'Vou estar perguntando...'

por Hugo Brito

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2017 às 03:38

- Atualizado há um ano

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O jeito de falar de uma boa parte dos atendentes de telemarketing, colocando gerúndio onde não deveria, vai reduzir muito em breve. É o que promete a empresa argentina de tecnologia Aivo. O sistema ganhou o nome de Live - ao vivo – e traz referências de respostas inteligentes, e com o português correto, para guiar os atendentes durante o contato com os clientes que ligam. O sistema usa o chamado “machine learning”, ou seja, o aprendizado autônomo por parte dos computadores e soma a isso a tão falada inteligência artificial para, enquanto o cliente interage com o atendimento virtual, ir ajustando as respostas ainda nesse ponto e se por acaso o cliente optar pelo atendimento humano, não acontece o irritante recomeço e repetição de perguntas. A conversa continua de onde parou e já com respostas para o que os computadores entenderam como a necessidade de quem ligou. A previsão é de que a maior parte das pessoas consiga resolver tudo direto com os atendentes virtuais guiados pelo sistema e que, caso isso não aconteça, o tempo necessário para o atendimento humano seja reduzido em 30%.  Segurança solidária  A Tecvoz, empresa especializada em vigilância eletrônica, lançou a vigilância solidária. O sistema funciona através da conexão de diversas câmeras de vigilância instaladas na vizinhança e que podem ser acessadas pelas pessoas da comunidade que pagam um valor mensal de R$ 49,00 para acessar o serviço e ver a imagem de todas as câmeras. Ao ver algum movimento estranho o início da rua, por exemplo, é possível agir de forma preventiva e acionar a polícia ou apertar um botão de alerta que avisará um determinado usuário, a empresa de segurança ou o guarda da guarita mais próxima, sobre o movimento suspeito. Todas as imagens ficam guardadas na nuvem por 7 dias para acesso dos usuários cadastrados.  AirBnB da saúde  A Plataforma VidaClass conecta o paciente direto com médicos, dentistas e laboratórios. Voltada para quem não tem plano de saúde, mais de 160 milhões de brasileiros, o sistema permite que o usuário defina a busca pelo médico aliando à especialidade desejada a proximidade e o preço. No módulo aberto não existe taxa de adesão nem mensalidade e o paciente paga R$ 7,00 pelo serviço a cada marcação. Os mais de 10 mil prestadores de serviço cadastrados oferecem descontos para quem marca consultas e exames pela plataforma e recebem o dinheiro direto, sem intermediários. Na modalidade fechada, onde o paciente paga mensalmente R$ 7,99 é adicionado o serviço de descontos em 22 mil farmácias espalhadas pelo país. O valor da mensalidade paga pelo paciente, volta como crédito no cartão ou em crédito de celulares. O lucro da Vida Class vem de uma taxa de R$ 7,00 cobrada dos profissionais de saúde a cada consulta e repassada automaticamente para a empresa.