Economia

Concurso TRE-BA: Uma semana para o fim das inscrições

Remuneração do TRE-BA chega a mais de R$ 10 mil. Provas em agosto

Maryanna Nascimento (maryanna.nascimento@redebahia.com.br)

Quem quer concorrer a uma das 41 vagas e à formação do cadastro reserva do concurso do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) deve ficar ligado: o prazo de inscrições se encerra daqui a uma semana, no dia 24. Os interessados devem se inscrever no site www.cespe.unb.br/concursos/tre_ba_17 até as 18h do horário de Brasília. 

Com remuneração de até R$ 10.461,90, a data provável para a prova é o dia 20 de agosto. Ou seja, é bom correr para revisar porque o tempo é curto.

Apesar do Tribunal não ter divulgado a expectativa de inscritos, na última seleção do órgão, em 2009, foram mais de 60 mil concorrentes,  1.853 pessoas por vaga. 

Neste ano não deve ser diferente e uma das pessoas que já garantiram a inscrição é Pâmela Lazarim, que sairá de Cascavel, no Paraná, só para a prova. “Farei para adquirir experiência. Como falta pouco tempo, tenho usado um esquema de revisão com fichinhas que têm os assuntos mais importantes”, diz.

Para João Paulo Oliveira, professor de Direito Eleitoral do CERS Cursos Online, Pâmela está indo pelo caminho certo. “A prova está muito em cima. Nos assuntos em que o aluno está preparado ele deve pegar os resumos e fazer questões, tudo em ritmo de revisão”, aconselha. 

O professor e coordenador do AlfaCon, Thállius Moraes,  acrescenta que na hora do estudo é preciso equilibrar as disciplinas, independente do peso. “No geral,  os candidatos vão bem nas específicas e mal nas básicas, que são negligenciadas, mas que muitas vezes podem ser o diferencial para a aprovação”, diz.

Em uma rotina corrida, Kelle Catiane, professora de português do curso Ímpar, chama atenção para a exaustão. “Dormir pouco, comer pouco? Não adianta menosprezar as necessidades físicas e fisiológicas para suprir o intelectual”, indica. Segundo ela, é preciso estar bem para a hora da prova.

Fique atento às seguintes informações

1. Cespe/UNB  

Não é comum que essa banca faça concurso para tribunais. Então é importante ficar ligado no estilo da prova. O tipo de questão não é certo e errado, mas de múltipla escolha. Faça provas dos dois últimos anos para treinar.

2. Conhecimentos específicos  

Se prepare para encontrar muita ‘lei seca’ na prova. Embora caia doutrina e jurisprudência, o forte é a interpretação literal da lei.

3. Tempo de prova  

São 4 horas de prova para 60 questões, além da dissertação e gabarito. Treine em casa com um cronômetro para saber quanto tempo  gasta em cada uma dessas etapas.

4. Língua portuguesa  

Os concursos têm ressuscitado assuntos como ortografia, conjugação verbal e divisão silábica. Além de estudar os assuntos de forma macro, se atente a esses detalhes.

5. Estudo de caso  

Para o cargo de analista jurídico, a prova discursiva tem duas questões de estudo de caso. Escreva a resposta de forma clara e direta. Se florear demais, corre o risco de se desviar ou se perder do que é cobrado e ter a nota  inferior.

 

publicidade

Salvador

Trânsito em Salvador
-- ºC
-- ºC

    Tábua de Marés

  • Alta02h49
  • Baixa09h02
  • Alta15h21
  • Baixa21h21

Assine o Correio 71 3533-3030

Fale com a Redação 71 3535-0330
Classificados Acheaqui71 3535-3035
Publicidade
71 3203-1812
Rua Aristides Novis, 123, Federação.
CEP: 40210-630 - Salvador, Bahia, Brasil.