10 filmes e 10 séries para quem vai fazer a pipoca em casa

Uma lista especial para quem vai curtir a folia do sofá! Confira as tramas mais intensas da Netflix em gêneros diversos

  • Foto do(a) author(a) Vanessa Brunt
  • Vanessa Brunt

Publicado em 6 de fevereiro de 2018 às 06:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

A maior festa de rua do mundo começa oficialmente na quinta-feira, mas o burburinho já está aí. Carnaval é mais brilho do que breu, mais pulo do que preguiça, mais berro do que voz, mais rua... Mas, e se o sofá for o seu melhor amigo enquanto acontece a folia? Não esquecemos da panela de brigadeiro e dos baldes para pipocar. Pensando em quem vai dar uma pausa em meio aos sete dias de empolgação, ou em quem resolveu – por opção ou por forças da vida – agarrar as almofadas durante todo o período, fizemos uma lista para que, ainda assim, a intensidade carnavalesca não precise ir embora do seu dia, tarde ou noite. 

Confira a programação completa do Carnaval 2018

A maior plataforma de streaming para os cinéfilos e seriadores de plantão guarda tramas que fazem o coração disparar até depois dos créditos. Se é ação, vai ser para pular da cama. Se é drama, vai ser para não conter as lágrimas. E, assim, com uma dica para cada estilo, fica o convite para você fazer a pipoca enquanto devora apenas tramas intensas da Netflix, que fazem jus aos seus gêneros. Confira:

SÉRIES

Ação:

La Casa de Papel

No catálogo da Netflix desde dezembro do ano passado, a trama veio fazendo grande sucesso entre os críticos brasileiros em 2018. A série apresenta um grupo de pessoas que utilizaram suas principais habilidades para atos ilegais após problemáticas sociais e econômicas. Esses indivíduos, que não se conheciam até então, são apresentados através de um misterioso homem, que divulga seu nome apenas como 'Professor'. O sujeito os convida para um plano: fazer o maior assalto da história, invadindo a Casa da Moeda, mas com algumas condições e, dentre elas, está a de não criar laços pessoais entre o grupo. Com um plano milimetricamente pensado, o projeto pode, no entanto, sair do controle pelas relações inesperadas. A trama traz críticas políticas e quebra do maniqueísmo, enquanto aprofunda os casos dos personagens.Quantos episódios? A primeira temporada da série conta com 13 episódios já disponíveis na plataforma. A segunda temporada contará com 6 episódios, que estão sendo editados para irem ao ar.Suspense:

Dark

Trama que também chegou à Netflix em dezembro, a série original do streaming acompanha quatro diferentes famílias que vivem em uma pequena cidade alemã. Suas vidas pacatas são completamente atormentadas quando duas crianças desaparecem misteriosamente e os segredos obscuros das suas famílias começam a ser desvendados.  A primeira temporada debate as noções de linearidade entre passado, presente e futuro. Através de uma ótica pouco ortodoxa que indaga temáticas como 'de onde viemos e, principalmente, para onde vamos?', a série também navega em questões mais terrenas, porém delicadas, como o suícidio.Quantos episódios? A primeira temporada conta com 10 episódios. A segunda temporada está em gravação.Psicologia:

Bates Motel

Bates Motel apresenta a vida do personagem Norman Bates desde antes dos acontecimentos do filme Psicose, apesar de reapresentar as cenas do longa também, em um novo formato e com outra profundidade.  Após a misteriosa morte de seu marido, Norma Bates (mãe de Norman) decidiu começar uma nova vida longe do Arizona, na pequena cidade de White Pine Bay, em Oregon, e leva o filho Norman, de 17 anos, com ela. Ela comprou um velho motel abandonado e a mansão ao lado. Mãe e filho sempre compartilharam uma relação complexa, sufocante e, em certos termos, abusiva. Trágicos acontecimentos vão fazendo com que Norman apresente um comportamento além dos costumeiros.  Outras séries intensas da Netflix com o foco na psicologia são: Dexter e Mindhunter. Veja mais opções em outra lista de indicações.Quantos episódios? A série tem 4 temporadas disponíveis na plataforma, apesar de ter 5 já lançadas. Cada temporada somatiza 10 episódios.Drama:

Grey’s Anatomy

Uma produção que se passa no hospital, mas vai para muito além da medicina literal, a utilizando como metáfora para reflexões diversas sobre a vida. Na série (que agora ganha um spin-off), Meredith Grey começa a trabalhar no Seattle Grace Hospital e, enquanto enfrenta os desafios da vida profissional, ela se aproxima dos outros estagiários, entrelaçando carreira e vida pessoal.  Sempre que falam em 'séries infinitas', é difícil o títulos não venha em mente. Grey's Anatomy dura há mais de 10 anos, com público fiel e crescente. Apesar de uma 13ª temporada mais morna, a 14ª temporada da trama veio para comprovar as razões da "imortalidade". A forma de mergulhar nas relações dos personagens para muito além da endurecida fórmula de 'um caso médico a ser resolvido a cada episódio', é um dos motivos que faz a série seguir firme e forte. Quantos episódios? A trama reúne 13 temporadas já disponíveis na Netflix. A 14ª está sendo liberada e deve chegar, em breve, ao streaming. Cada temporada reúne em torno de 20 a 25 episódios.Comédia:

Friends

Um clássico para ficar mais leve. Se você ainda não viu a série por achar ‘boba demais’ ao passar os olhos em alguns episódios soltos, essa é a chance de quebrar preconceitos, conferindo na ordem correta e percebendo que a série é muito mais profunda do que você poderia imaginar. Se não arrancar muitos risos, uma coisa Friends garante: o momento de esquecer dos problemas, de sentir um paz boa, de ver os lados positivos e de acumular a vontade de viver com laços mais firmes, como eles. A trama apresenta seis jovens que são unidos por laços familiares, românticos e, principalmente, de amizade, enquanto tentam vingar em Nova York. Rachel seria a garota mimada que deixa o noivo no altar para viver com a amiga dos tempos de escola Monica, sistemática e apaixonada pela culinária. Monica é irmã de Ross, um paleontólogo que é abandonado pela esposa, que descobriu ser lésbica. Do outro lado do corredor do apartamento de Monica e Rachel, moram Joey, um ator frustrado, e Chandler, de profissão misteriosa. A turma é completa pela exótica Phoebe. E, no meio dos casos e acasos, todos demonstram ser muito mais do que apenas aparentam ser.Quantos episódios? Friends conta com 10 temporadas, todas disponíveis na Netflix. Cada uma tem em torno de 20 episódios.Criminal:

The Fall

The Fall acompanha a Detetive Superintendente Stella Gibson (Gillian Anderson). Ela é trazida para auxiliar a Polícia Metropolitana de Londres, quando um assassinato em Belfast torna-se arquivo morto. O caso é aparenta ser sobre um assassino que ataca jovens mulheres profissinais da cidade, e Gibson corre contra o tempo com seu novo time, para conseguir encontrar o responsável pelas mortes antes que ele ataque novamente.  Do outro lado do jogo de gato e rato, conhecemos o assassino. Ele é pai de duas crianças, um marido aparentemente amável e um profissional dedicado aos casos psicológicos e de luto que acumula em seu consultório. Entre uma veia poética e obscura, ficam as dúvidas sobre o quanto de humanidade esse homem realmente carrega.Quantos episódios? The Fall é curtinha: tem apenas três temporada e, cada uma, com 5 ou 6 episódios.Curtinha:

Black Mirror

Black Mirror explora sensações do mal-estar contemporâneo, sempre utilizando da tecnologia como ponte. Cada episódio apresenta um caso diferente, traçando uma antologia que mostra o lado obscuro dos seres humanos. A tecnologia que aparece em futuros sociais, no entanto, serve apenas como metáfora crítica para mostrar o que já ocorre na atualidade.Quantos episódios? Falando em séries curtinhas, Black Mirror acumula quatro temporadas, cada uma com 3 a 6 episódios. Mas, o lado bom é: você pode assistir fora 'da ordem' e pode optar por ver cada 'filminho' quando desejar, sem se perder, já que é disso que se trata: um acúmulo de diferentes tramas.LGBT:

Sense8

A série foca em oito personagens espalhados pelo mundo que se ligam mentalmente e emocionalmente após uma morte trágica. Eles podem não somente conversar entre si, mas podem também ter acessos aos mais profundos segredos de cada um. Juntos, eles compartilham de habilidades e criam fortes amizades, enquanto descobrem que precisam fugir, para não serem capturados por uma organização que deseja fazer estudos.  A trama original da Netflix aborda temas como xenofobia, liberdade sexual e transgeneridade. A produção  explora as realidades alheias e os personagens sentem o básico do que é respeito: mostrando como é viver na casca e interior do outro, como na pele da transgênero Nomi e do homossexual Lito. Sense8 relembra o quanto estamos todos conectados e trata, acima de tudo, de empatia.Quantos episódios? Sense8 tem duas temporadas, cada uma com 11 ou 12 episódios. A trama iria ser cancelada pela Netflix, mas após a petição de fãs internautas, a plataforma resolveu fazer um episódio final e prolongado, que será lançado em meados de 2018.Ficção Científica:

Altered Carbon

Confira sinopse e mais sobre a série clicando aqui.Romance: Confira lista recente com as séries mais românticas da Netflix

FILMES

Biográfico:

Apenas Uma Chance

A cinebiografia trata da incrível história de Paul Potts, tímido vendedor que sonhava em ser um cantor de ópera. Entre muitos ‘nãos’, tropeços e aprendizados, nada parecia dar certo para Paul, mas ele não iria desistir fácil. É uma obra sobre persistência, melhorias, empreendedorismo, arte e amor. A trama aborda, em paralelo, um relacionamento de exemplo sobre parceria e soma.Ação:

Jogos Vorazes

Em um futuro não determinado, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual - e mortal - entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando com a companhia de Peeta Melark, desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes. Analogias sobre a alienações sociais, sobre problemáticas políticas e sobre as "ditaduras brancas" que podem ainda ser vistas pelo mundo. Essas são somente algumas das críticas feitas no filme, em uma obra que vai além do que é apenas visível em sua sinopse e nos detalhes nítidos nas cenas. Jogos Vorazes é uma saga com rica sequência de notas e lembretes sobre o nosso mundo, refletindo-o através de metáforas bem construídas.  Aquela disputa, com plateia ou sem (mas sempre nela pensando), é o que vivemos todos os dias, repletos de desconfianças pelas guerras dentre "padrões". E as mortes na arena abrangem a representação dos absurdos que ignoramos por serem já considerados "comuns demais", por colocarmos entretenimentos acima e por cima do que já não choca, mesmo devendo ainda espantar. Psicologia:

Uma Mente Brilhante

Filme é baseado na vida real de John Nash, um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua capacidade e sede por inovação. Mas, aos poucos, o  arrogante Nash se transforma em um atormentado, que precisa refletir sobre os sentidos da realidade e a importância da subjetividade (como da entrega a sentimentos como o amor), enquanto luta com a própria sanidade. Outra trama, que está na Netflix, e que passeia por quesitos psicológicos e que traz intensidade reflexiva é Para Sempre Alice.Drama:

Sempre Ao Seu Lado

Na trama baseada em um caso verídico, que gerou uma estátua no Japão, Parker Wilson é um professor universitário que, ao retornar do trabalho, encontra na estação de trem um filhote de cachorro da raça akita, conhecido por sua lealdade. Sem ter como deixá-lo na estação, Parker o leva para casa mesmo sabendo que Cate (Joan Allen), sua esposa, é contra a presença de um cachorro. Aos poucos, Parker se afeiçoa ao filhote, que tem o nome Hachi escrito na coleira, em japonês. Cate cede e aceita sua permanência. Hachi cresce e passa a acompanhar Parker até a estação de trem, retornando ao local no horário em que o professor está de volta. Esse laço intenso vira cotidiano, até que um acontecimento inesperado altera o percurso.Romance:

Um Dia

Emma e Dexter se conheceram na faculdade, em 15 de julho. Esta data serve de base para acompanhar a vida deles ao longo de 20 anos. Neste período, a vida de ambos passa por várias outras pessoas, mas sempre está, de alguma forma, interligada. É um filme para quebrar aquela maneira de pensar "um dia, quem sabe..." e partir para o sentir, muito. Para quem deseja uma trama intensa sobre paixão e fase de amadurecimento, fica a dica de Paixão Sem Limites.Aventura:

Okja

Nova York, 2007. Lucy Mirando, a CEO de uma poderosa empresa, apresenta ao mundo que uma nova espécie animal foi descoberta no Chile. Apelidada de "super porco", ela é cuidada em laboratório e tem 26 animais enviados para países distintos, de forma que cada fazenda que o receba possa apresentá-lo à sua própria cultura local. A ideia é que os animais permaneçam espalhados ao redor do planeta por 10 anos, sendo que após este período, participarão de um concurso que escolherá o melhor super porco. Uma década depois, a jovem Mija convive desde a infância com Okja, o super porco fêmea criado pelo avô. Prestes a perdê-la devido à proximidade do concurso e por conta da ganância humana (que visa apenas mortes por lucros), Mija decide lutar para ficar ao lado dela, custe o que custar. Para quem quer mais opções, a sequência de As Crônicas de Nárnia também está disponível.Suspense:

Ilha do Medo

1954. Teddy Daniels investiga o desaparecimento de um paciente no Shutter Island Ashecliffe Hospital, em Boston. No local, ele descobre que os médicos realizam experiências radicais com os pacientes, envolvendo métodos ilegais e anti-éticos. Teddy tenta buscar mais informações, mas enfrenta a resistência dos médicos em lhe fornecer os arquivos que possam permitir que o caso seja aberto. Quando um furacão deixa a ilha sem comunicação, diversos prisioneiros conseguem escapar e tornam a situação ainda mais perigosa.Mistério/criminal:

Amnésia

Um ladrão ataca um casal, terminando por matar a mulher e deixando o homem à beira da morte. Porém, ele sobrevive e a partir de então passa a sofrer de uma doença que o impede de gravar na memória fatos recentes, o que faz com que ele esqueça por completo algo que acontece poucos instantes antes. A partir de então ele parte em uma jornada pessoal a fim de descobrir o assassino de sua mulher para poder vingá-la. A obra retrata a cegueira causada por quando não pretendemos enxergar nada além de um foco que determinamos - o que pode nos fazer perder outras oportunidades e pistas na vida. O personagem principal não visa nada além do que acha ser a única coisa que pode lembrar, e o caso acaba sendo uma genial metáfora de alerta. Pessoas se aproveitam dessa "falta de visão", o pode lembrar bastante também algumas das mensagens do curta Foco na Tarefa x Foco no Resultado. Dica: preste atenção depois da descoberta que parece ser o clímax, o ponto alto mesmo é o tempo que passa no desfecho.  

Comédia:

O Todo Poderoso

Bruce Nolan é um jornalista que tem um bom emprego na TV e uma bela namorada, Grace. Num acesso de fúria ele começa a xingar e questionar Deus e seu modo de fazer tudo funcionar, o que faz com que ele próprio resolva descer à Terra como um homem comum e lhe entregar o poder de comandar o planeta da forma como desejar durante um dia. É quando Bruce percebe o quão difícil é ser Deus e tomar conta de tudo o que ocorre no planeta. Outra dica bacana para ficar mais leve, é A Escolha Perfeita.Ficção Científica:EXTRA: FORA DA NETFLIX

Planeta dos Macacos

San Francisco. Will Rodman (James Franco) é um cientista que trabalha em um laboratório onde são realizadas experiências com macacos. Ele está interessado em descobrir novos medicamentos para a cura do mal de Alzheimer, já que seu pai, Charles (John Lithgow), sofre da doença. Após um dos macacos escapar e provocar vários estragos, sua pesquisa é cancelada. Will não desiste e leva para casa algumas amostras do medicamento, aplicando-as no próprio pai, e também em um filhote de macaco de uma das cobaias do laboratório. O filhote, que recebe o nome de César, demonstra ter inteligência fora do comum, já que recebeu geneticamente os medicamentos aplicados na mãe. O trio leva uma vida tranquila e com laços emocionais firmes, até que, anos mais tarde, o macaco é engaiolado, onde passa a ter contato com outros símios. É um filme emocionante sobre os absurdos que os seres humanos têm feito em relação à natureza, incluindo a própria raça. Planeta dos Macacos é uma trilogia que foi finalizada no final de 2017.