Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Vídeo: Senador interrompe convenção e faz apelo para ser candidato a governador

Cleitinho diz que mudou de ideia após conversa com a mãe e o irmão, mas partido manteve "não"

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 4 de agosto de 2026 às 13:35

O senador Cleitinho (Republicanos-MG)
O senador Cleitinho (Republicanos-MG) Crédito: Waldemir Barreto/Agência Senado

Depois de anunciar que havia desistido da disputa pelo governo de Minas Gerais, o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) voltou atrás e pediu para ser mantido como candidato nas eleições de 2026. O apelo foi feito nesta terça-feira (4), durante a convenção nacional do Republicanos, em Brasília, mas acabou rejeitado pela executiva da legenda, que manteve a decisão de não lançar candidato ao Executivo mineiro.

Ao justificar a mudança de posição, Cleitinho afirmou que não estava bem quando gravou o vídeo divulgado na segunda-feira (3), no qual comunicava sua desistência. Segundo ele, a visita da mãe e do irmão, o ex-prefeito de Divinópolis Gleidson Azevedo (Republicanos), foi decisiva para fazê-lo reconsiderar.

"A minha mãe e o meu irmão saíram de onde estavam, chegaram lá em casa hoje cedo e me disseram o seguinte: 'Não desista, a gente vai fazer campanha para você. A gente vai ficar com você'", relatou.

Em seguida, o senador afirmou que decidiu fazer um novo apelo à direção da sigla. "O Espírito Santo me pediu pra falar isso", declarou antes de pedir ao presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), uma nova oportunidade para disputar o governo de Minas.

"Eu quero ser candidato a governador e peço ao presidente que me dê essa vaga. Não vou decepcionar o partido e o povo de Minas. Vou manter essa bancada mineira dentro do partido. Venho aqui humildemente olhando nos seus olhos. Eu te mandei mensagem. (Mandei para o) próprio Tarcísio (de Freitas). Peço humildemente, do fundo do meu coração. Agora eu faço uma pergunta: quem nunca foi e voltou? Quem nunca teve equívoco? Quem nunca errou, levante a mão", discursou.

Na reta final da fala, Cleitinho reforçou o apelo citando familiares e a Polícia Militar. "Pelo meu pai, pela minha mãe, pelo meu irmão, pela Polícia Militar."

Apesar da tentativa de reverter a decisão, o Republicanos manteve o posicionamento de não lançar candidato ao governo de Minas Gerais. Durante a convenção, a legenda também confirmou que permanecerá neutra na disputa pela Presidência da República em 2026.