Vitória irá disputar a Dallas Cup após 19 anos

Leão foi bicampeão nos anos 90 com a geração de Allan Delon e Matuzalém

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 23 de março de 2018 às 06:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Maurícia da Matta/ EC Vitória

No domingo (25), o Vitória volta a disputar uma competição da qual é bicampeão, mas que não participa desde 1999. A Dallas Cup, um dos principais torneios de base das Américas, acontece nos Estados Unidos até o dia 1º de abril. E a expectativa é que o sucesso dos anos 90 volte.

O Leão estreia às 18h (horário de Brasília) contra o Monterrey, do México. Na segunda-feira (26), às 15h, enfrenta o Atlanta United, dos EUA. O último jogo da fase de grupos é contra o espanhol Real Oviedo.

Nos títulos de 1996 e 1997, brilharam promessas como Matuzalém, Allan Delon, Xavier, Fernando e Fábio Costa. Agora, irão para o Texas alguns dos destaques da última Copa São Paulo, na qual o Vitória chegou às quartas de final. O técnico é João Burse.

Ficarão de fora Cedric, Flávio e Luan, promovidos ao elenco profissional, e outros que fazem 20 anos em 2018, já que o torneio é sub-19. No meio do caminho, surgiu outro limitador: no período, serão disputados dois Ba-Vis pelo Campeonato Baiano sub-20 e o jogo de ida da Copa do Brasil sub-20, contra o Internacional.

Segundo Carlos Anunciação, coordenador da base, não haverá problema. “Temos elenco de sobra. Se não tivesse, ficaria preocupado. Os mais velhos ficarão no Brasil e os mais jovens vão para os Estados Unidos”, diz.

Veterano de torneios internacionais no Palmeiras, Burse destacou a experiência: “A longo prazo, isso vai ser muito importante, inclusive para a Copinha. Esse grupo é o que vai disputar a Copinha em 2019, e a Dallas Cup vai ajudar no desenvolvimento deles”.

O Leão é um dos três cabeças de chave, ao lado dos ingleses Manchester United e Arsenal. Os líderes de cada grupo e o melhor segundo colocado vão para a semifinal.

Personagens

Mas quem são as promessas? Um dos mais conhecidos da torcida é o atacante Ruan Potó, 19 anos, habilidoso pelos lados do campo. “A ansiedade é grande para que chegue logo. Enfrentar Manchester e Arsenal é um sonho de qualquer atleta. Quero mostrar meu potencial”, destaca.

Como Eron completa 20 anos em julho, abriu espaço para Matheus João, 19, dez deles no Vitória. Ele foi um dos dois selecionados numa peneira de mais de mil garotos: “Vai ser um clima diferente, por enfrentar escolas do futebol tão diferentes. Espero me destacar. Quero retribuir ao clube com um título”.

Na zaga, a segurança é de Marco Antônio e Lucas Ribeiro, dupla que chamou a atenção na Copa São Paulo. “Estamos indo com o intuito de sermos campeões. Dentro de campo, não tememos ninguém”, afirma Lucas Ribeiro.