leitte vem logo na sequência, com o bloco Largadinho. A loira, que este ano resulveu homenagear os esportes, se despede da folia com um look inspirado no basquete. Mais tarde, o circuito ainda rece Pabllo Vittar (19h30) e o tradicional arrastão da meia-noite, comandado por Carlinhos Brown, com previsão de início às 23h.

Campo Grande
A programação no Circuito Dodô (Campo Grande) começa cedo, às 11h30. É bom pegar leve no almoço, porque o dia promete. Além do Olodum, que desfilará às 12h30, o circuito será marcado por pipocas de respeitos. Tem Harmonia do Samba (13h), Saulo Fernandes (14h) e Daniela Mercury (14h30). Logo após a saída da Rainha, o gigante Léo Santana comandará o bloco As Muquiranas, que este ano estão vestidas de Carmen Miranda. O dia ainda terá Psirico, Baiana System e muito mais. 

***

Quer saber como chegar à Avenida? São 15 pontos de táxi no entorno da folia, para quem preferir esse transporte 

  • Vale do Canela;

  • Avenida Joana Angélica, na região do Colégio Central;

  • Politeama de cima;

  • Estação da Lapa; na Barroquinha;

  • Rua do Tijolo;

  • na Praça do Sol, em Ondina;

  • Rua Edgard Mata;

  • Avenida Centenário;

  • Praça Cayrú;

  • Rua Gabriel Soares;

  • Ladeira do Taboão;

  • Porto da Barra;

  • Avenida Garibaldi;

  • Avenida da França; 

                                                                                                                   ***

E se eu preferir ir de Uber?
De acordo com a assessoria da Uber, serão 11 pontos de embarque e desembarque próximos à folia durante todos os dias de festa. Além de servir como local de desembarque na hora da chegada, a ideia é facilitar a solicitação de um carro na volta para casa.

Os foliões poderão encontrar motoristas mais facilmente nos seguintes locais: 

  • Rua Juiz Rosalvo Torres / Rua Desembargador Baldoino Andrade; 

  • Rua da Bélgica / Rua Portugal; 

  • Ladeira da Praça / Rua do Saldanha; 

  • Rua do Salete / Faculdade Cairu; 

  • Rua da Mouraria / Av. Joana Angélica; 

  • Rua Reitor Miguel Calmon / Vale do Canela (Ufba); 

  • Rua da Graça / Rua da Flórida; 

  • Avenida Princesa Leopoldina, após 2° retorno; 

  • Avenida Anita Garibaldi, acesso à Federação; 

  • Avenida Anita Garibaldi / Concessionária Audi; 

  • Rua da Paciência / Rua Almirante Barroso, sentido Pituba; 

***

Seis pontos de motáxi perto dos circuitos: 

  • Politeama (ao lado do ponto de táxi); 

  • Praça Cayru (em frente ao Elevador Lacerda); 

  • Vale do Canela;

  • Avenida Centenário (Rua Deocleciano Barreto);

  • Avenida Garibaldi (em frente à Clínica Nova Face); 

  • Avenida Oceânica (Praça do Sol/ISBA); 

***

Onde tem Zona Azul para estacionar?

  • Na marginal da avenida Anita Garibaldi, no acesso à Federação;

  • Na Avenida Anita Garibaldi, sentido Centro, trecho entre o Hospital Jorge Valente e o Monumento a Clériston Andrade, incluindo as marginais; na mesma avenida sentido Rio Vermelho, trecho a partir da Alameda Guedevile;

  • Na Avenida Estados Unidos;

  • Na Avenida da França;

  • Na Rua Portugal;

  • Na Rua da Conceição da Praia;

  • Na Rua da Mouraria;

  • Na Avenida Joana Angélica/Ucsal, entre o IPS e a Rua Nova do Paraíso;

  • Na Rua da Salete;

  • Na Ladeira do Salete;

  • No Vale dos Barris; 

  • Rua Comendador José Alves Ferreira;

  • Rua Professor Paulo Almeida (atrás da GTRAN);

  • Ladeira da Fonte (Concha Acústica);

  • Rua Professor Aristides Novis, São Lázaro - Federação;

  • Avenida Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela), trecho entre o Colégio Odorico Tavares e a Concessionária Marvel;

  • Rua Juiz Rosalvo Torres, marginal da Av. Centenário, sentido Barris;

  • Rua Sabino Silva, em ambos os sentidos, a partir do primeiro retorno sentido Ondina;

  • Avenida J. J. Seabra, trecho entre o Terminal Aquidabã e o Mercado São Miguel; 

  • Estacionamento São Raimundo; 

  • Estacionamento Praça Cayru; 

  • Estacionamento Barroquinha; 

                                                                                                                   ***

Expresso e estacionamento
Outras linhas exclusivas do Carnaval são as do serviço Expresso Carnaval, que levam os es dos shoppings Salvador e Salvador Norte até pontos do circuito, sem parada. Um bilhete com ida e volta para o expresso custa R$ 25 – sendo R$ 5 do cartão, que pode ser recarregado e usado por uma família inteira. A partir da segunda viagem, o trecho passa a custar R$ 20. Nos dois casos, o estacionamento está incluso. As saídas acontecem a cada 15 minutos. 

Nos estacionamentos do Salvador Shopping e do Salvador Norte Shopping, ficarão disponíveis para o Expresso Carnaval 1,2 mil e 800 vagas, respectivamente – totalizando, assim duas mil vagas. Além dessas, cerca de três mil vagas de Zona Azul também vão ser opção para os foliões que quiserem ir de carro. 

                                                                                                                   ***

Se ligue no buzu!
Para os foliões que quiserem ir de ônibus, por exemplo, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) montou uma operação que vai contar com 400 linhas de ônibus, além da frota total disponível na cidade – 2,6 mil coletivos. Esses carros vão fazer viagens em três faixas horárias diferentes e de acordo com a demanda. 

O horário avaliado como o que tem menor fluxo de usuários é o das 5h às 13h – nesse momento, a frota será de 50% do total. Já entre as 13h e as 21h, 60% dos carros estarão à disposição dos foliões. Entre 21h e 5h do dia seguinte, quando há maior fluxo de pessoas, devido à volta para casa, 70% da frota será utilizada. Do total de 400 linhas, cerca de 140 vão operar 24 horas por dia. 

Os números indicam pontos de ônibus; as linhas em direção ao circuito vão passar por eles (Imagem: Reprodução)


Quer conferir as linhas pelos pontos? A Transalvador disponibilizou aqui, mas você também pode conferir clicando em cada um dos pontos abaixo:


Veja a programação de hoje

Baixe e imprima a programação desta terça de Carnaval