Filhos de Gandhy levam mensagem de paz ao Circuito Dodô em desfile marcado pela passagem de gerações

Bloco comemora 75 anos em 2024

Publicado em 12 de fevereiro de 2024 às 20:10

Desfile do Gandhy  Crédito: Arisson Marinho / CORREIO

Depois do axé de Bell tomar conta da Barra-Ondina, o Afoxé Filhos de Gandhy transformou o circuito Dodô em um grande tapete branco. O bloco, que em 2024 completa 75 anos, desfilou pelo segundo dia no Carnaval soteropolitano. No domingo (11), os foliões marcharam pelo Centro Histórico levando a mensagem de paz.

O Açougueiro Fabiano Santana, de 44 anos, conta que sai nos Filhos de Gandhy há mais de dez anos. Segundo ele, o grupo representa o amor.

"O Gandhy pra mim representa paz, amor e alegria. São mais de dez anos fazendo essa festa na rua, e agora passando essa tradição para ele", conta Fabiano, carregando o pequeno Raí, de apenas dois anos, nos ombros.

Por sinal, a tradição de desfilar com o Gandhy é passada entre as gerações. Ao lado de Fabiano, o avô de Raí, o vendedor de frutas Everaldo Barbosa, de 66 anos, conta que foi iniciativa dele levar a criança para a folia.

"Esse ano eu fiz questão que ele saísse comigo. É o primeiro ano para começar a encaminhar a carreira nessa tradição", conta Everaldo, que tem 20 anos dedicados ao Gandhy.

O amor ao Gandhy também é passado de pai para filha. Há dois anos o gari Antônio do Rosário leva a filha de oito anos para o circuito. Ele conta que em breve ela estará desfilando nas Filhas de Gandhy, uma espécie de ala feminina do Afoxé.

"O Gandhy representa tudo para mim. Desde pequeno sempre via meu pai, meu tio saírem e me apaixonei. Até hoje sou apaixonado. Já tenho 26 anos de Gandhy e agora estou trazendo ela para as Filhas de Gandhy", relata.

Quem também participou do desfile do Gandhy foi o prefeito Bruno Reis. Vestido com a tradicional fantasia, Bruno integrou o momento em que pombas brancas foram soltas na concentração em sinal de paz. O secretário de Cultura, Pedro Tourinho, também marcou presença.

O Correio Folia tem apoio institucional da Prefeitura de Salvador