Empregos

Carnaval: 210 mil postos de trabalho temporário serão gerados em Salvador

No meio da alegria é possível ganhar uma grana extra; veja opções

Renata Drews (renata.drews@redebahia.com.br)
Atualizado em 06/02/2017 13:35:10

Faltam 12 dias para o Carnaval, época de agito e alegria, mas também de garantir uma renda extra. Mais de 750 mil turistas são esperados na capital baiana, de acordo com previsão da prefeitura de Salvador. Com o grande fluxo de pessoas, essa é a oportunidade para autônomos e pequenos ou microempreendedores fazerem dinheiro.

A maquiadora Janaína aproveita a festa para incrementar rendimentos (Foto: Evandro Veig/CORREIO)

Empresas de logística, eventos, camarotes e blocos que vendem abadás recrutam trabalhadores temporários. Segundo o presidente da Empresa de Turismo de Salvador, Saltur, Isaac Edington, a estimativa oficial é a de que cerca de 210 mil postos de trabalho temporários sejam gerados com a folia. Quem não encontrar mais vagas temporárias tem outras alternativas. A época é oportuna para iniciar um negócio ou realizar trabalho autônomo.

De acordo com o gerente da unidade de acesso a mercados do Sebrae, José Nilo, todos os setores da economia se movimentam para o Carnaval. Ele indica que os segmentos de beleza e costura são áreas com lucro certo durante a festa. “Nesse período de Carnaval, Verão e festas, a procura aumenta bastante”, concorda a maquiadora Janaína Abdon.

Este ano, outra opção é o serviço de mototáxi, que está liberado para atender ao público desde que o motoqueiro esteja cadastrado. Com o grande fluxo de turistas, cursos ou professores particulares de idiomas também podem aproveitar para adquirir novos alunos, tanto brasileiros que se interessem em aprender inglês para se comunicar com os visitantes quanto estrangeiros que desejem ter aulas para aprender português.

Onde ficar ligado nas vagas pro carnaval que podem surgir de última hora?
SineBahia Avenida ACM, 3.339, Edifício Torres do Iguatemi, loja 1. www.maisemprego.mte.gov.br.

Simm  Rua Miguel Calmon, 382, Edifício das Seguradoras - Comércio. www.simm.salvador.ba.gov.br.

Shopping  Também vale cadastrar o currículo nos sites dos shoppings de Salvador. Em caso de vagas, os lojistas acessam o banco de dados. salvadorshopping.com.br, shoppingdabahia.com.br, shoppingbarra.com.

Facebook Na rede social também há chances. ‘Vagas de emprego e estágios em Salvador’ e ‘Freela/Trampos - Salvador’ divulgam vagas.

Cinco passos para ficar no emprego após o Carnaval
1. Tenha boa postura e foco. Apesar de ser Carnaval, se concentre e saiba separar o momento
de lazer das obrigações. Bebida nem pensar.

2. O cuidado e o tratamento com os clientes é primordial. Seja tolerante. Trabalhar com alegria e
educação é fundamental para garantir um bom resultado no seu desempenho.

3. Fique atento ao horário de entrada e saída e respeite a jornada de trabalho.

4. Verifique qual é a demanda de traje do local de trabalho e atente-se à roupa e à maquiagem para manter o perfil profissional. Sobrecarregar no visual pode ser ponto decisivo de eliminação, mesmo quando se trata de um emprego  no Carnaval.

5. Cuidado com o vocabulário. O uso de palavrões ou gírias pode comprometer a sua reputação a depender do estilo da empresa.

Com apenas R$ 10 já é possível se capacitar para faturar no Carnaval
Além de correr atrás do trio, há quem aproveite o Carnaval para faturar um dinheiro extra. Para os que têm essa pretensão, uma boa opção são os cursos de capacitação focados na festa e que serão oferecidos pelo Sebrae Lauro de Freitas entre os dias 2 e 16 de fevereiro.

Salvador, Alagoinhas, Catu e Camaçari também ofertarão cursos no mesmo período. Para se inscrever, basta comparecer a um dos pontos de atendimento do Sebrae ou ligar para a Central de Relacionamento por meio do número 0800 570 0800.

publicidade

Salvador

Trânsito em Salvador
-- ºC
-- ºC

    Tábua de Marés

  • Alta04h08
  • Baixa10h08
  • Alta16h21
  • Baixa22h30

Assine o Correio 71 3533-3030

Fale com a Redação 71 3535-0330
Classificados Acheaqui71 3535-3035
Publicidade
71 3203-1812
Rua Aristides Novis, 123, Federação.
CEP: 40210-630 - Salvador, Bahia, Brasil.