Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Borussia passa sufoco, mas vence o Sundowns em jogo de sete gols

Alemães chegaram a abrir boa vantagem, mas viram sul-africanos reagirem e quase empatarem no fim, deixando o placar em 4 a 3

  • Foto do(a) author(a) Pedro Carreiro
  • Foto do(a) author(a) Estadão
  • Pedro Carreiro

  • Estadão

Publicado em 21 de junho de 2025 às 16:02

Guirassy e Anton na vitória do Borussia sobre o Sundows
Guirassy e Anton na vitória do Borussia sobre o Sundows Crédito: Divulgação/Fifa

Depois de um empate morno com o Fluminense na estreia, o Borussia Dortmund reencontrou o caminho das vitórias no Mundial de Clubes, mas com muito mais drama do que se esperava. Em um duelo eletrizante no TQL Stadium, nos Estados Unidos, o time alemão venceu o valente Mamelodi Sundowns por 4 a 3, assumindo a liderança provisória do Grupo F e respirando aliviado após ser pressionado até os minutos finais pelos sul-africanos.

Com o resultado, o Borussia chegou à liderança provisória do Grupo F, com 4 pontos. A condição pode mudar caso o Fluminense vença o Ulsan HD (da Coreia do Sul) ainda neste sábado, dia 21, em partida com previsão de início para as 19 horas (horário de Brasília). Os dois rivais empatariam em número de pontos, prevalecendo o saldo de gols como critério de desempate.

A verdade é que o clube sul-africano não fez um 'papelão' no TQL Stadium. Muito pelo contrário. Inspirado por muitos times considerados 'inferiores' em relação aos europeus (principalmente considerando as vitórias de Botafogo e Flamengo), os Sundowns foram pra cima e dominaram os primeiros minutos das duas etapas. A pressão na saída de bola alemã foi intensa, além de a equipe africana ter criado as melhores oportunidades.

O primeiro gol saiu logo aos 11 minutos, com uma pintura do brasileiro Lucas Ribeiro. Até entregar os dois primeiros gols do Borussia graças a erros primários, o jogo estava bem favorável aos Sundows. Porém, os vacilos custaram caro e os alemães acabaram sendo premiados pela efetividade. Jobe Bellingham, irmão do astro do Real Madrid, fechou a primeira etapa em 3 a 1 para o time de Dortmund.

Sem alterações no retorno dos vestiários, os Sundowns voltaram repetindo o roteiro do primeiro tempo, criando mais oportunidades e sendo punidos por equívocos técnicos. Aos 13, Mudau fez contra quando o Mamelodi estava claramente melhor. Sem desanimar, o time foi buscar o segundo gol três minutos depois, com Rayners, em rebote após carimbar a trave na primeira tentativa.

O terceiro gol dos sul-africanos veio aos 44 da segunda etapa, incendiando ainda mais uma partida que já estava quente - especialmente pela alta temperatura em Cincinnati. O Borussia, que ora chegou a ganhar por três gols de vantagem, se acuou e ficou mais perto de levar o empate do que retomar uma vantagem confortável.

Infelizmente, para os africanos, o juiz terminou a partida antes que isso acontecesse. Para os alemães, restou aproveitar a vitória sem nenhum convencimento e a torcida para que o Fluminense não vença sua partida com bom saldo nesta 2ª rodada.