Economia

Baianas desenvolvem gerenciador que ajuda a diminuir conta de luz

Sistema também ajuda a monitorar o modo stand by

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
Atualizado em 04/01/2016 15:50:52

Em busca de soluções inovadoras para reduzir o consumo de energia elétrica, um projeto de jovens engenheiras baianas que prevê uma economia até 40% acaba de ser premiado no concurso nacional Proteste Inovação 2015.

Danielle Oliveira e Tuane Paixão devem comercializar serviço em 2016
(Foto: Divulgação)

O Gerenciador Online monitora e controla informações diárias de consumo de energia elétrica e já possui  um protótipo pronto. O programa deve começar a ser comercializado, a preços populares, partir do final de 2016. “O software é de monitoramento e gerenciamento de quadro de energia. É possível acoplar ao quadro de energia e  monitorar seu consumo online”, explica Tuane Paixão, uma das engenheiras responsáveis pelo desenvolvimento do projeto.

O sistema também ajuda a monitorar o modo stand by. O programa gera relatórios, além de possibilitar a opção de ligar e desligar os circuitos elétricos por meio do aparelho celular. “O gerenciador permite a redução de 15% a 40% dos valores finais da conta de energia e pode ser facilmente instalado”, detalha a engenheira.

O gerenciador faz parte do projeto Redução do Consumo de Energia Residencial Elétrica Online e é resultado do trabalho de conclusão de curso de Tuane Paixão, aluna da Faculdade ÁREA1, juntamente com a colega Danielle Teixeira Oliveira, também formada pela instituição no curso de Engenharia da Computação em 2015.

De acordo com Danielle Oliveira, o prêmio representa a necessidade de solucionar os  problemas relacionados à crise energética. “ Iniciativas como esta devem ser apoiadas pelas instituições de ensino”, afirma ela.

Água: use o recurso de forma consciente
No banho  Feche a torneira do chuveiro enquanto se ensaboa. Quinze minutos de banho com aquecedores, por exemplo, podem gastar 135 litros de água e ainda queimar a resistência do chuveiro.
Pinga-pinga Fique de olho nos vazamentos. As gotas que descem ralo abaixo podem alcançar um desperdício de 95 litros por dia.
Carro limpo Se a lavagem dura  30 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto de água pode chegar a 560 litros. Com o balde, isso pode cair para 40 litros.
Na cozinha Antes de lavar a louça, limpe os restos de comida e feche a torneira: o consumo pode cair de 240 litros para 20 litros.

Energia: Confira dicas para economizar
Chuveiro elétrico Nos dias de calor, coloque na temperatura “Verão”. Nessa posição, o consumo é 30% menor do que na posição “inverno”.
Celular, câmera, notebook  Não deixe o aparelho “dormir” carregando e nem deixe carregar por horas seguidas. Retire da tomada assim que a bateria estiver completa.
Iluminação Use lâmpadas compactas e aproveite a luz natural. Essa substituição é capaz de economizar até 80% de energia. Outras opções são as halógenas ou de LED.
Para todos os aparelhos  Desligue ou tire da tomada quando não estiver usando. A função de stand by usa  de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.

publicidade
{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação
Relacionadas



Salvador

Trânsito em Salvador
-- ºC
-- ºC

    Tábua de Marés

  • Alta06h00
  • Baixa12h06
  • Alta18h30

Assine o Correio 71 3533-3030

Fale com a Redação 71 3535-0330
Classificados Acheaqui71 3535-3035
Publicidade
71 3203-1812
Rua Aristides Novis, 123, Federação.
CEP: 40210-630 - Salvador, Bahia, Brasil.