TV

Novo Mundo: novela das 18h mistura romance, aventura e humor

Trama, dos estreantes Thereza Falcão e Alessandro Marson, tem Chay Suede e Isabelle Drummond como casal protagonista

Roberto Midlej (roberto.midlej@redebahia.com.br)
Atualizado em 19/03/2017 18:02:51

Isabelle Drummond é Anna e Chay Suede, Joaquim (Foto: Paulo Belote/divulgação)

 

Humor, romance, história e uma dose de capa e espada nos moldes dos clássicos de Hollywood são a receita da novela das 18h, Novo Mundo, que estreia quarta-feira na Globo/TV Bahia. A trama começa na viagem que trouxe a arquiduquesa austríaca Leopoldina (Letícia Colin) ao Brasil para se tornar a esposa de Dom Pedro (Caio Castro).

Na mesma viagem, a bordo de um grandioso navio, a professora de português Anna Milmann (Isabelle Drummond) e o ator Joaquim Martinho (Chay Suede) se apaixonam. A novela é escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, com direção artística de Vinícius Coimbra e é  ambientada no Brasil do início do século XIX, entre 1817 e 1822. Thereza e Alessandro estreiam como autores principais, mas já trabalharam juntos como colaboradores de Avenida Brasil e A Regra do Jogo, de João Emanuel Carneiro.

Em entrevista ao CORREIO, eles falam sobre a importância do período em que se passa a novela  para o país: “A onda revolucionária finalmente chegava aqui. Intelectuais se juntam a tantos setores que apoiam, por necessidade ou crença, a ruptura dos laços com Portugal.  O Brasil começa a desenhar sua identidade. E ela é lindamente feita de índios, europeus, negros”.

Embora abordem temas históricos, os autores dizem que fizeram algumas concessões, afinal não pretendem dar uma aula de história: “A novela tem muitas licenças poéticas. Mas muitas coisas que de fato aconteceram parecem inventadas e muita coisa inventada parece história. Não alteramos os fatos históricos, não seríamos tão malucos assim. Mas trabalhamos com versões. E, dependendo de quem escreve a versão, alguém pode ser santo ou demônio”.

 

Thereza Falcão e Alessandro Marson foram colaboradores de A Regra do Jogo
(Foto: Maurício Fidalgo/Globo)

Apesar de o romance entre Anna e Joaquim ser muito importante na trama, os autores dão também destaque à arquiduquesa Leopoldina. Para eles, a austríaca, que se tornaria imperatriz, sempre teve a vocação de estadista. “Ela soube dar bases a Dom Pedro para que se tornasse o primeiro imperador do Brasil. Ela proclamou a Independência antes mesmo de Dom Pedro. Sabia da necessidade de cortar os laços com Portugal”.

História
Chay Suede, que vai protagonizar o romance da novela, acha que o público  lembrará das aulas de história e isso pode aumentar o interesse na trama. “A novela traz muitas coisas que eu gostaria de ver em uma história épica como é a nossa. Vai ser divertidíssimo para quem está vendo e para a gente que está fazendo. Tem personagens que vão desde a realeza aos mais populares”, diz o ator. 

Como de costume, alguém vai tentar atrapalhar a felicidade do casal protagonista. Em Novo Mundo, o algoz de Anna e Joaquim será Thomas Johnson, um oficial da Marinha inglesa que cuidou da segurança de Leopoldina durante a viagem. O vilão é vivido por Gabriel Braga Nunes.

Entre os personagens de destaque, há ainda os pais de Dom Pedro, Dom João VI e Carlota Joaquina, interpretados por Léo Jaime e Débora Olivieri. Como no filme Carlota Joaquina (1995), de Carla Camuratti, o rei satisfaz seu apetite entupindo-se com generosas coxas de frango, enquanto cumpre suas obrigações governamentais.

Entre os aspectos técnicos, a cenografia deslumbrante vai chamar a atenção do público, que viajará ao Rio de Janeiro do século XIX, antes da independência do Brasil. E a Europa será representada com toda a pompa da corte portuguesa, dos ingleses e dos austríacos. 

Segundo o cenógrafo Paulo Renato, será um Brasil com resquícios coloniais, centrado no Rio. “Estamos representando essa cidade que Dom João encontrou, onde se estabeleceu e começou a fazer mudanças. Era uma cidade com construções escoradas umas nas outras. O viajante chegava e via aquele cenário, que, apesar de bagunçado, era lindo, graças à natureza”, diz Paulo Renato.

Conheça personagens da novela

Veja entrevista de Letícia Colin, a Imperatriz Leopoldina, ao CORREIO

publicidade

Salvador

Trânsito em Salvador
-- ºC
-- ºC

    Tábua de Marés

  • Alta05h45
  • Baixa11h54
  • Alta18h17

Assine o Correio 71 3533-3030

Fale com a Redação 71 3535-0330
Classificados Acheaqui71 3535-3035
Publicidade
71 3203-1812
Rua Aristides Novis, 123, Federação.
CEP: 40210-630 - Salvador, Bahia, Brasil.