Economia

Tira-dúvidas: Vale a pena comprar imóveis na atual situação em que o país se encontra?

Edisio Freire (carteiracorreio@redebahia.com.br)
Atualizado em 06/06/2016 08:16:20

Vale a pena investir em imóveis ou comprá-los na atual situação em que o país se encontra? Como organizar as finanças para adquirir um bem desse tipo? Verônica Silva

Olá, Verônica. Momentos de crise são ruins para uns e bons para outros. O mercado imobiliário vem passando por uma fase bem delicada, principalmente em Salvador. Os preços estão caindo, criando uma boa oportunidade de mercado para quem quer comprar, sobretudo, se a compra for à vista.

Com a taxa de juros alta, o financiamento destrói todo o ganho que se tem com a queda nos preços. A recomendação é analisar e procurar a melhor opção para a compra, e tentar reduzir ao máximo o valor a ser financiado, evitando pagamento de juros.

Já que, no momento, não é vantajoso investir na poupança, o que posso fazer para que meu dinheiro renda mais? Aplicar em um plano de previdência privada seria o ideal? Ana Amélia Sotero

Olá, Ana. O investimento em Caderneta de Poupança é simples de contratar, fácil de entender e bem seguro. Mesmo não oferecendo uma boa rentabilidade, para curtíssimo prazo, é uma boa opção. Existem alternativas mais rentáveis, como o Tesouro Direto, por exemplo, que rende aproximadamente 35% a mais que a poupança.

Agora, vai depender do tempo estimado que você vai deixar o dinheiro investido. Se sua intenção for resgatar em menos de um ano, fique na poupança. Se o prazo for superior a isso, tente a opção do Tesouro Direto. Em relação à Previdência Privada, ela é recomendada quando feita para longo prazo.

Tenho financiamentos de um carro e de uma casa pela Caixa Econômica Federal. Seria interessante adiantar as prestações com o dinheiro que tenho atualmente aplicado em poupança? Anônimo

Olá, Anônimo. Sua pergunta é bem interessante, mas para respondê-la precisaria de mais elementos. Vou tentar sintetizar e ser bem objetivo. Em linhas gerais, é mais vantajoso sim, porque os juros que você recebe da poupança são  menores do que os aplicados nos financiamentos.

Porém, é importante observar quais serão as taxas de desconto de cada financiamento, que vai depender muito do número de prestações pagas. Portanto, recomendo que solicite das instituições financeiras os extratos de quitação de cada contrato e consulte um especialista para saber qual a melhor opção.

publicidade

Salvador

Trânsito em Salvador
-- ºC
-- ºC

    Tábua de Marés

  • Alta04h47
  • Baixa10h49
  • Alta17h04
  • Baixa23h08

Assine o Correio 71 3533-3030

Fale com a Redação 71 3535-0330
Classificados Acheaqui71 3535-3035
Publicidade
71 3203-1812
Rua Aristides Novis, 123, Federação.
CEP: 40210-630 - Salvador, Bahia, Brasil.