Gastronomia

Conheça os mitos e as verdades sobre a alimentação vegetariana

Em outubro é celebrado o Dia Mundial do Vegetarianismo

Redação iBahia

Em outubro é celebrado o Dia Mundial do Vegetarianismo. Para celebrar a data e desmitificar algumas dúvidas, a Boali e nutrição montou uma lista com os principais mitos e verdades da dieta vegetariana.

A data foi criada pela Sociedade Vegetariana Norte Americana, em 1977, e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de um mundo mais ético, saudável e ecológico. Somente no Brasil estima-se que cerca de 16 milhões de pessoas (IBOPE 2012) sejam adeptas desta filosofia de vida. Confira abaixo a lista completa e tire as suas dúvidas:

(Foto: Divulgação)

1. Vegetarianos não consomem proteínas
Mito. Os vegetarianos consomem proteínas nas refeições do dia a dia sim, porém todas elas são de origem vegetal. Os vegetais e leguminosas são riquíssimos em proteína.  Entre alguns exemplos temos: soja, feijão, ervilha, grão de bico, cereais etc.

2. O organismo dos vegetarianos pode apresentar deficiência de ferro
Verdade. Apesar de não ser uma regra geral, o principal desafio para quem segue uma dieta vegetariana é a quantidade de ferro no organismo. Vale ressaltar que os onívoros (pessoas que se alimentam de fonte animal e vegetal) também podem apresentar a mesma deficiência. Tudo depende dos alimentos que são consumidos e de como está a saúde intestinal da pessoa, para que ela absorva bem os nutrientes. As principais fontes de ferro de origem vegetal são: agrião, couve, cheiro-verde, grãos integrais, nozes e castanhas.

3. Não há necessidade de os vegetarianos fazerem suplementação de vitaminas em seu dia a dia
Depende. A suplementação de vitaminas – principalmente do Complexo B – só é indicada aos vegetarianos, como também aos onívoros, em casos específicos e deve ser analisada/acompanhada por um profissional de saúde, seja um médico ou nutricionista.

4. Quem é vegetariano precisa e deve comer mais
Mito. Quem é vegetariano não precisa comer mais e sim adequar a quantidade de proteínas vegetais em todas as refeições do dia a dia, desde o café da manhã até a ceia.

5. A dieta vegetariana não traz riscos à saúde
Verdade. Não existem estudos que relacionem uma dieta vegetariana a problemas de saúde.

6. Todo vegetariano é magro
Mito. Alguns vegetarianos acabam exagerando no consumo de carboidratos e não equilibrando o consumo de proteínas, o que faz com que se ganhe peso. Isso acontece principalmente na transição da alimentação onívora para a vegetariana feita sem orientação.

7. Crianças não devem ser vegetarianas, pois isso interfere no seu desenvolvimento
Mito. As crianças podem ser vegetarianas sem problema algum. Mas, da mesma forma como os adultos, precisamos adequar a quantidade dos macro e micronutrientes ingeridos nas refeições e, se necessário, fazer a suplementação.

8. Vegetarianos podem praticar esportes regularmente
Verdade. A alimentação vegetariana fornece todos os nutrientes essenciais ao corpo e não traz nenhuma limitação à prática de atividades físicas. Por isso, os vegetarianos podem e devem praticar exercícios. Isso fará bem ao corpo, à alma e à mente.

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