Vídeo flagra agressões de PMs no Bonfim; assista

Quatro rapazes levam tapas, murros, chutes nos rostos, pernas e costas

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 5 de outubro de 2017 às 10:16

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

Uma abordagem truculenta de policiais militares a quatro rapazes, no bairro do Bonfim, em Salvador, foi gravada por um morador e o vídeo começou a circular nas redes sociais nesta quarta-feira (4). As imagens, feitas no último dia 20, entre 21h30 e 21h45, mostram o grupo levando tapas, murros, chutes nos rostos, pernas e costas. O silêncio é quebrado pelos gritos das vítimas durante as agressões dos PMs, na Cidade Baixa.

O vídeo de 2 minutos e 11 segundos foi gravado à noite e registrou o que seria uma abordagem policial a suspeitos na Travessa Álvares de Azevêdo, uma transversal da Rua do Céu. A imagem foi divulgada no aplicativo WhatsApp. Junto com a gravação, o autor do registro informa o local da abordagem violenta e o nome de um dos policiais envolvidos no episódio. 

Os rapazes aparecem de costas, virados para a parede de um de conjunto de casas, são agredidos e, mesmo sem revidar, continuam apanhando. Pelo menos três policiais militares são vistos praticando os espancamentos. Em determinado momento, uma das vítimas chega a apanhar simultaneamente de dois policiais. 

Testemunha Segundo testemunhas, dois dos quatro rapazes espancados são moradores do edíficio - a construção tem três andares e 20 apartamentos. Um deles trabalha como segurança. "Ele tinha acabado de chegar do trabalho e conversava na escada com outro morador do prédio e dois rapazes da rua, quando os policiais chegaram e mandaram todos eles descerem. Eles procuravam por drogas, mas nada encontraram, e mesmo assim começaram as agressões gratuitas", contou a testemunha.

Ainda de acordo com a testemunha, os moradores do edifício são estigmatizados pelos policiais. "Eles acham que todos que moraram aqui são traficantes. Isso porque em março deste ano, a Polícia Civil ficou circulando por aqui um bom tempo depois que realizou uma operação aqui e os traficantes que ficam no terraço fugiram", contou. 

[[publicidade]]

Outro lado Procurado pelo CORREIO, o Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar (DCS) informou que as imagens não estão nítidas para identificação dos policiais, mas que uma sindicância já foi instaurada pela Corregedoria da PM para apurar o caso.

Além disso, informou que o comando da 17ª CIPM (Uruguai) "vai apurar a denúncia através da sindicância já instaurada". Em nota, a assessoria também orienta que o denunciante formalize a denúncia através do 0800 284 0011 ou do site www.pm.ba.gov.br, no link Ouvidoria - o sistema oferece o acompanhamento e informa ao cidadão sobre a  tramitação, tudo garantindo o sigilo da identidade, caso o denunciante assim desejar. Além disso, a denúncia pode ser feita através da Corregedoria da PM, localizada na Rua Amazonas, 100, Pituba. Segundo a PM, "todas as informações serão elucidadas após a apuração do procedimento que está em curso."