Confira assuntos de Atualidades que podem cair no Enem

Professores afirmam que estar atualizado sobre as notícias faz diferença

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 29 de agosto de 2018 às 03:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/ CORREIO

Amanda Cerqueira, 16 anos, tem o sonho de se tornar engenheira de produção e, para isso, estuda 6 horas por dia, além do período em que está na escola. No descanso entre uma matéria e outra, ela usa o celular, mas se engana quem pensa que a jovem está falando com o crush ou vendo as redes sociais. São as notícias que deixam a estudante atenta e por uma razão bem simples: Atualidades é uma das cobranças do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Sempre leio uma reportagem por dia e umas três no final de semana. Além disso, fico atenta ao ‘Moments’ do Twitter. Ele reúne uma série de publicações de jornais e revistas sobre um mesmo assunto, o que facilita na hora de se atualizar. Procuro sempre alternar os assuntos também, e a gente sempre leva alguns deles para debater na aula”, contou a aluna do Colégio São Paulo.

No dia 13 de setembro do ano passado, o CORREIO publicou uma reportagem sobre os desafios que pessoas com deficiência auditiva enfrentam para estudar. Um mês depois, o Enem pediu que os candidatos fizessem uma redação sobre os Desafios para Formação Educacional de Surdos no Brasil.

Para a supervisora pedagógica do ensino médio do Colégio São Paulo, Simone Guimarães, saber escolher as fontes de notícia também é fundamental. “Atualidades é uma área que exige olhar crítico e ele é desenvolvido através da escola e da família, por isso, é importante estar informado sobre os fatos locais, nacionais e internacionais, mas é preciso cuidado na hora de escolher as fontes de informação”, disse ela.

Senso crítico A dica da profissional é que os estudantes leiam colunas específicas de jornais e revistas cujo autor tenha visão crítica e faça a interpretação do que está nas entrelinhas das notícias. “A família tem uma visão crítica, mas muito particular. A prova requer uma visão de mundo objetiva. É aí que entra o professor, orientando e fornecendo fontes de pesquisas confiáveis”, disse. Simone Guimarães recomenda leitura para desenvolver senso crítico (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO) A leitura foi apontada por todos os professores ouvidos pelo CORREIO como um elemento primordial para o desenvolvimento do senso crítico. Segundo eles, a prova exige olhar para o passado para entender o presente, e pensar o futuro. Na prática, o candidato precisa identificar o problema, interpretar a questão e encontrar a solução.

Apesar de Atualidades ser um conteúdo em movimento e não ter uma prova específica no Enem, os professores disseram que ela está presente em todas as áreas e que alguns assuntos são recorrentes. Questões ligadas a direitos humanos, como intolerância religiosa e racismo, além de violência, populismo e formas de governo, são comuns.

Segundo o professor de História do Instituto Dom de Educar (Rede FTC) Lucas Amorim, quase metade das questões de História Geral trata dos períodos Moderno e Contemporâneo.

“Também são comuns questões sobre a cultura greco-romana, sociologia e filosofia. Em História do Brasil, o mais comum é Império, República Velha e Populista, e Era Vargas. Ditadura Militar também é frequente e este ano deve aparecer em virtude das campanhas presidenciais, de candidatos que desmistificam os danos que ela causou”, aposta Amorim.

Política e ética Quem está usando o tempo para tentar entender as muitas fases da operação Lava Jato ou os desdobramentos da reforma trabalhista pode ter esperança. Para o professor de Filosofia e Atualidades do Colégio Vitória Régia, Neylon Barboza, existe uma grande chance desses assuntos aparecerem na prova.

“Não de forma direta, mas de maneira interdisciplinar, pedindo para o aluno contextualizar e apresentar uma visão crítica. Todos os anos, política e ética aparecem na prova, seja em questões de história, sociologia, filosofia ou literatura. É um assunto frequente e atual”, disse.

A greve dos caminhoneiros, deflagrada em maio, e a intervenção federal no Rio de Janeiro, que começou em fevereiro, são assuntos “quentes” deste ano.

Agora, quem pensa que ler jornais basta está enganado. O professor contou que Atualidades exige dos candidatos, além de conhecimento sobre o mundo atual, embasamento teórico sobre questões históricas. “Se a questão é sobre o cenário político brasileiro, ele precisa entender de democracia. Saber que, para os primeiros teóricos, a política era uma forma de garantir o bem comum, que, para Maquiavel, ela existia para manter o poder do governante. Já na visão dos contratualistas, o Estado é resultado de um acordo entre os indivíduos para manter a ordem. São visões diferentes da mesma questão. Não é uma prova fácil”, disse.

CONFIRA SIMULADO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Entre os assuntos mais cotados para este ano, racismo lidera o ranking na opinião dos professores. Não por acaso. Em 2018, são 130 anos da abolição da escravatura no Brasil, 100 anos do nascimento de Nelson Mandela, líder na luta contra o Apartheid na África do Sul, e 50 anos do assassinato de Martin Luther King, principal defensor dos direitos dos negros nos EUA.

Para o professor de história dos colégios Módulo e Bernoulli Carlos Nazaré o tema pode aparecer, inclusive, na redação. “Além disso, tem os 30 anos da Constituição de 1988 que também trata desse assunto. São muitas datas ligadas a esse tema, então, tem muita chance dele aparecer na prova novamente”, disse.

Fatos históricos que 'fazem aniversário' este ano:30 anos da Constituição Federal Brasileira  Aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte em 22 de setembro de 1988 e promulgada em 5 de outubro de 1988, trata da divisão dos poderes, das regras da república e de Direitos Humanos. 50 anos do AI-5 O Ato Institucional Número Cinco foi decertado em 13 de dezembro de 1968 e endureceu a repressão do regime militar no Brasil. 50 anos da Passeata do Cem Mil Em 26 de junho de 1968 uma multidão realizou uma passeata pelas ruas do Rio de Janeiro contra a Ditadura Militar. 50 anos do assassinato de Martin Luther King Apontado como um dos nomes mais importantes na luta contra o racismo no EUA, ele foi assassinado em 4 de abril de 1968. 50 anos dos Movimentos Estudantis Em maio de 1968 uma série de protestos abalaram a França e tiveram repercussão no mundo, em defesa dos direitos civis. 50 anos da Primavera de Praga O movimento aconteceu entre janeiro e agosto de 1968 e representou a liberação política na Tchecoslováquia. 70 anos da criação da ONU Fundada em 7 de abril de 1948, a Organização das Nações Unidas, hoje é o principal órgão de diálogo entre as nações do mundo. Centenário de Olavo Bilac Poeta, jornalista e escritor, foi autor do Hino da Bandeira. Morreu em 28 de dezembro de 1918. Centenário de Nelson Mandela Líder sul-africano, nasceu em 19 de julho de 1918, e foi o principal nome na luta contra o regime de segregação racial do Apartheid. Fim da Primeira Guerra Mundial Em 11 de novembro de 1918 foi assinado o Armistícios entre a Entente e o Império Alemão pondo fim ao conflito.

Quatro séries na Netflix que valem por uma aula: 13ª Emenda  Seriado aborda a questão racial nos EUA We are Legion Sobre privacidade na internet A Primeira Guerra Mundial Sobre o conflito que durou de 1914 a 1918 entre os países Aliados e os do Eixo The World’s War: Forgotten Soldiers of the Empire Seriado aborda como as potências europeias utilizaram soldados de suas colônias durante a Primeira Guerra Mundial Temas da atualidade listados por professores Intolerância religiosa  Racismo  Violência  Populismo e formas de governo  Cultura greco-romana Império República Velha e Populista Era Vargas Ditadura Militar Operação Lava Jato Desdobramentos da reforma trabalhista Greve dos caminhoneiros Intervenção federal no Rio de Janeiro