Empregos

Inadimplência: A complexa arte de cobrar quem deve

Abordagem calma e negociação são os caminhos mais adequados para fazer cobranças

Jordan Dafné (jordan.bezerra@redebahia.com.br)

Em um país com 60,1 milhões de inadimplentes e cerca de 14 milhões desempregados -  segundo o SPC Brasil e o IBGE - , cobrar dívidas de clientes devedores é das tarefas mais  difíceis, principalmente para os empreendedores individuais (MEI), micro ou pequenos. Eles que, na maioria das vezes, lidam com a clientela de forma mais pessoal e direta. 

“É necessário abordar com educação, estudar a dívida e oferecer parcelamentos, outras formas de pagamento, prazos mais longos ou até permutas”, explica Guilherme Porto, presidente da Plusoft, empresa paulista especializada em soluções de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM). 

Apesar disso, o diretor-financeiro da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Vital Souza, alerta  que o MEI jamais pode abrir mão do crédito ou permanecer com clientes em estado de inadimplência constante por medo de intimidar o devedor. 

“Às vezes é melhor abrir mão desse cliente, porque sem os pagamentos o empreendimento mal consegue sustentar custos básicos. Clientes inadimplentes colocam empreendedores em situação de inadimplência”, afirma. 

Vital também indica que o empreendedor tenha sempre uma quantia de dinheiro guardada para tapar os buracos deixados pelos devedores sem prejuízos tão grandes. Ele também  incentiva um cadastro de clientes organizado e com todas as informações da dívida, para cobrar com propriedade e sem risco de perder o freguês.

A microempresária Adriana Velasco,  dona do pet shop Amicão, registra os clientes em fichas preenchidas à mão e garante que essa prática evita a inadimplência. De acordo com o contabilista e advogado Gilberto Bento Jr. é possível recorrer à Justiça caso o pagamento não ocorra e fazer com o que cliente assine um Termo de Confissão de Dívida. Gilberto também realizou um estudo sobre os quatro principais tipos de devedores no Brasil (veja no quadro abaixo).

 

publicidade

Salvador

Trânsito em Salvador
-- ºC
-- ºC

    Tábua de Marés

  • Baixa00h39
  • Alta07h04
  • Baixa13h13
  • Alta19h36

Assine o Correio 71 3533-3030

Fale com a Redação 71 3535-0330
Classificados Acheaqui71 3535-3035
Publicidade
71 3203-1812
Rua Aristides Novis, 123, Federação.
CEP: 40210-630 - Salvador, Bahia, Brasil.