Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Aeronáutica abre 235 vagas para curso de formação de sargentos; saiba como participar

Inscrições vão até de 7 julho

  • Foto do(a) author(a) Millena Marques
  • Millena Marques

Publicado em 16 de junho de 2026 às 13:55

A aeronáutica tem diversos campos de atuação (Imagem: Joa Souza | Shutterstock)
A aeronáutica tem diversos campos de atuação  Crédito: Imagem: Joa Souza | Shutterstock

A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu 235 vagas para o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) com ingresso previsto para o segundo semestre de 2027. As oportunidades contemplam diversas especialidades e são destinadas a candidatos de ambos os sexos que tenham concluído o ensino médio. As inscrições vão até de 7 julho por meio do portal da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR).

De acordo com o edital publicado pela Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), serão ofertadas 185 vagas distribuídas entre diferentes áreas de atuação e outras 50 destinadas especificamente à especialidade de Controle de Tráfego Aéreo.

O prazo começa às 10h do primeiro dia e termina às 15h do último, seguindo o horário de Brasília. A taxa de participação é de R$ 100, mas candidatos que atendam aos critérios previstos no edital poderão solicitar isenção.

Segundo o Glassdoor, o salário base médio é R$ 8 mil/mês por Reprodução

Para concorrer, os interessados devem ter no mínimo 17 anos e não completar 25 anos até 31 de dezembro de 2027. Além disso, é necessário ter concluído o ensino médio até a etapa final do processo seletivo.

Provas

A seleção será composta por provas escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, previstas para o dia 22 de novembro de 2026. Os candidatos também passarão por inspeção de saúde, avaliação psicológica, teste de condicionamento físico e análise documental. Há ainda etapas específicas para concorrentes às vagas reservadas para pretos e pardos, indígenas e quilombolas, conforme determina a legislação vigente.

Os aprovados em todas as fases deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica, localizada em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, em 27 de junho de 2027, data marcada para o início da formação.

O Curso de Formação de Sargentos é realizado em regime de internato militar e tem duração aproximada de dois anos. Durante o período, os alunos recebem instruções nas áreas geral, militar e técnico-especializada. Após a conclusão, os formandos passam a integrar o quadro de suboficiais e sargentos da Aeronáutica e podem ser designados para servir em organizações militares em qualquer região do país, de acordo com as necessidades da Força Aérea Brasileira.

Tags:

Brasil Formação Profissional