Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Carmen Vasconcelos
Publicado em 20 de setembro de 2021 às 06:00
- Atualizado há 2 anos
Abrir um negócio já é um grande desafio, mantê-lo é ainda maior. Quem inicia um negócio precisa, muitas vezes, se desdobrar para dar conta da organização e do gerenciamento. Em 2020, o Ministério da Economia registrou a abertura de 2,6 milhões de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) - um salto de 12,6% em relação ao ano anterior. Segundo o Sebrae, mais de 60% das novas empresas fecham nos primeiros dois anos. No entanto, alguns aplicativos podem ajudar nessas tarefas, tornando-se um aliado indispensável para administrar da melhor forma possível o empreendimento. >
A sócia da Youpper, empresa de consultoria em mídia, Samille Costa afirma que os aplicativos são executores essenciais quando o assunto é administrar o tempo do empreendedor, que exerce todas ou a maioria das funções de um negócio, garantindo a consistência e o planejamento das ações cotidianas. “Em um mundo onde os negócios e produtos são criados com mais agilidade e as pessoas conseguem tirar seus projetos do papel, a importância de hábitos e disciplinas que, repetidos diariamente, produzem efeitos a longo prazo é indispensável. Os aplicativos certos diferenciarão um novo empreendimento dentre o mar de opções disponíveis no mercado”, defende.>
Para ela, quem ainda está se familiarizando com os aplicativos, precisa saber que as opções disponíveis podem representar os diferentes setores do negócio, considerando que a maioria dos profissionais autônomos exercem mais de duas ou três funções no empreendimento. “Os aplicativos unem habilidades que tornam o cotidiano de um empreendedor menos denso, pois permitem gerenciar o tempo, as crises e encontrar espaços de respiro para colocar novas ideias e soluções em prática”, completa.>
Ponto de partida>
Samille lembra que o próprio Google pode ser um bom ponto de partida, através de ferramentas como o Google Drive, por exemplo, que possibilita abrir documentos em word, planilhas, apresentações, fotos e vídeos organizados por projetos ou clientes, editáveis online com seu time e diretamente do celular de onde estiver, a praticidade necessária no dia a dia de qualquer empreendedor. “Já o Trello é um aplicativo pensado para o gerenciamento, além de conseguir gerenciar melhor o seu tempo com a organização das tarefas, oferece a possibilidade de controle e supervisão das demandas do seu time de forma bem dinâmica, ao longo do processo o usuário consegue mensurar quando cada atividade foi concluída ou se precisam de ajustes em seus prazos”, ensina. Samille Costa lembra que o empreendedor não precisa entender de tudo, mas se encontrar as ferramentas corretas, trabalhará melhor (Foto: Marcus Ribeiro/Divulgação) Para ela, o empreendedor não precisa ser a pessoa mais criativa ou especialista em todas as áreas, mas sim, ter as ferramentas corretas e que se encaixa melhor em suas metodologias de trabalho. Para tanto, a sugestão da especialista é usar quatro aplicativos básicos para executar e construir o sonho de uma jornada de crescimento com resultados mais alinhados com o seu objetivo: o Canva - para criação da comunicação do negócio(Marketing digital), o Facebook Business Suíte - para programação das publicações em redes sociais, Organizze – para o gerenciamento das finanças, possibilita dividir as despesas pessoais das profissionais, gerir sua conta e do cartão de crédito como também, separa a conta empresarial da pessoal e o Trello para Gerenciamento e supervisão de tempo e tarefas.>
“Boa parte dos nossos projetos de vida, dependem unicamente de uma estrutura que nos ajude a dar os passos necessários, que no final das contas, são a soma do nosso trabalho e atitudes”, defende. >
Novos hábitos>
Além dos apps, Samille acredita ser fundamental desenvolver alguns hábitos como: enfrentar a procrastinação, validar os pontos críticos da organização, visualizar os caminhos possíveis e definir prazos. “Esses são hábitos de planejamento que podem ser avaliados uma vez por semana ao medir o progresso do seu objetivo. É comum vermos empresas ou pessoas iniciando muitos trabalhos ao mesmo tempo e finalizando poucos deles, o fluxo de trabalho é mais eficaz quando o organizamos em etapas de desenvolvimento”, complementa.>
Ela lembra inda que o empreendedor precisa planejar, executar, realizar o acompanhamento semanal e corrigir o rumo sempre que necessário. “Durante a execução mantenha-se firme com o compromisso de finalizar primeiro o que é prioridade, defina um período para avaliar e atualizar o progresso das suas demandas. Com 10 minutos diários e as mudanças já serão significativas”, finaliza.>
10 ferramentas para trabalhar melhor>
Google Drive - possibilita que arquivos e documentos sejam armazenados em nuvem e oferece compartilhamento de arquivos para todo o time - que pode acessar de onde estiver e inclusive pelo celular. >
Trello ou o Asana - são ferramentas que ajudam a gerenciar projetos, rotina e agenda do profissional e podem colaborar com a produtividade de quem está trabalho fora do escritório.>
Hubspot - uma ferramenta de gestão de relacionamento (Customer Relationship Management – CRM) gratuita que gerencia e organiza os clientes, oferecendo diversas funcionalidades.>
Bling - é um sistema de gestão empresarial (ERP) para micro e pequenas empresas. Tudo é feito de forma online: da contratação dos serviços até o atendimento por meio do SAC. Por meio de uma plataforma o empreendedor tem o controle total da gestão e controle financeiro do seu negócio - tudo isso em uma plataforma 100% online, que pode ser acessada de qualquer lugar. O sistema permite ainda organizar vendas, estoque, produtos, clientes, pedidos, além da emissão de notas fiscais eletrônicas, e a emissão de boletos bancários. Além disso, é integrado com SIGEP Web dos correios e com as maiores plataformas marketplaces do país.>
ZeroPaper - O ZeroPaper é um aplicativo de controle financeiro simples, especialmente desenvolvido para Autônomos, Profissionais Liberais, MEI's e Micro empresas. Ele permite analisar situações financeiras, além de apontar os caminhos para que você melhore sua gestão por meio de verificações orçamentárias. Dentre as tantas funcionalidades, o app oferece ao usuário a possibilidade de incluir fotos de comprovantes de pagamento, geolocalizados e associados a fornecedores.>
GuiaBolso - Esse aplicativo tem uma enorme flexibilidade. Ele é ideal para quem costuma viajar a negócios ou precisa estar sempre se ausentando da empresa.>
Office para iPad e tablets Android - Se você precisa produzir conteúdos de texto, apresentações e planilhas. Faça toda edição e a criação de novos documentos por esse aplicativo.>
SurveyMonkey - O aplicativo da SurveyMonkey torna mais fácil: escrever e elaborar questionários e pesquisas em poucos minutos; enviar questionários para qualquer pessoa pela web, e-mail ou através das mídias sociais; monitorar respostas em tempo real; e transformar seus dados em insights práticos.>
Controle de Vendas - Controle de Vendas é um aplicativo que tem como objetivo auxiliar você na hora de registrar os produtos vendidos. É possível criar um cadastro de clientes e vendas, receber notificações de cobranças, emitir relatórios completos e fazer backup dos dados.>
Serasa Experian - É a solução ideal para empresas que precisam de agilidade, segurança e mobilidade na concessão de crédito e consulta no Serasa. >