Publicidade
Salvador, 25 de maio de 2012
chuva e sol
chuva e sol

máx. 28º
min. 23º

Alta06h15
Baixa12h28
Alta18h53

  • orkut
  • twitter
  • facebook
  • youtube
  • rss
  • classificados correio
  • cadastre-se
  • login

Notíciasrss feed

Ufba e União são acionadas por omissão em crise no Hospital das Clínicas

Representação que gerou o inquérito e a ação foi feita pelos médicos residentes

27.01.2012 | Atualizado em 27.01.2012 - 15:32

Visualizações: 1453

Tamanho da letra: -A | +A

Submetendo seu voto...
Avaliação: 5.0 of 5. 2 voto(s).
Clique na barra de avaliação para avaliar este item.


Da Redação

Uma ação civil pública contra a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a União foi ajuizada pelo Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA). O objetivo é regularizar o funcionamento do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), também conhecido como “Hospital das Clínicas”.

Segundo o MPF, o hospital, que presta assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e funciona como laboratório de ensino e pesquisa da Ufba, enfrenta grave situação de precariedade em função da carência de recursos humanos, materiais, infraestrutura, falta de leitos de UTI e subfinanciamento das despesas de custeio.

A representação que gerou o inquérito e a ação foi feita pelos médicos residentes do Hupes em 2010.

Mudanças no Hospital
O MPF/BA requer medida liminar determinando, dentre outras coisas, que a União, por meio do Ministério da Educação, assuma imediatamente as despesas com pessoal contratado via Fapex até a extinção dos contratos ilícitos, por meio da realização de concurso público num prazo de até 60 dias.

A Ufba deve redirecionar os recursos usados indevidamente nesta remuneração para os fins apropriados; a União, por meio dos Ministérios da Educação e Saúde realizem processo seletivo simplificado para urgente contratação de pessoal para atender às demandas atuais e em conformidade com os tetos físico e financeiro atualmente contratado ao gestor municipal do SUS, bem como para a operacionalização dos equipamentos instalados e ociosos.

A Ufba e a União devem proceder a ampliação da UTI do HUPES para um total de 50 (cinquenta) leitos adulto e 20 (vinte) leitos pediátricos, à aquisição de todos os equipamentos e bens móveis necessários ao normal funcionamento desses leitos, e promovam a contratação de recursos humanos necessários à ampliação da UTI para o funcionamento de 50 leitos adulto e 20 leitos pediátricos.

Além dos pedidos de caráter liminar, o MPF/BA requer a condenação da Ufba e União à regularização definitiva dos vínculos trabalhistas mediante concurso público.

Envie para um amigo

Envie para um amigo

Envie para um amigo

Compartilhe

Envie para um amigo

Imprimir

Envie para um amigo

Reportar erro


Comente esta notícia

Ocultar comentários

Nélia Silka

SEMPRE OBSERVEI A PRECARIEDADE FUNCIONAL E CÍCLICA DO HOSPITAL EDGAR SANTOS, DESDE A ÉPOCA DOS ESTUDOS DE UM IRMÃO MÉDICO, FORMADO PELA UFBA. HOUVE MOMENTOS EM QUE ELE ATÉ LEVAVA ALGODÃO E ÁLCOOL PARA O HOSPITAL, ONDE ERA RESIDENTE. NO FIM DOS ANOS 70, AO BUSCAR UM LEITO HOSPITALAR ALUGADO, MEU MARIDO VIU TRAFEGAREM RATOS PELOS CORREDORES. ACHO QUE NO SÉCULO XXI JÁ É MAIS DO QUE HORA DE MUDAR RADICALMENTE OS "CICLISMOS" DE MAU FUNCIONAMENTO DESTE HOSPITAL-ESCOLA TÃO IMPORTANTE E NECESSÁRIO.

Avalie

Submetendo seu voto...
Não avaliado ainda. Seja o primeiro quem avaliou este item!
Clique na barra de avaliação para avaliar este item.

Reportar abuso














Notícias relacionadas

Publicidade

Refine sua busca



e

Multimídia

Publicidade

Você no correio

Sugira uma pauta para o correio


Cadastre-se

Correio*
Rua Aristides Novis, 123, Federação.
CEP: 40310-630 - Salvador, Bahia, Brasil.