Voos cancelados deixam brasileiros de molho na África desde quinta

O vôo da Latam que sai de Joanesburgo (África do Sul) para São Paulo, teve adiamentos desde quinta-feira; Companhia alega "condições meteorológica adversas em aeroportos utilizados como alternados"

Publicado em 16 de dezembro de 2017 às 20:59

- Atualizado há um ano

. Crédito: Ada Barreto/Divulgação

O vôo da Latam que sai de Joanesburgo, capital da África do Sul, para São Paulo, teve sucessivos adiamentos desde quinta-feira, e está deixando dezenas de brasileiros de molho no aeroporto da cidade sulafricana. "Estive no aeroporto desde de 10h da manhã sem previsão de embarque. Nesse período, conhecemos outros brasileiros que estão desde quinta-feira sem conseguir embarcar pro Brasil. Não nos deram hotel, não deram nada até agora. O pessoal de ontem chegou a dormir num hotel, mas sairam de lá 2h da manhã com a informação de que iriam viajar às 7h", conta a funcionária pública Ada Barreto.

Só depois das 16h é que Ada e o grupo foram levados para um hotel. "Mas não tem ninguém da Latam aqui, não nos deram nenhuma orientação, nem sabemos se vamos viajar amanhã.", diz ela. Ainda segundo a funcionária pública, as justificativas da empresa foram diversas: "A cada hora dizem algo diferente: tempestade, excesso de trabalho da tripulação, problema técnico na turbina...".

Procurada pelo CORREIO, a Latam informa que "devido a condições meteorológica adversas em aeroportos utilizados como alternados, três voos da companhia com destino a Joanesburgo foram cancelados. O voo JJ 8162 (São Paulo - Joanesburgo), de ontem (15), foi reprogramado com o número JJ9600 e tem decolagem estimada para as 16h de hoje (16). Já o JJ8162 (São Paulo - Joanesburgo), de hoje (16), segue viagem com o número JJ9601, amanhã (17), às 5h. O voo de retorno JJ8163 (Joanesburgo - São Paulo) de hoje (16), por sua vez, parte para o destino final com o número JJ 9603, amanhã (17), às 7h30. A companhia informa que está prestando toda a assistência necessária aos passageiros e reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura (horários de Brasília)".