Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Muito além de bacalhau: onde comer bem em Bergen, na Noruega

Veja opções gastronômicas da segunda maior cidade do país nórdico

  • Foto do(a) author(a) Victor Villarpando
  • Victor Villarpando

Publicado em 26 de outubro de 2015 às 10:19

 - Atualizado há 2 anos

Falar de comida da Noruega esbarra no mais famoso peixe daquelas águas: o bacalhau. Mas a gastronomia por lá vai muito além do peixão da Semana Santa. As opções do mar são fartas: salmão, camarão, lagosta, lagostim, ostra, mexilhão, caranguejo rei... Para recarregar as baterias durante o roteiro turístico de Bergen, publicado aqui no início do mês, temos três sugestões. Lembre: cada NOK equivale a 50 centavos de real e nada é barato por lá. No mais, bom apetite!

Bar Barista, o exóticoDecoração completamente profusa e encantadora: o Bar Barista é um deleite para os olhos (Foto: Victor Villarpando)As paredes envidraçadas dão a deixa para quem passa na frente ver a profusão da decoração. O Bar Barista é uma loucura. Guarda-chuvas no teto, móveis antigos contrastando com novos, esculturas, um jukebox original, papéis de parede e quadros mil... Até as mesas, originalmente brancas, ganharam séries de desenhos temáticos: tem a da bunda grande, a dos super- heróis... Um expresso grande sai por NOK 35, smoothie por 66 e uma garrafa de cava por 79. Fica dois quarteirões atrás do cais do Bryggen, perto do funicular Floyen. Na rua Øvregaten, no número 12.

Cornelius, luxo no marFrutos do mar, como lagostas, ostras e pinaúna, fazem parte do menu (Foto: Tor Farstad/Divulgação)Não há estrada que leve até o restaurante Cornelius. Só se chega lá de lancha. É uma pequena ilha com vista pros fiordes, montanhas entrecortadas pelo mar. No Verão, de quinta a sábado, um barco sai do cais do Bryggen, duas vezes ao dia (11h30 e 18h), e chega lá  em menos de meia hora. O Cornelius é composto por duas casas à beira-mar: vista linda (Foto: Tor Farstad/Divulgação)O lugar é lindo e a comida é farta. A depender do clima no dia, o Menu Meteorológico muda. Sempre com leituras contemporâneas de frutos do mar, custando a partir de NOK 1.045 por pessoa, com o barco incluso. É preciso reservar no site oficial.Fish Me, o popNo Fish Me tem peixeiro-gato: mão na massa (Foto: Victor Villarpando)À beira-mar, no principal cartão-postal da cidade (o cais do Bryggen) e ao lado do escritório de informação turística: o Fish Me tem tudo para ser ótimo almoço em Bergen. Dentro, peixeiros bonitões manuseiam frutos do mar frescos. Fora, mesas e cadeiras para saborear pratos que enchem os olhos. O prédio é lindo e fica à beira-mar (Foto: Marius Fiskum/Divulgação)É o caso do Luxury Platter, que une caranguejo rei, mexilhão, lagosta, ostra e lagostim, tudo gratinado (NOK 650). O Standart Platter (NOK 350) é mais básico: salmão defumado, camarão e caranguejo. Ambos vêm com pão, salada e aioli. Os balcões da feira ao lado têm menos glamour, mas melhor preço.Os pratos são fartos e vêm com salada (Foto: Marius Fiskum/Divulgação)*O jornalista viajou a convite da Innovation Norway

Leia mais:

Alesund é cidade do bacalhau e da Art Nouveau na Noruega

Cheia de cores, Bergen é segunda maior cidade da Noruega

Oslo é capital da Noruega e une design, história e natureza

Entre o mar e as montanhas: Flam é cidade da Noruega privilegiada pela natureza