Vencedor de promoção que estampa embalagem de batata sabor feijoada nega racismo

variedades
20.01.2017, 20:04:00
Atualizado: 20.01.2017, 22:56:19

Vencedor de promoção que estampa embalagem de batata sabor feijoada nega racismo

'Escolhi a cor', afirma Reginaldo Moraes, que sugeriu o sabor de Ruffles

Um sabor novo do Ruffles gerou polêmica nas redes sociais por estampar um homem negro na embalagem - a versão é de "feijoada". O que acontece é o sabor veio de uma promoção da empresa em que o vencedor teria sua sugestão feita e iria estampar a embalagem. O microempreendedor Reginaldo Moraes, 44 anos, foi o responsável por indicar o sabor feijoada e cedeu sua imagem para publicizá-lo. 

(Foto: Reprodução)

Morador do interior do Paraná, ele soube nesta sexta-feira (20) da repercussão da embalagem e ficou surpreso. "Ouvi dizer que a internet não gostou muito da ideia. Mas o que eu posso fazer com o que o pessoal comenta? Eles estão totalmente enganados", afirmou, em entrevista ao Extra.

Ele contou que desde que se cadastrou na promoção pelo site esteve envolvido na criação do produto. Ele disse que a empresa deu liberdade para atuar em detalhes. "Eu que criei o sabor. Depois de fazer o cadastro, também fui eu que escolhi a cor preta do pacote. A empresa só mudou o nome, que eu tinha escolhido "feijoada tradicional". Eles escolheram "Feijuuuca" por uma questão de marketing", conta. Além desse, ele sugeriu "escondidinho de frango" e outro sabor que não se recorda mais.

(Foto: Reprodução)

O sabor feijoada foi finalista da promoção "Faça-me um sabor" da Ruffles, junto com os sabores burrito e calabresa, que foi o vencedor. As autoras dos outros dois sabores também estamparam os produtos.

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) recebeu denúncias contra o produto desde 2016, afirmando que se trata de racismo colocar uma pessoa negra no sabor feijoada com o pacote preto. O relator do Conar Conselheiro Antonio Jesus Cosenza arquivou o processo: “Está na hora de deixarmos os exageros de lado e praticarmos o bom senso na avaliação do comportamento que envolver preconceito”, afirmou.

A PepsiCo, empresa que produz o alimento, enviou uma nota sobre o caso. Leia na íntegra:

"A PepsiCo é uma empresa global de alimentos e bebidas que apoia a diversidade e a inclusão. A embalagem de Ruffles #Feijuuuca exibe a imagem do criador do sabor, um dos três finalistas do concurso ‘Faça-me um sabor Ruffles’, lançado em 2016, no Brasil. Todos estes pontos foram esclarecidos ao CONAR, que encerrou o caso por decisão unânime.’’

(Foto: Reprodução)