Empregos

Relaxe para produzir mais: Veja exercícios e lugares para relaxar

Depois do trabalho, chega a hora de relaxar e descansar

Maryanna Nascimento (maryanna.nascimento@redebahia.com.br)
Atualizado em 13/02/2017 14:09:42

O professor Antônio Ferreira usa a ioga para ensinar técnicas de relaxamento a trabalhadores

(Foto: Mauro Akin Nassor/Correio)

Quando a rotina se torna exaustiva, a cobrança no trabalho aumenta e o dinheiro aperta, é difícil conseguir um momento para desacelerar e as consequências vão de estresse a transtornos físicos e mentais. Pode parecer controverso, mas para produzir mais e apresentar melhor resultado no trabalho é preciso relaxar. O problema é que nem todos sabem disso e que também um número grande de pessoas não sabe como se desligar das preocupações e relaxar.

Para Suerda de Souza, médica do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat), fatores como o excesso de cobrança e o não reconhecimento das limitações dos indivíduos provocam a sensação de estresse. 

Para se ter um equilíbrio, o ideal é que se dê atenção tanto ao físico quanto ao emocional. “Fazer uma atividade física é uma forma de descarregar endorfina, que dá a sensação de bem-estar”, diz Suerda. Além disso, “o músculo precisa descansar para que ele se regenere e possa voltar a trabalhar”, complementa.

Quando o assunto é a necessidade de se desligar, Antônio Ferreira - professor de ioga que dá aula em empresas -  chama atenção para a respiração. Segundo ele, a respiração tem o poder de modificar a forma de percepção do real e por isso ajuda a relaxar. É ele quem ensina e recomenda o exercício de relaxamento desta página.

publicidade

Salvador

Trânsito em Salvador
-- ºC
-- ºC

    Tábua de Marés

  • Alta05h45
  • Baixa11h54
  • Alta18h17

Assine o Correio 71 3533-3030

Fale com a Redação 71 3535-0330
Classificados Acheaqui71 3535-3035
Publicidade
71 3203-1812
Rua Aristides Novis, 123, Federação.
CEP: 40210-630 - Salvador, Bahia, Brasil.