Que venha o novo Rei da Folia

Concurso para escolha do Rei Momo 2024 tem início na próxima terça-feira (24). Conheça os candidatos

  • Foto do(a) author(a) Osmar Marrom Martins
  • Osmar Marrom Martins

Publicado em 23 de janeiro de 2024 às 15:04

Candidatos a rei momo de Salvador
Candidatos a Rei Momo de Salvador apresentaram alegria e descontração em evento para a imprensa Crédito: Ana Lúcia Albuquerque/CORREIO

A largada para o concurso da escolha do Rei Momo do carnaval de Salvador foi dada com a participação dos candidatos inscritos e de representantes da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), durante um café da manhã para a imprensa, ontem, no Shopping Bela Vista.

Na oportunidade, o Hemoba iniciou uma campanha de captação de sangue no próprio shopping. Dos 10 candidatos inscritos dois não compareceram, mas os outros que marcaram presença não economizaram na simpatia e na dança para mostrar que tem muito molejo.

A apresentação começou pelo atual Rei Momo, o publicitário Alan Cerqueira Nery, 37 anos, que está se candidatando pela sétima vez, sendo vencedor em três ocasiões. Alan nutre a esperança de continuar reinando em 2024. “Estou super ansioso, é um momento muito importantes para mim. Cada ano, é uma novidade diferente, a gente está para abraçar a comunidade, a cidade já está no clima de Carnaval. Estou muito feliz em poder representar essa festa que é a maior festa do mundo”.

Também cheio de expectativa está Reginaldo Santor, coordenador do Concurso do Rei Momo em 2024, que será o grande homenageado da folia. Desde 1985, Reginaldo vem se dedicando ao carnaval. À frente da Coordenação Executiva do Concurso do Rei Momo, pela Federação das Entidades Culturais e Carnavalescas da Bahia, vem mantendo uma luta constante, ao lado do presidente do clube Jairo da Mata e do produtor Dick Johnny, para que as entidades carnavalescas e o carnaval, inclusive o Rei Momo, fosse, como de fato é, esse poderoso instrumento de promoção cultural, turística e social e, acima de tudo, de inclusão.

O Concurso do Rei Momo existe há 65 anos, sendo que, durante um grande um período, ele era feito diferente do formato atual como concurso. Na verdade,a escolha era realizada por indicação da rádio Excelsior da Bahia. Depois, a partir de 1999, a Federação passou a fazer o concurso que está até hoje", explica o coordenador. Reginaldo pontua que em 2024, o concurso conta com 10 bons candidatos, que não estão condicionados à exigência do peso, o que contrariava a Organização Mundial de Saúde. "Inclusive, temos uma novidade nos últimos anos: agora a Comissão é formada pelos próprios candidatos. Eles deliberaram, por exemplo, que, a partir do próximo ano, cada candidato deve ter no mínimo 100 kg. Não é exagero. A gente não quer incentivar a obesidade porque houve candidato que sofreu problemas por causa disso”, comentou Reginaldo.

Outro fator importante é que, hoje, o Concurso também tem duas campanhas. Uma de doação de sangue, quando há a captação de pessoas que vão ao Hemoba para verificar se há ou não condições para a doação. "Ano passado, segundo o próprio Hemoba, conseguimos arrecadar durante o Carnaval 940 bolsas de sangue", conta.

"A outra campanha é de arrecadação de alimentos que a gente distribui entre Irmã Dulce, Martagão Gesteira e Aristides Maltez”, concluiu Reginaldo.

O concurso acontece dia 27, a partir das 19h, no Clube Fantoches da Euterpe (Largo 2 de Julho). O Correio Folia tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador.

Relação dos Candidatos:

Adson Guedes Pereira, artista plástico, 58 anos, 102 kg

Aderbal Rodrigues D´Almeida Neto, especialista em segurança, 44 anos, 128 kg

Devison Andrade Mascarenhas, empresário, 51 anos, 142kg

Jeferson de Araújo Santos, funcionário público, 34 anos, 140kg

Edgar Nascimento de Oliveira, radialista, 45 anos, 79kg

Marcelo Cancio de Jesus, Motorista socorrista, 46 anos, 180kg

Jorge Roberto França de Menezes, enfermeiro, 63 anos, 112kg

Elton Alves da Silva, empresário, 42 anos, 86kg

Alan Cerqueira Nery, publicitário, 37 anos, 115kg

André Luís Almeida Santos, professor, 48 anos, 140 kg